Emater oferece curso de inseminação artificial para os produtores rurais de Ouvidor

10373841_745481222169373_2202402764928474149_n

Durante toda esta semana a Emater (Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário), em pareceria com a Prefeitura de Ouvidor, através da secretaria municipal da Agricultura, promoveu o curso de Inseminação Artificial de Bovinos para os produtores rurais daquela região.

O curso foi ministrado pelos técnicos da instituição e aconteceu devido à demanda dos produtores de leite do município, que necessitam fazer o melhoramento genético de seu rebanho.

Durante o curso, os participantes tiveram aulas teóricas sobre nutrição, sanidade, manejo e técnicas de Inseminação Artificial. A parte prática também foi tratada e os produtores puderam melhoras suas técnicas na lida com o gado.

Para a Emater os produtores que participaram do curso irão atuar depois como multiplicadores do projeto nas pequenas propriedades da agricultura familiar organizada, que desenvolvam atividades da pecuária leiteira.

O intuito do projeto é implantar as práticas de inseminação artificial, criando assim, perspectivas de melhorar o padrão genético do rebanho existente e aumento na produção de leite por animal e por hectare.

Depois de capacitados, eles compram doses de sêmen de touros com alto padrão genético, que ficam armazenados em um bujão até a época da inseminação artificial. O processo é todo feito pelos produtores, como determina o programa.

A Emater deve dar continuidade à capacitação no município em outras visitas, em datas ainda não divulgadas. Interessados em participar dos cursos devem buscar mais informações na secretaria municipal da Agricultura de Ouvidor, pelo telefone (64 – 3478 1585) ou na Rua Joaquim da Silva Ribeiro, nº 215, Centro.

 

Por: Gustavo Vieira com informações da Emater/Foto: reprodução

Share Button

A Hora do Riso…

Share Button

Acidulando…

acidulando

  • O vice-governador de Goiás, José Eliton Júnior (PP), ganhou no pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) ação movida contra ela, pelo Democratas, presidido em Goiás pelo deputado federal Ronaldo Caiado. O partido pedia a perda de cargo público eletivo por desfiliação partidária sem justa causa. Eliton trocou a sigla pela qual foi eleito pelo PP em junho do ano passado. Como esse tal Conim é forte, hein?!
  • Recente divergência entre vereador e secretário municipal foi entendida pelo prefeito Jardel Sebba (PSDB), como coisas da vida política, “extremamente normal”, contou ele. Só que o que tem havido dessa “normalidade” recentemente na Câmara Municipal é de se assustar.
  • Dilma: obras da Copa são para os brasileiros, não para a Fifa. Talvez por isso os serviços não serão entregues a tempo, além de superfaturados e com recursos desviados. É, presidente. Essa é a cara do brasileiro mesmo.
  • Se por um a caso você for sequestrado algum dia, na duvida, cante uma música sertaneja e de preferência dessa nova geração, horríveis em sua grande maioria. Isso aconteceu com uma mulher de 31 anos no Distrito Federal. Ela resolveu cantar [Mozão, de Lucas Lucco] durante sequestro relâmpago do qual foi vítima para tentar acalmar o bandido, um jovem de 21 anos. A iniciativa funcionou e quando distraído a mulher correu e chamou a polícia.
  • E por falar em coisa ruim. Uma moradora do DF, no meio desse mês, encontrou em um pacote de arroz comprado em um supermercado um brinde um tanto estranho, mas não exclusivo: um rato morto. Eu disse não exclusivo porque a Coca-Cola já havia patenteado a ideia recentemente.
  • Interessante o presidente da Câmara Municipal, Deusmar Barbosa (PMDB), falar com frequência que se ele cair do posto máximo do Legislativo, porque esse é o interesse da maioria dos outros 16 edis, ele não cai sozinho. Isso não seria o mesmo que afirmar a existência de irregularidades?
  • Depois de o governo ter construído quase todo o aparato programado e necessário para sediar a Copa do Mundo, a população, em sua maioria, continua a protestar contra a realização do mundial no país. Temos visto ruas e avenidas sendo interditadas, patrimônios públicos depredados, o comércio sendo saqueado, mas ninguém pensou em impedir que as obras nos estádio continuassem. Creio que esse seria o caminho mais adequado já que o governo não deu atenção às mobilizações anti-Copa. Sabem de nada, inocentes!
  • Eu posso assegurar que não existe um político honesto se quer nesse país, ou até mesmo em todo o mundo. Alguns até são bem intencionados e tem mesmo o interesse de realizar o melhor para a população, mas fazer parte de grupos partidários, e eles não tem escolha, acaba por impossibilitá-los de aplicar só as suas boas intensões. Vale explicar que honestidade não quer dizer exatamente que alguém não tenha roubado alguma coisa.
  • ü  Informe publicitário: morreu no início da tarde desta terça-feira (27), José Cícero Lira da Silva, de 33 anos, que tinha sido submetido, pelo SUS, a um transplante multivisceral no Hospital das Clínicas, em São Paulo.  O paciente havia feito o transplante de cinco órgãos do sistema digestivo ― fígado, pâncreas, estômago e intestinos grosso e delgado ― na última quinta-feira (22). SUS – Seu Último Suspiro. Governo Federal.
  • Vendo a quantidade de Haitianos que estão chegando ao Brasil para trabalhar, me pego a pensar, entrando na história desse país, que a rota da escravidão só mudou de rumo. A imprensa brasileira não tem noticiado, mas eles, em sua maioria, estão sendo submetidos ao serviço sub-humano por aqui. Refletindo mais um pouco podemos observar que essa condição também foi imposta aos médicos cubanos, e aos próprios brasileiros desde a descoberta dessas terras.

