Moradores de quatro bairros foram atendidos pelo Prefeitura Junto de Você, no sábado

2014-03-29 10.32.26

A Prefeitura de Catalão por meio de quase todas as suas secretarias realizou no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura Junto de Você. A ação que tem a mesma plataforma do Governo Junto de Você, do governo do estado, tem por objetivo levar aos bairros e distritos do munícipio vários serviços sociais, como a emissão de carteira de identidade, exames clínicos de menor complexidade, renegociação de débitos, encaminhamento e resoluções de pendências jurídicas (conciliações, divórcio consensual, reconhecimento de paternidade) e atividades esportivas, além de oficinas e palestras e atendimento de cuidado pessoal.

Os moradores dos bairros Jardim Primavera, Jardim Imperial, Residencial Parati e Bairros dos Lucas participaram da programação que foi organizada na Praça Jaime Câmara, no Jardim Primavera, a partir da 8 horas.

Na oportunidade os cidadãos viram a inauguração da reforma do CCPA – Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz, de uma área esportiva e uma academia ao ar livre. “Teremos outras edições do Prefeitura Junto de Você que é um mecanismo eficiente para atender à população onde ela está. Fazendo assim, garantimos aos moradores sua cidadania e mais conforto em seus bairros,” disse o prefeito municipal, Jardel Sebba (PSDB).

Jardel se referiu também ao trabalho de melhoria da infraestrutura física desses bairros, realizado sempre quando o Prefeitura Junto de Você contempla alguma região da cidade. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e de Obras deram um verdadeiro “tapa” na aparência desses setores em limpeza de lotes e ruas, troca de lâmpadas, tapa-buracos, revitalização das praças, pintura de meios fios, sinalização de trânsito, instalação de lixeiras e outros. A Superintendência Municipal de Trânsito também participou dessa força-tarefa.

 

Por: Gustavo Vieira

Share Button

DILMA: MAIS MÉDICOS BENEFICIA 33 MI DE PESSOAS

dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (31) que o Programa Mais Médicos beneficia 33 milhões de pessoas nas periferias das grandes e médias cidades e no interior do país. Já são 9.490 profissionais atuando em 3.025 municípios e em 31 distritos indígenas. “Agora em abril estão chegando mais 3.745 médicos. Aí, nós estaremos atendendo 100% do que foi pedido pelos municípios quando iniciamos o Programa Mais Médicos”, disse.

Dilma informou, no programa semanal Café com a Presidenta, que, em abril, serão 13.235 médicos atuando em 4.040 cidades. “Não teremos mais aquela situação, que é inaceitável, de municípios sem nenhum médico. Deixará de ser comum aquilo que ocorria em vários municípios, de só ter médico no posto um ou dois dias da semana, ou até, imagine só, um ou dois dias por mês. Serão, a partir de abril, cerca de 46 milhões de pessoas mais bem atendidas e com médicos perto das casas.”

Segundo a presidenta, é importante ter médicos no posto de saúde todos os dias porque esse atendimento pode resolver 80% dos problemas de saúde das pessoas e diminui a pressão sobre as unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e sobre as emergências dos hospitais.

Dilma ressaltou que uma das ações do Mais Médicos é aumentar o número de cursos de medicina no Brasil e, assim, aumentar o número de vagas. “Vamos abrir 11,5 mil novas vagas de graduação até 2017. Somente no meu governo já ampliamos em 3.445 o total de vagas dos cursos de medicina no Brasil.”

Além disso, Dilma acrescentou que, para formar os médicos especialistas, haverá mais 12,4 mil vagas em residência médica, das quais 2.403 já foram abertas. Ela destacou que as novas vagas estão sendo abertas pelo interior do país.

Brasil 247

Share Button

Entidades prestam homenagem à resistência contra o golpe de 64

Na passagem da emblemática marca dos 50 anos do golpe militar, que impôs ao país a mais longa ditadura, o Brasil nunca pode esquecer que a conquista da democracia foi à custa de muitas lutas e muitas vidas. Por isto, vamos homenagear a corajosa militância da resistência democrática, sobretudo seus mártires. Está prevista a realização de atos em Brasília, dia 1º de Abril, e São Paulo, dia 2 de abril.

