Ouvidor realiza grande evento para comemorar o Dia Internacional do Trabalhador

ffesta_trabalhador

A cidade de Ouvidor está em festa em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador, celebrado, oficialmente, no dia 1º de maio. A festa começa hoje com a realização de diversas atividades, como a apresentação de bandas (Suburbana e Nova Iorque), concurso de miss e mister e o sorteio de um automóvel e diversos brindes. Os shows serão realizados em frente à antiga estação ferroviária.

A programação conta ainda com torneio de futsal entre os funcionários do município, a se realizar a partir das 8h de amanhã, além de passeio ciclístico e vôlei feminino na sequência. “No ano passado nós sorteamos aos servidores uma moto zero quilometro. Dessa vez, vamos dar um prêmio bem melhor que será um carro novinho (Volkswagen UP) em comemoração a essa data tão importante”, disse o prefeito municipal, Onofre Galdino (PMDB). As inscrições para o passeio ciclístico podem ser feitas até o dia da programação.

Onofrim, como é conhecido, disse que não só os funcionários ganharão prêmios, mas todos aqueles que participarem dos eventos. “Vamos sortear para toda a população TVs, computadores, geladeiras, bicicletas e diversos brindes de excelente qualidade. Queríamos estender a todos o sorteio do carro, mas por empecilhos burocráticos diante do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) não será possível”, explicou o prefeito.

Como gestor, Onofrim observou que muito foi investido no funcionalismo público do município com a aquisição de maquinários, equipamentos, melhores salários, benefícios e outros, e falou que isso também pode ser lembrado em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador.

 

Por: Gustavo Vieira

Share Button

Na frente!

gifmolejaosemana21

Gente boa do blog, com a desistência da postulação por parte do ex-governador Iris Rezende ao cargo de governador, quem sorri e muito é o atual governador Marconi Perillo, que mostra em todas as pesquisas, mesmo as menos sérias mais de 20% de frente sobre os demais concorrentes. Se a desistência de Iris se concretizar com um cruzar de braços dele e de outros PMDBistas históricos, o pau poderá mesmo comer a corda em pouco tempo.

Quem viver verá, e pela sobra de pré-candidatos, só mesmo Antônio Gomide (PT) poderá reverter o quadro e dar mais folego para um eventual segundo turno.

Share Button

Será dia 15

justica

No PMDB catalano, gente boa do Blog, não existem dúvidas, dia 15 de maio será o dia D, quando finalmente o prefeito Jardel  Sebba será afastado e assumirá definitivamente o ex-prefeito Adib Elias, nesse sentido, tem gente até falando que não tem nem como recorrer da decisão. Pode?

Vale lembrar que o prefeito de Santa Cruz de Goiás, o grande camarada Chicão já está de volta ao trono, ou melhor,  ele nem chegou de fato deixa-lo, seu concorrente  nas eleições e postulante também a ele após ao proclamação dos resultados, Carlos Fernando, sequer conseguiu um parlamentar para empossá-lo, pode?

Ou seja, como já disse escrevi aqui  antes, se nem a justiça se entende, como mais os injustos!

Share Button

Festa do Trabalhador…

vereadores

Gente boa do Blog, vereadores de oposição ao prefeito Jardel  Sebba  irão entrar no Ministério Público pedido a anulação de  autorização para concessão  de empréstimo a Superintendência de Água e Esgoto (SAE). Não querem nem pensar que a atual administração tenha acesso a mais de 30  milhões de reais  para se investir em melhorias de nossa serviço público em  capitação e  distribuição  de água e  esgoto.

Mas uma pergunta não quer calar, dias atrás a justiça anulou decisão da Câmara em que rejeitou os balancetes do ex-prefeito Adib Elias, declarando nula a decisão, se agora o ministério Público entender pela anulação de mais essa votação, para que estará mesmo servindo nossos vereadores?

Terão mesmo alguma utilidade?

Os mais de um milhão gastos mensalmente com o parlamento catalano seriam justificáveis sobre algum prisma? Seriam?

Como vou viver e não vou ver tudo, e tudo que eu ver será pouco, a vida segue.

Share Button

Frase do Dia…

“Acredito até hoje, do fundo de minha alma, que política se faz com ideais, com respeito às pessoas e com verdadeiro amor às causas pelas quais vale a pena lutar”.