“A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento”. Stanislaw Ponte Preta

Share Button

Mais de 43 mil catalanos registraram participação no Dia do Desafio, realizado pela Prefeitura

Evento é competição internacional cujo objetivo é incentivar a pratica da atividade física

A Prefeitura de Catalão realizou nesta quarta-feira (28) mais uma edição do Dia do Desafio, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com equipes do Sesi e da UFG. O evento, promovido no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), busca incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Catalão superou os números de participação de 2013: 43.312 pessoas registraram participação.

A Secretaria de Esportes levou ao auditório da Prefeitura um professor de Educação Física do Sesi, que desenvolveu ginástica laboral com os servidores. Para Nei Alves, um dos coordenadores do evento pela Secretaria Municipal de Esportes, “é muito bom poder trabalhar pelo bem estar do próximo. Fazer parte desse evento é mais que disputar o título de vencedor; o mais importante é incentivar as pessoas a se exercitarem, a cuidarem de si mesmas”.

O prefeito Jardel Sebba (PSDB) também esteve presente e manifestou preocupação com o exercício físico: “Todo cidadão deveria se exercitar. Pelo menos de cinco a seis vezes por semana, faço uma hora e meia de esteira, além da minha caminhada aos domingos na Represa do Clube do Povo”, recomenda. Quanto ao Dia do Desafio, o prefeito classifica a competição como “muito importante”, visto que “desperta nas pessoas o interesse em cuidar da saúde, e muitas delas levam esse aprendizado adiante”. Jardel Sebba, médico especializado em obstetrícia, conhece os caminhos para se ter uma vida saudável. Segundo ele, a prática de atividade física ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, que gera uma série de consequências ruins.

Criado no Canadá e organizado na América do Sul pelo Sesc São Paulo, a competição reúne diversas cidades, sendo vencedor o município que conseguir a maior porcentagem de participação da população. De acordo com o projeto, para a atividade física valer ponto na competição, as pessoas devem interrompam a rotina por pelo menos 15 minutos consecutivos e registrar a participação.Catalão está disputando com a cidade de San Pedro Soloma, da Guatemala. A previsão é que o resultado seja divulgado em uma semana. No ano passado, a competição internacional de incentivo à prática de atividade física mobilizou 40,31% da população. Catalão concorreu com Quixadá, no Ceará, que foi a vencedora da disputa com 72,86% de mobilização.

Atividades realizadas no Dia do Desafio em Catalão, através da parceria Sesi/Prefeitura de Catalão/UFG: 

  • 6h45: SAE: Caminhada em volta da empresa Clube do Povo
  • 8h15 às 15h15: Unimed e terceira idade: Alongamento, caminhada ao redor da academia ar livre, alongamento da terceira idade e ginástica de solo.
  • 8h30 às 14h30: CCPA: Aeróbica
  • 8h30: Secretaria de Educação: Aula de Zumba
  • 8h30 às 22h: SESI: Ginástica laboral em empresas, natação escolar, vôlei, hidroginástica, dança e musculação.
  • 9h: Secretaria de Saúde: Ginástica Laboral
  • 9h, 13h30 e 19h30: Senac: Caminhada na represa do Clube do Povo
  • 9h: Secretaria de Meio Ambiente: Caminhada na Praça do Setor Ipanema
  • 15h: Depósito Eletrosom: Ginástica laboral
  • 16h: Prefeitura (auditório): Ginástica laboral
  • 19h: Aspedec: Basquetebol dos cadeirantes na UFG
  • 19h: Passeio ciclístico próximo à represa do Clube do Povo
  • Aulões de alongamento, relaxamento, lutas e dança na Secretaria de Esportes e torneios de futebol nos campos da cidade.
  • Ginástica Laboral no Escritório e na Usina do SEFAC.
  • Atividades recreativas, alongamento, dança, caminhada e diversas brincadeiras nas Creches, CMEI e Escolas Municipais.
  • Ginástica Laboral no SEBRAE E ACIC/CDL

Fonte: ASCOM / Prefeitura

Share Button

Vigilância Sanitária omite informações que podem ajudar a população

boca-fechada

Recente matéria publicada no Blog do Mamede chamou a atenção dos leitores, que procuraram a nossa reportagem para obter mais detalhes sobre ela. O conteúdo jornalístico em questão tratou de uma apreensão de mercadorias realizada pela Vigilância Sanitária de Catalão, fato que ocorreu no dia 12 deste mês em um grande supermercado na área central da cidade.