Em Brasília, haverá a inauguração do busto do deputado Rubens Paiva, Anexo II da Câmara dos Deputados, próximo da Biblioteca da Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira (1º), às 17h30.

Serão homenageados simbolicamente todos os integrantes da resistência através de três personalidades: o presidente João Goulart, o deputado Rubens Paiva e o presidente da UNE, Honestino Guimarães.

Em São Paulo será realizado ato será realizado Teatro TUCA, na Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo, no dia 2 de abril de 2014, às 19h.

A escolha do TUCA para o “Ato em Homenagem à resistência democrática”, afirmam, homenageia também um dos símbolos dessa mesma resistência e seu rico debate de ideias e fértil produção cultural que a ditadura tentou sepultar.

As atividades são uma promoção das fundações Perseu Abramo e Maurício Grabois em conjunto de entidades dos trabalhadores, estudantis e de outros segmentos sociais, como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Nacional dos Estudantes (UNE) entre outras.

81ª Caravana da Anistia

Ainda compondo a semana de homenagens aos que tombaram durante o regime militar, a Comissão de Anistia junto com a Fundação Maurício Grabois, com o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e União da Juventude Socialista (UJS), realizarão a 81ª Caravana da Anistia da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Filhos e filhas de perseguidos e perseguidas políticos terão seu processo de anistia julgado na Câmara Municipal de São Paulo – Plenarinho, no próximo dia 4 de abril, às 14h30. Na oportunidade serão homenageados cidadãos e cidadãs brasileiras que lutaram contra a ditadura e pelo restabelecimento da democracia em nosso país.

Processos que serão julgados na ocasião:

ANDRE ALMEIDA CUNHA ARANTES, servidor público federal, residente em Brasília, Distrito Federal, filho de Aldo Silva Arantes e Maria Auxiliadora de Almeida Cunha Arantes.

ANDRE LUIS LEIRO RABELO, geofísico, residente no Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, filho de José Renato Rabelo e Conceição Leiro Rabelo.

ANGELA CARVALHO FREITAS, residente em São Paulo, Capital, filha de Ronald Cavalcanti Freitas e Maria Luísa de Barros Carvalho.

CASSIANO DE ARAUJO FREITAS NETO, residente em São Paulo, Capital, filho de Ronald Cavalcanti Freitas e Maria Luísa de Barros Carvalho.

CELINA LEIRO RABELO, geógrafa, residente no Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, filha de José Renato Rabelo e Conceição Leiro Rabelo.

GILDA COSENZA AVELAR, servidora pública, residente em Santo Amaro, Estado de São Paulo, filha de Gilse Maria Westin Cosenza e Abel Rodrigues Avelar.

JORGE BARBOSA GUEDES, cineasta, residente em São Paulo, Capital, filho de José Luiz Moreira Guedes e Nair Barbosa Guedes.

IRACEMA GUISONI, jornalista, residente no Morumbi, SP, filha de Divo Guisoni e Raquel Felau Guisoni.

JORGE LUIZ GUIMARAES PANZERA, dirigente político, residente em Belém, Estado do Pará, filho de Eneida Canedo Guimarães e Marcos Casteli Panzera

JULIANA COSENZA DE AVELAR, servidora pública federal, residente no Rio de Janeiro, RJ, filha de Gilse Maria Westin Cosenza e Abel Rodrigues Avelar.

JULIETA SILVANY RODRIGUES LIMA, médica, residente em Salvador, Bahia, filha de Haroldo Borges Rodrigues Lima e Solange Silvany Rodrigues Lima.

LENE SILVANY RODRIGUES LIMA SANTOS, residente em Salvador, Bahia, , filha de Haroldo Borges Rodrigues Lima e Solange Silvany Rodrigues Lima.

PRISCILA ALMEIDA CUNHA ARANTES, produtora, residente em São Paulo, Capital, filha de Aldo Silva Arantes e Maria Auxiliadora de Almeida Cunha Arantes.

