Sistema de monitoramento de Goiandira terá cobertura de vigilância de todo o município

Promotor Lucas Braga esclareceu a iniciativa de desenvolver o monitoramento

A cidade de Goiandira passou desde ontem (30/3) a contar com monitoramento de toda a área do município por meio de câmeras de vigilância, que funcionarão 24 horas. A iniciativa de incrementar o sistema de segurança pública local foi do promotor Lucas Arantes Braga, titular da Promotoria de Justiça de Goiandira. 

A cerimônia de inauguração dos equipamentos no salão da Câmara Municipal, com a participação de integrantes do Ministério Público de Goiás, incluindo o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das Polícias Civil e Militar e da comunidade.

As 14 câmeras de monitoramento estão instaladas em 9 pontos do município, fazendo uma cobertura de toda a cidade, especialmente das estradas e trevos de entrada e saída. Conforme necessidade previamente observada, os equipamentos foram instalados na entrada do Fórum, que fica na rodovia GO-210 (Ponto1); na entrada da cidade, no trevo que liga o município a Catalão pela rodovia GO-305 (Ponto2); na frente da Escola Estadual Dom Emanuel (Ponto 3); na Rua do Fogo, onde tem início uma estrada de terra que liga o município a Catalão (Ponto 4); no viaduto, região central da cidade e área comercial (Ponto 5); no Setor Primavera, próximo ao destacamento da PM (Ponto 6); no trevo para o município de Nova Aurora (Ponto 7); em frente à unidade prisional (Ponto 8), e na torre da rádio, em frente à agência do Banco do Brasil (Ponto 9).

As câmeras foram adquiridas com recursos provenientes de termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), termos de ajuste de conduta (TAC) e em suspensões condicionais do processo (SCP), cuja destinação foi definida pelo Ministério Público de Goiás e pelo Poder Judiciário em favor do Conselho da Comunidade para implantação de projetos de interesse social. A central de monitoramento está instalada na 2ª Companhia Destacada da Polícia Militar.

A iniciativaSegundo esclareceu o promotor Lucas Braga, as câmeras auxiliarão as Polícias Civil e Militar na atuação preventiva e também na identificação de pessoas e veículos, caso seja necessária a verificação para a apuração de crimes. “As câmeras foram colocadas em locais estratégicos, cobrindo todas as entradas e saídas da cidade, assim como na região central, o que já tem coibido, por exemplo, a atuação de pessoas envolvidas com a venda de drogas”, afirmou.

Conforme ponderou, o sistema poderá coibir crimes como tráfico, roubo de carros, de carga, assalto a banco, sequestro ou aliciamento de adolescentes. Ele esclareceu ainda que os equipamentos têm alta qualidade de definição de imagem e funcionamento remoto, por meio de rede de internet sem fio.

Em seu primeiro ato público como procurador-geral de Justiça fora da capital, Benedito Torres assegurou que fez questão de participar do evento, como forma de reconhecer o empenho e a dedicação do promotor Lucas na atuação na comarca. “Este é um projeto fundamental para a segurança pública, que deve ser expandido para todo o Estado”. Ele acrescentou ainda que é uma proposta que contribui para a defesa da cidadania.

Ao também reconhecer a importância da iniciativa do promotor, o juiz da comarca, Hugo Gutemberg Patino de Oliveira, reiterou o apoio do Poder Judiciário à proposta, garantindo que o município de Nova Aurora, integrante da comarca, tem interesse de receber, do mesmo modo, o monitoramento. “As boas ideias florescem; e isso acontece graças à atuação comprometida da promotoria local”, destacou.

A vigilância no município vizinho, de acordo com Lucas Braga, dependerá também do apoio da sociedade, assim como aconteceu em Goiandira. “Este foi um sonho idealizado para esta comunidade, que somente foi possível ser concretizado com o apoio de diversas pessoas, que reconheceram a importância da proposta”, observou.

O chefe de gabinete de Procuradoria-Geral de Justiça, Jales Guedes Coelho Mendonça, igualmente ponderou a importância do projeto, afirmando que é uma iniciativa que constrói, em uma relação harmoniosa entre MP e Tribunal de Justiça que edifica. O prefeito de Goiandira, Odemir Moreira de Melo, reiterou que é de interesse do município auxiliar na manutenção do sistema de vigilância, o que deverá oferecer mais tranquilidade à população. “Esta é uma das mais importantes conquistas da população, por isso, a prefeitura se compromete a oferecer mais câmaras para ampliar as condições de vida da população”, assegurou.

Protagonismo social
Ao finalizar a cerimônia, o promotor Lucas Braga reiterou os agradecimentos a todos os que contribuíram para a consolidação da proposta. Conforme ponderou, a atuação do Conselho da Comunidade, cuja restruturação foi articulada pelo Ministério Público, foi essencial para este projeto.