Cerca de 50 quilos de carne e 36 frascos com óleo vegetal fora do prazo de validade e dispostos para a venda, um risco para a saúde, foram recolhidos e descartados no aterro sanitário municipal.

Vários internautas exigiram que divulgássemos o nome do supermercado, mas sua imagem foi preservada pelo órgão fiscalizador que, inclusive, omitiu essa informação ao Blog. O que se sabe é que a empresa foi autuada com base no artigo 176 da Lei Estadual 16140/2007, por vender mercadorias improprias para o consumo humano, e não corre o risco de ser interditado.

De acordo com as diretrizes de defesa do direito do consumidor, como sustenta a Carta Magna no inciso XXXIII do art. 5º, por exemplo, todos têm o privilégio de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado; o que não corresponde ao caso.

Quando na busca de mais dados uma servidora da autarquia apenas explicou que não é procedimento do órgão divulgar o nome dos pontos comerciais autuados, quanto menos repassar detalhes confidências de suas ações nesse sentido.  “Não falamos porque corremos o risco de sermos processados pelas empresas fiscalizadas”, disse a funcionária.

Nesse contexto, o art. 37 do mesmo inciso esclarece que os órgãos públicos têm, não só a obrigação de prestar informações, como a de praticar seus atos de forma transparente atendendo ao princípio da publicidade. Portanto, a informação deve ser verdadeira, clara e de forma a não induzir em confusão ou ambiguidade o destinatário da informação.

Ainda sobre o direito de ser informado, observando também as implicações da lei que asseguram a liberdade de expressão, o inciso XIV do art. 5º, da CF/88, determina que: é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional. Sendo assim, quando a Constituição assegura o direito à informação, por efeito, assegura o do direito de alguém ser informado e obriga alguém a fornecer a informação.

Por consequência da falta de cumprimento destas e outras determinações legais por parte da Vigilância Sanitária de Catalão, e da preterição a esse veículo de comunicação, não foi possível levar ao conhecimento da população qual o supermercado ligado à ocorrência.

 

Por: Gustavo Vieira/Foto: ilustrativa

Share Button

Se isolando ainda mais…

erick

Prefeito de Goiandira, Érick Marcus (PT), segue na linha do isolamento, a cada dia que passa perde mais companheiros e apoios. É comum ouvir na cidade da “terra branca” eleitores falarem “esse nunca mais”.

Nesse caminho está também agora o PMDB da cidade, detentor de três mandatos na Câmara de Vereadores, que davam sustentação ao prefeito Érick Marcus, ameaçam romper com ele definitivamente e nem sonham em apoiar a sua reeleição. Tem inclusive vereador PMDBista dizendo que o maior erro político da cidade foi ter acreditado que ele melhoraria a vida do povo goiandirense.

Érick Marcus que é do Partido dos Trabalhadores não conseguiu eleger nenhum vereador de sua sigla PT, se perder mesmo o apoio dos vereadores PMDBistas, com certeza aumentarão seus problemas administrativos.

Detalhe, ele já teve sua prestação de contas reprovadas pela Câmara, inclusive foi aprovado pelo legislativo goiandirense pedido de intervenção estadual pelo fato de não ser disponibilizados aos edis os balancetes do município.

Share Button

Frase do Dia…

“Quem apareceu com cocaína no carro da Câmara não foram meus filhos, meus filhos não ficam nas redes policiais. Meus filhos são de caráter (…) e tenho orgulho disso. Não aceito esse cara denigrir minha imagem e sei que ele é quem deve, deve milhões de impostos para o governo”.

Vereadora Regina Félix (PSDB) 

Share Button

Vem aí o 2º Rodeio Show de Ouvidor…

Gente boa do Blog, vem aí o 2º Rodeio Show de Ouvidor, um rodeio que consegue ser melhor que a grande Exposição Agropecuária de Catalão, será por quê?

Detalhe, o Milionário e José Rico, uma das melhores duplas de fato sertaneja do Brasil se apresentará de portões abertos, ninguém vai pagar nada, interessante não?

Share Button

Acontece…

festaouvidor

Share Button

Ocorrências policiais e dos bombeiros…

DSCF9380

hqdefault

Share Button