MAURICIO GUIMARAES PANZERA, psicólogo, residente Belém, Estado do Pará, filho de Eneida Canedo Guimarães e Marcos Casteli Panzera.

VALERIA RODRIGUES LIMA GRADIN, professora, residente em Salvador, Bahia, filha de Haroldo Borges Rodrigues Lima e Solange Silvany Rodrigues Lima.

Portal Vermelho

Share Button

LEI DA ANISTIA: 46% QUEREM ANULAÇÃO E PUNIR TORTURA

atia

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha indica que 46% dos brasileiros são a favor da anulação da Lei da Anistia aplicada hoje. Os que são contra somam 37%. Outros 17% não sabem dizer.

No dia em que o golpe militar completa 50 anos, 46% defendem castigo aos torturadores e 41% são contra. Em pesquisa semelhante realizada em 2010, o resultado foi o inverso: 45% eram contra, 40% a favor.

O ex-ministro José Gregori (Justiça), presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP, diz que o apoio crescente à punição de torturadores “é produto dos fatos aterrorizadores que têm vindo à baila na Comissão da Verdade”.

Lei da anistia é a denominação popular da Lei n° 6.683, promulgada pelo presidente Figueiredo em de 28 de agosto de 1979, após uma ampla mobilização social, ainda durante a ditadura militar.

Em 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 7 votos a 2, pela improcedência da ação apresentada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que questionava a aplicação da Lei de Anistia sobre os agentes do Estado que praticaram torturas durante o regime militar (1964-1985).

Leia aqui matéria de Ricardo Mendonça sobre o assunto.

Brasil 247

Share Button

Mulheres Trabalhadoras repudiam violência contra a mulher

Após divulgação de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na última quinta-feira (27), na qual apontou que65,1% dos entrevistados culpam mulher por abuso sexual, o Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais (FNMT) emitiu uma nota de répudio à violência contra a mulher.

 


Mulheres trabalhadoras repudiam resultado de pesquisa

Leia abaixo a íntegra do documento
O Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais manifestam sua indignação a respeito da pesquisa publicada pelo IPEA, que aponta que 42,7% da população (homens e mulheres) concordam que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” e 35,3% concordam totalmente que “se as mulheres soubessem como se comportar haveria menos estupros”.

Qualquer pesquisa de opinião não pode pressupor em seu enunciado juízo de valor, por exemplo, na questão admitir que a mulher mereça ser atacada conforme a roupa que veste, é intensificar a discriminação e o preconceito consequentemente, estimular práticas criminosas, como assédio sexual dentre outras.

Infelizmente a cultura patriarcal e machista imputa à mulher a culpa pela violência sofrida. Até quando continuaremos a alimentar essa mentalidade atrasada? Cadê as políticas públicas de estado que, através de seus instrumentos como a educação, não desenvolvem uma política consequente para formar novas gerações que respeitem os direitos humanos das mulheres? Por que nossa mídia através de seus instrumentos não desenvolve campanhas que garantam o direito da mulher? A violência física, moral, sexual e verbal não pode continuar sem rigorosa punição.

Pela imediata implantação da Lei Maria da Penha.

O nosso mais veemente repúdio.

Maria Auxiliadora dos Santos
Secretaria de Políticas para as Mulheres da Força Sindical

Ivania Pereira
Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB

Eleuza de Cássia Bufelli Macari
Coletivo de Gênero da UGT

Sônia Maria Zerino da Silva
Diretora Para Assuntos da Mulher e da Juventude da NCST

Fonte: CTB

Share Button

Rússia condenará o fascismo em desfile do Dia da Vitória

O ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, instou nesta segunda-feira (31) a demostrar Um rechaço categórico ao fascismo durante o desfile por ocasião do 69º aniversário da vitória contra a Alemanha nazista, em 9 de maio.

O titular chamou a atenção para a crescente propagação das ideias neonazistas no espaço pós-soviético, destacando que a celebração este ano do Dia da Vitória assume um significado político.
Shoigu abordou os preparativos do histórico desfile de 9 de maio na Praça Vermelha durante uma reunião de trabalho nesta segunda-feira, segundo informação das agências noticiosas.