Íris Rezende, ex-governador de Goiás

Share Button

Renunciando gente boa do Blog…

iris

Gente boa do Blog, será que é para valer mesmo dessa vez, a desistência do pré-candidato ao governo de Goiás, Íris Rezende, de concorrer a ser o candidato do PMDB?

Ou seria apenas mais uma tática para provar que a candidatura de Friboi não decola mesmo sem a presença de Íris Rezende?

Leia abaixo a carta de renuncia de Íriz Rezende:

“Carta ao PMDB e ao povo de Goiás

Nos meus 56 anos de vida pública lutei e vivi intensamente o sonho de deixar como legado um país melhor para as futuras gerações. E tive a honra de participar da construção do maior partido político do Brasil livre e democrático, após o fim da ditadura militar, o PMDB. 

Acredito até hoje, do fundo de minha alma, que política se faz com ideais, com respeito às pessoas e com verdadeiro amor às causas pelas quais vale a pena lutar. 

Falo de combater a miséria em nosso Estado. Falo de melhorar a vida dos que têm menos e dependem do Poder Público até para conseguir uma casa. Falo de fazer com que essa casa tenha asfalto na porta e que a energia elétrica, a água e a rede de esgoto cheguem a todos. E falo também, com fervor ainda maior, da luta para que não faltem educação e saúde de qualidade para todos. 

Para mim são causas que valem a dedicação de toda uma existência. Esta é minha luta, por onde passei: de líder estudantil à Câmara Municipal e prefeitura de Goiânia, de lá para a Assembleia Legislativa e o governo do Estado, aos ministérios da Agricultura e da Justiça e ao Senado Federal. 

Nesse momento, contudo, vejo Goiás muito fragilizado. Nossa infraestrutura está comprometida. A população está assustada diante dos maiores índices de violência da nossa história. Ninguém sabe quem de fato controla a segurança pública em Goiás. E como se não bastasse, temos serviços públicos cada vez piores, especialmente na educação, saúde e distribuição de energia. 

Por outro lado, vejo a oposição fragmentada e também fragilizada. Por isso, lancei minha pré-candidatura ao governo de Goiás. Senti que meu nome seria novamente o mais competitivo, com maior capacidade de aglutinar os anseios populares – basta ver a lembrança ao meu nome nas pesquisas eleitorais, mesmo sem que eu me movimentasse como pré-candidato – e de outros partidos de oposição numa disputa contra o atual governo estadual. 

Atendi, inclusive, ao apelo do Partido dos Trabalhadores (PT), de que só manteria a aliança com o PMDB em Goiás se eu me dispusesse a ser candidato a governador. 

Mas nunca pensei que veria o PMDB dividido internamente e lançado ao mercado de especulações pouco republicanas. Já participei de muitas disputas internas no partido, nacionais e em Goiás, ganhei e perdi, mas sempre foram embates leais, pautados por ideais. Não quero, contudo, que meu nome seja instrumento de cisão desse partido, que é resultado do sentimento de muitos goianos. 

Desta forma, é com enorme pesar no coração que retiro minha pré-candidatura às eleições desse ano. Tomo essa decisão em respeito ao meu partido, à minha história e, sobretudo, em respeito ao povo goiano.

Sigo sempre em busca do bem maior para o Estado de Goiás e para o Brasil. 

Iris Rezende Machado”

1.534099

Fonte: Blog JARBAS RODRIGUES

Share Button

Polícia Civil e IBAMA desmontam esquema de venda de pássaros silvestres, em Catalão

2014-04-30 13.26.50

A Polícia Civil de Catalão em parceria com o IBAMA do Distrito Federal deteve na manhã de hoje um homem que mantinha em sua residência, no perímetro urbano de Catalão, 496 unidades de pássaros de várias espécies em extinção. Uma denúncia anônima de que os animais estavam em cativeiro sem a devida licença de criador, fez com que os policiais investigassem o caso que levou no desmantelamento do negócio irregular mantido pelo ex-bancário, Elcio Henrique da Costa.

Foram apreendidos em grande maioria canários da terra e parentescos, além de bicudos, este constado na lista de animais ameaçados de extinção, e vários outros. Também foram encontradas gaiolas e equipamentos utilizados no acondicionamento das aves e materiais para falsificação.