Por meio do conselho também foi possível promover outros benefícios à comunidade, como a compra de novos uniformes para a Banda Marcial Francisco José de Jesus. A banda prestigiou o evento entoando o Hino Nacional ao início da cerimônia e outras canções.

Compuseram ainda a mesa de abertura do evento o promotor Roni Alvacir Vargas, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Catalão; o presidente da Câmara de Goiandira, Antônio Raimundo Sobrinho; o comandante do 18º Batalhão da PM, tenente-coronel Carlos José da Silveira; o delegado regional Jean Carlos Arruda; o delegado do município, Victor Manuel Marin, além do presidente do Conselho da Comunidade, Valdercy Bernardes de Oliveira.

(Texto: Cristina Rosa – fotos: Leandro Coutinho / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Share Button

Desemprego bate recorde: 13,5 milhões brasileiros sem trabalho

Reprodução

trabalhol

No mesmo período em 2016, o nível de desemprego equivalia a 10,2% da força de trabalho do país. A Pnad Contínua verifica o desemprego em todas as regiões do país.

Com o crescimento do desemprego, a população desocupada chegou a 13,5 milhões de pessoas, recorde da série. Trata-se de um aumento de 30,6% (3,2 milhões pessoas) ante fevereiro de 2016 e uma alta de 11,7% (1,4 milhão de pessoas) em relação a novembro daquele mesmo ano.

A população ocupada, de 89,3 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro, diminuiu 2%, o equivalente a 1,8 milhão de pessoas, ante igual período em 2016. No comparativo ao trimestre móvel encerrado em novembro de 2016, quando 90,210 milhões estavam ocupados, houve queda de 1%, ou 864 mil pessoas. É a menor população ocupada desde o trim

A população fora da força de trabalho, também chamada de inativa, aumentou em 730 mil pessoas (1,1%) no trimestre encerrado em fevereiro, ante o mesmo período do calendário anterior. Ante o trimestre encerrado em novembro de 2016, houve aumento em 73 mil pessoas, avanço de 0,1%.

A pesquisa também aponta continuidade de redução do emprego formal. Os empregados com carteira assinada no setor privado (33,738 milhões) caiu 1% (menos 337 mil) e 3,3% (menos 1,134 milhão), respectivamente.

Segundo o IBGE, o rendimento médio, estimado em R$ 2.068, ficou estável tanto em relação ao trimestre anterior (0,9%) como na comparação anual (1,5%). O mesmo acontece com a massa de rendimentos (R$ 180,2 bilhões).

Entre os setores, a indústria fechou vagas em relação a novembro, enquanto duas atividades ligadas aos serviços (alojamento/alimentação e informação/comunicação/atividades financeiras) tiveram crescimento. Em comparação com igual trimestre de 2016, apenas alojamento/alimentação cresceu, 9%, com abertura de 409 mil postos de trabalho. A indústria caiu 4,3%, fechando 511 mil, e a construção recuou 9,7%, ou menos 749 mil.

Portal Vermelho

Share Button

RENAN ANTECIPA TENDÊNCIA: ALIANÇA COM LULA

Estar ao lado de Michel Temer é um péssimo negócio para todos os políticos que precisarem se reeleger em 2018. Como revelou a pesquisa Ipsos, para 90% dos brasileiros, o Brasil segue no rumo errado, com Temer na presidência.

Coincidência ou não, na noite de ontem, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) publicou um vídeo, em que critica a terceirização e o aumento de impostos sobre a folha de pagamento, em que praticamente rompe com o projeto golpista (saiba mais aqui).

Mais do que simplesmente romper com Temer, Renan já negocia uma aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera todos os cenários sobre sucessão presidencial.

Ou seja, ele antecipa uma tendência, que será seguida por vários políticos que hoje integram a base de Temer.

Essa aliança foi retratada numa reportagem de Vandson Lima e Fábio Murakawa, do Valor.

“Não é por cargos e nem por discordâncias sobre terceirização ou mudanças na aposentadoria que o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), tem se tornado cada vez mais crítico ao governo do presidente Michel Temer. Pragmático, às voltas com a Operação Lava-Jato e preocupado com a reeleição do filho no comando de Alagoas, Renan resolveu iniciar um movimento de desembarque da base aliada para apostar suas fichas em uma aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018”, dizem os jornalistas (leia aqui).

“Renan, que nunca cortou laços com Lula, aposta que a economia não dará sinais robustos de recuperação até 2018 e que as reformas vão minar a popularidade de seus defensores.”

Em outras palavras, associar-se ao golpe será suicídio político.

Brasil 247

Share Button

CNI/Ibope: 79% dos brasileiros não confiam em Temer

Foto: Marcos Corrêa/PR – Fotos Públicas

temer

A aprovação ao governo ficou em 10%, ante 13% em dezembro, enquanto aqueles que consideram o governo regular somaram 31%, contra 35%, segundo o levantamento.