Ele considerou em particular, que a respeito da grande extensão das ideias fascistas na Ucrânia, a parada de 9 de maio deve demonstrar ao mundo o rechaço categórico da Rússia a essa ideologia.

“Este ano celebraremos o 69ª aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica, e para nossos cidadãos e os das ex-repúblicas soviéticas esta sempre foi uma festa especial” disse o ministro da Defesa.

Ele assinalou que no espaço pós-soviético se propagam as ideias neonazistas, enquanto o governo autoproclamado na Ucrânia tem a intenção de suprimir o 9 de maio como festa estatal, alertou.

Por iniciativa da Rússia e da Bielorrússia, 2014 Foi declarado ano do 70º aniversário da vitória na Comunidade de Estados Independentes, com vistas aos preparativos do jubileu, em 2015.

A Duma estatal russa (Cámara baixa) se pronunciou recentemente contra a glorificação do fascismo e dos intentos de reabilitação de elementos colaboracionistas com os nazistas durante a Grande Guerra Patriótica (1941-1945), nos países do Báltico e mais recentemente na Ucrânia, depois do ressurgimento na cena política de organizações fascistas como Svoboda e o Setor da Direita (partido da extrema direita), depois do golpe de Estado.

Essas organizações ultranacionalistas tiveram um papel protagonista no cenário violento dos protestos nesse país com o objetivo de derrocar o presidente legítimo Víktor Yanukóvich.

Representantes de Svoboda receberam dinheiro do novo governo instalado em Kíev, em 22 de fevereiro último, enquanto o Setor da Direita se converteu em partido político e sua líder figura entre os aspirantes à presidência da Ucrânia, nas eleições antecipadas de 25 de mayo.

Segundo o ministro da Defesa, na Crimeia, o 9 de maio a comemoração está ligada aos 70 anos da libertação da península dos ocupantes fascistas.

Prensa Latina

Share Button

Hoje na História…

hoje

1889
Inaugurada em Paris a torre Eiffel
1958
URSS suspende testes atômicos e exorta o Reino Unido e os EUA a fazerem o mesmo.
1959
Dalai Lama escapa de tropas chinesas e fuge para a fronteira com a Índia.
1967
Ministro da Defesa da União Soviética, marechal Rodion Malinovski, morre em Moscou, aos 69 anos.
1967
Vaticano anuncia doação de 1,5 milhão de dólares ao Vietnam do Norte, para compra de remédios.
1971
Vietnam do Sul considera vitoriosa a incursão militar ao Laos.
1972
Chile indeniza a Kennecott Copper Corporation pela nacionalização da mina de El Teniente.
1982
Às vésperas de iniciar a geração de energia elétrica, a usina nuclear de Angra 1 sofre vazamento em uma válvula próxima à turbina.
1983
EUA negam a entrega de caças F-16 a Israel enquanto não forem retiradas as tropas do Líbano.
1984
Fogo destrói igreja de Nossa Senhora da Conceição da Barroquinha, do século XVIII, em Salvador.
Share Button

Acidente com ônibus e caminhonete na GO-330 salda quatro mortos e 15 feridos

2014-03-27 13.16.29

Um grave acidente de trânsito ocorrido na manhã desta quinta-feira, 27, com um ônibus da empresa Expresso Araguari e uma pick-up Ford F-250, de cor verde escuro, com placas NFX-4490, de Catalão, vitimou fatalmente quatro pessoas. A colisão foi registrada no km 60 da GO-330, a cerca de um quilometro do trevo de acesso à Goiandira.

O ônibus que seguia para a capital do estado desceu por uma ribanceira após ser abalroado pela caminhonete em sentido contrário, vindo a parar cerca de 20 metros depois. De acordo com a PRE o acidente teria sido causado numa curva não muito acentuada, quando, provavelmente, o condutor da pick-up teria perdido o controle da direção.