Segundo a delegada Marcella de Oliveira Souza Magalhães, do 2º DPC, algumas características mostram que por trás do crime exista uma quadrilha muito bem organizada. “O IBAMA nos auxiliou na operação ajudando inclusive no reconhecimento das espécies que estavam armazenadas de maneira correspondente a maus tratos, em ambiente sujo e mal arejado. Ainda há a suspeita de que o preso estivesse falsificando anilhas, que são os anéis colocados nas pernas dos animais para conferir a legitimidade dos mesmos. Até o momento foi detido apenas uma pessoa, mas vamos investigar possíveis fornecedores e compradores”.

A polícia explicou que os pássaros são comercializados pelos contrabandistas que lucram vendendo a criadores clandestinos, e, esses, ganham ao repassar a pessoas comuns. Foi observado ainda que o transporte dos bichos, realizado na maioria das vezes em condições precárias, é responsável por vitimar vários exemplares.

O Analista Ambiental do IBAMA-DF, Roberto Cabral, confirma que, além do crime ambiental, o crime de adulteração também foi verificado na ação e que ficou claro aos agentes o tráfico de animais. “Encontramos equipamentos que são utilizados para colocar ou retirar as anilhas dos pássaros já em idade adulta, o que só pode ser feito em filhotes e em cativeiros legalizados. Vários espécimes estavam mortos e outros mutilados decorrentes dessa prática e da indevida acomodação”, disse. Cabral verificou que na residência foi apreendido também o que chamou de transportadores, equipamentos que facilitam o transporte dos pássaros sem que isso seja notado por outras pessoas. “Acredito sim que um grupo criminoso está por trás de tudo”, acrescentou.

De acordo com a delegada o homem responderá pelos crimes de maus tratos, cárcere e adulteração, o que considerou mais grave, e sua pena que será em regime fechado pode passar de oito anos. A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500 por unidade, sendo que no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5 mil. O indivíduo permanece preso no presidio de Catalão onde deve cumprir sua pena.

 

Por: Gustavo Vieira

Share Button

Liminar suspende atividades de empresa de adubo que funciona irregularmente em Goiandira

Atendendo pedido do Ministério Público, o juiz Hugo de Oliveira suspendeu liminarmente as atividades da empresa Solo Bonu Indústria e Comércio Ltda. até a regularização e comprovação de suas atividades nos órgãos ambientais competentes, em especial a Semarh e a Vigilância Sanitária, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

De acordo com o promotor Fernando Gomes Rosa, autor da ação, a empresa comercializa adubos e fertilizantes, tendo como matéria-prima a casca de “pinus”. Esse material orgânico é misturado a outros compostos para a obtenção do produto final.

Ele sustenta, entretanto, que a empresa está poluindo o meio ambiente, ao produzir material particulado em grande quantidade que, espalhados pelo vento, tem gerado risco à saúde das pessoas que trabalham e moram na vizinhança. Fernando Rosa acrescenta ainda que há no local grande ocorrência de poeira e mau cheiro vindos dos produtos armazenados do pátio da Solo Bonu, o que causa grande desconforto aos moradores e trabalhadores.

O MP sustentou que inspeção da Semarh teria concluído pela adoção de medidas para o armazenamento adequado da matéria-prima e medidas para redução da emissão de particulados no meio ambiente.

 (Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Share Button

MP promove em Catalão quinto Workshop PGA 2014-2015

Quinta edição do Workshop PGA 2014/2015 aconteceu em Catalão

Quinta edição do Workshop PGA 2014/2015 aconteceu em Catalão

Com foco na capacitação institucional para a atuação repressiva e também preventiva em relação ao enfrentamento à corrupção, foi realizada nesta terça-feira (29/4), em Catalão, a quinta edição do Workshop PGA 2014-2015 do Ministério Público de Goiás. O evento reuniu 11 participantes, entre promotores de Justiça, assessores e estagiários, de quatro comarcas da região – além de Catalão, Goiandira, Ipameri e Pires do Rio. O Plano Geral de Atuação do MP para o biênio tem como tema principal intensificar o combate à corrupção.

Realizada na sede das Promotorias de Catalão, a capacitação foi coordenada pelos Centros de Apoio Operacional do MP-GO, Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Centro de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e Escola Superior (ESMP). As outras quatro edições do workshop foram promovidas nas regionais de Porangatu, Luziânia, São Luís de Montes Belos e cidade de Goiás.

Ao fazer a abertura do evento, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Simone Disconsi de Sá Campos, enfatizou o aspecto preventivo da atuação do MP no enfrentamento à corrupção. Com fundamento em indicadores levantados pela instituição, ela procurou ressaltar o maior impacto de ações que previnam os atos de improbidade administrativa e a má aplicação dos recursos públicos, sobretudo diante da demora da Justiça na apreciação dos casos.

Neste sentido, a promotora também procurou demonstrar a importância de se trabalhar o fortalecimento dos órgãos de controle social nos municípios, visando estimular um envolvimento maior da sociedade nas estratégias de combate à corrupção. Simone Disconsi apresentou ainda iniciativas bem-sucedidas de organização da sociedade civil no combate à corrupção, tanto em Goiás quanto em outros Estados, lembrando que o incentivo à participação popular no controle das gestões públicas reforça o vínculo entre o promotor de Justiça e a sociedade, podendo resultar, inclusive, na coleta de elementos para a atuação repressiva.

A coordenadora do CAO Educação também anunciou no evento a realização da primeira capacitação para integrantes de conselhos de controle social. Será no início de junho, em Goiânia, para conselheiros de alimentação escolar. O curso será promovido numa parceria do MP com o Ministério da Educação.

Outro ponto enfocado pela promotora foi o minicurso sobre controle social, realizado na sede da instituição no último dia 28. Simone Disconsi avaliou como bastante positiva a experiência, ressaltando, especialmente, a oportunidade de conhecer o trabalho dos Observatórios Sociais do Brasil. Ela informou aos participantes da possibilidade de um novo encontro específico com a equipe das OS, que realizam, inclusive, um trabalho em parceria com o MP do Paraná. A realização da Semana do Controle Social em agosto também foi tema da exposição.

Atuação repressiva
Na sequência da programação do encontro, os promotores Thiago Galindo Placheski (CSI) e Denis Augusto Bimbati Marques, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), abordaram a atuação repressiva do MP no combate à corrupção. Eles apresentaram casos práticos relativos à atuação das promotorias no enfrentamento à improbidade e detalharam técnicas de investigação utilizadas em operações realizadas pela instituição, bem como as formas de apoio dos órgãos de investigação do MP-GO aos promotores.

Encerrando a programação, o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, Rodrigo Bolelli, falou sobre o apoio prestado pelo órgão na análise de procedimentos, explicando alguns projetos da Procuradoria-Geral de Justiça para agilizar o andamento e a conclusão das investigações na área de improbidade. Entre as medidas já adotadas estão a reformulação da Assessoria Jurídica Especial (AJE) e a entrada em funcionamento do Cartório do Patrimônio Público das Promotorias de Justiça da Comarca de Goiânia, um projeto piloto que visa dinamizar o trâmite dos procedimentos. O próximo workshop acontecerá na segunda-feira (5/5) e será o primeiro de Goiânia.

(Texto: Ana Cristina Arruda – Fotos: João Sérgio/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Share Button

“A UEG precisa ser valorizada de uma vez por todas”, diz Gomide

Dando continuidade a segunda edição da Caravana do PT, Antônio Gomide esteve na manhã de hoje, 29, em Jataí. Ao lado da comitiva petista e de demais apoiadores, concedeu entrevistas às emissoras de rádio e televisão. Ainda no cronograma de visitas e acompanhado do ex-reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira (PT), visitou o campus da UFG, onde conversou com alunos, professores e coordenadores.

Durante o encontro, Gomide destacou os investimentos feitos nos últimos anos pelo Governo Federal na instituição, como o aumento de sete para 25 cursos de graduação oferecidos e cinco de mestrado, a quantidade de professores contratados que subiu de 30 para 300 e o número de alunos estudando que de mil passou para 3500. Outra novidade é a realização, em breve, do vestibular para o curso de medicina.

“A educação é prioridade no nosso Plano de Governo. Assim como a presidenta Dilma ofereceu ao campus de Jataí estrutura e condições de melhorias, o que também acontece nos nossos institutos federais; o governo de Goiás tem por obrigação fazer pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os alunos e professores precisam ser valorizados e passam dificuldades há anos. É preciso realizar a reforma e ampliação dos prédios, concurso público, oferecer condições dignas de trabalho, cursos de aperfeiçoamento”, destacou Gomide.

Compromisso

Ainda na tarde de hoje, 29, o Gomide segue para a cidade de Mineiros e, às 18 horas, participa de reunião em Perolândia, com a presença do prefeito Neldes Beraldo Costa (PT), lideranças partidárias da região sudoeste e apoiadores. Na quarta-feira, o petista visita a cidade de Rio Verde, Montividiu e Santo Antônio da Barra.

Assessoria de Imprensa

Share Button