No momento do acidente chovia fraco e com a descida brusca do veículo pelo declive algumas pessoas foram lançadas para fora. Os mortos confirmados pelo Corpo de Bombeiros são: Ana Carolina Rodrigues Nascente, 20 anos, que ficou completamente esmagada; Rodolfo Vieira Rodrigues, de 31; Ricardo Borges da Silva, 29; e Francisco Claudino de Andrade, de 69 anos.

Ao todo 15 pessoas ficaram feridas, 14 do ônibus e o condutor do carro de passeio que teve leves escoriações. Dessas, cinco tiveram que ser submetidas a cuidados especiais no hospital local, entre elas uma criança de três anos. Uma mulher está internada na UTI do HUGO, em Goiânia, e as demais passaram por avaliação clínica e foram liberadas.

“O motorista da pick-up simplesmente buscou socorro por conta própria, passou no posto policial, deixou seus documentos pessoais e foi para a Santa Casa”, informou o subtenente da Polícia Rodoviária Estadual, Gilson Sabino.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram mobilizadas no atendimento as vítimas e transeuntes também ofereceram ajuda, antes mesmo de o socorro especializado chegar. O trânsito voltou à normalidade por volta do meio dia e um caminhão-guincho foi usado para desvirar o ônibus que estava tombado e rebocá-lo até a cidade.

Muito rapidamente a Polícia Técnico-Cientifica compareceu a área do acidente e realizou todo o trabalho investigativo. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Catalão.

Perguntado sobre a hipótese de a colisão ter sido causada por imprudência do motorista da caminhonete que, segundo relatos teria feito uma ultrapassagem em local indevido, Sabino disse que o trabalho pericial irá investigar as causas do acidente e que prefere não adiantar nenhuma informação até a conclusão dos fatos.

Se confirmada essa suspeita o dono do automóvel de passeio poderá ser responsabilizado na Justiça.

 

Por: Gustavo Vieira

Share Button

Prefeito Jardel Sebba sorteia chaves dos Residenciais Maria Amélia e Copacabana

2014-03-27 16.20.23

A prefeitura de Catalão por meio da secretaria municipal de Habitação e Assuntos Fundiários realizou na tarde desta quinta-feira, 27, o sorteio de endereços de 403 apartamentos dos Residenciais Maria Amélia e Copacabana. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Cultural Labibe Faiad e contou com a presença do prefeito Jardel Sebba (PSDB), acompanhado de secretários, vereadores e membros da Caixa Econômica Federal.

As moradias são fruto do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, e que muito em breve deve beneficiar a centenas de outras famílias na cidade. Jardel explicou que essa é mais uma etapa cumprida pela prefeitura no processo de promover uma política de moradia digna para o cidadão catalano. “Isso é fruto de parceria, coisa que poucos sabem fazer. Estamos aqui sorteando os endereços onde elas vão morar, uma vez que já foram contempladas pelo MCMV. Além disso, devemos destacar que esses locais já têm toda a infraestrutura adequada e recomendada pela Caixa (água, energia e esgoto) e o próximo passo é finalizar esses mesmos detalhes em outros complexos, que em breve também serão entregues”, disse Jardel.

Ele lembrou ainda que a responsabilidade da administração municipal não se encerra com a entrega dos apartamentos. Jardel contou que antes mesmo das famílias começarem a morar nos empreendimentos a prefeitura dará início ao trabalho de orientação e acompanhamento, que consiste na oferta de cursos profissionalizantes e aulas de noções de convivência para os moradores.

A diretora social da secretaria, Nara Rúbia Tavares deixou claro que esse procedimento visa somente eleger o local onde os contemplados pelo MCMV vão morar. “Não estamos dando novos apartamentos e sim sorteando o número onde cada beneficiado irá morar. A partir disso vamos para a entrega das chaves, coisa que deve acontecer em aproximadamente vinte dias”, ressaltou Nara.

Participam do sorteio os moradores selecionados pela Caixa: 195 para o Residencial Copacabana e 208 para o Residencial Maria Amélia.

 

Por: Gustavo Vieira

Share Button