O número daqueles que disseram aprovar a forma de governar de Temer também recuou, para 20%, ante 26% no fim de 2016. Assim como caiu o percentual das pessoas que afirmaram confiar no presidente: apenas 17% agora, ante 23% em março.

A queda na popularidade ocorre em praticamente todos os estratos da pesquisa. A região Nordeste apresenta o maior percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo (67%), mais de 10 pontos percentuais acima da segunda região com pior avaliação (Sudeste, com 52%). A região também é a que apresenta menores percentuais de confiança no presidente (13%) e de aprovação da maneira de governar (13%).

A piora da avaliação foi mais intensa na região Sul, com retração de 10 pontos nos percentuais dos que confiam no presidente Michel Temer e dos que aprovam sua maneira de governar, entre dezembro de 2016 e março de 2017. Apesar da queda, a região permanece aquela em que o presidente é melhor avaliado no país.

Entre as áreas de atuação do governo, 85% disseram desaprovar as ações e políticas adotadas em relação aos impostos, e 72% não aprovam as ações de combate à inflação.

A pesquisa também questionou os entrevistados a respeito de comparação do governo Temer com a gestão anterior, de Dilma Rousseff, e 41% disseram considerar a atual administração pior que a da petista.

Para 18% o atual governo é melhor que o passado, enquanto 38% disseram considerar ambos iguais.

Entre as notícias mais lembradas pela população, segundo o levantamento, a primeira posição ficou com as discussões sobre a reforma da Previdência, sendo citada por 26% dos entrevistados, à frente de notícias relacionadas à Lava Jato e investigações de corrupção na Petrobras (9%).

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios entre 16 e 19 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Confira aqui a íntegra da pesquisa CNI.

Pesquisa Ipsos divulgada ontem também mostra Temer na berlinda

Divulgado nesta quinta (30), o Barômetro Político, pesquisa nacional do instituto Ipsos, já havia mostrado que 90% dos entrevistados afirmaram que o Brasil está no caminho errado. O estudo mostrou que a avaliação do governo Temer piorou, com sua rejeição subindo de 59%, no mês anterior, para 62%.

Individualmente, o presidente Michel Temer foi desaprovado por 78% nesta pesquisa, que ouviu 1.200 pessoas e perguntou sobre a avaliação de 26 figuras do cenário político, nas cinco regiões do país durante a primeira quinzena deste mês. Entre os mais populares, lideram dois não políticos: o juiz Sérgio Moro, com 63% de aprovação, e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, com 51%.

Entre os índices de aprovação de políticos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com 38% de avaliação positiva. Entre os tucanos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem 16% de aprovação, seguido do prefeito de São Paulo, João Dória (16%), e o senador Aécio Neves (MG), com 11%.

A presidenta do STF, ministra Cármen Lúcia, marcou 26% e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede-AC) registraram 23% de aprovação entre os entrevistados. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é aprovado por 14%.

Portal Vermelho

Share Button

Hoje na História…

hoje

1889
Inaugurada em Paris a torre Eiffel
1958
URSS suspende testes atômicos e exorta o Reino Unido e os EUA a fazerem o mesmo.
1959
Dalai Lama escapa de tropas chinesas e fuge para a fronteira com a Índia.
1967
Ministro da Defesa da União Soviética, marechal Rodion Malinovski, morre em Moscou, aos 69 anos.
1967
Vaticano anuncia doação de 1,5 milhão de dólares ao Vietnam do Norte, para compra de remédios.
1971
Vietnam do Sul considera vitoriosa a incursão militar ao Laos.
1972
Chile indeniza a Kennecott Copper Corporation pela nacionalização da mina de El Teniente.
1982
Às vésperas de iniciar a geração de energia elétrica, a usina nuclear de Angra 1 sofre vazamento em uma válvula próxima à turbina.
1983
EUA negam a entrega de caças F-16 a Israel enquanto não forem retiradas as tropas do Líbano.
1984
Fogo destrói igreja de Nossa Senhora da Conceição da Barroquinha, do século XVIII, em Salvador.
Share Button

Começando bem…

Share Button

Frase do Dia…

“Não há ofensa mais grave do que a daquele que trai o mandato”.

Decisão que condenou Eduardo Cunha (PMDB) á 15 anos de prisão.

Share Button

Despedindo…

Gente boa do Blog, o vereador Paulo Arruda (PR) divulgou nota em sua rede social sobre a perda de mandato para o vereador Cláudio Lima (PMDB).

Confira abaixo nota divulgada por ele no seu facebook:

1 2

Share Button

E agora Paulo Arruda?

paulo-arruda

Gente boa do Blog, com a diplomação do vereador Cláudio Lima (PMDB), quem perderá a vaga na Câmara, será o atual vereador Paulo Arruda (PR).

E agora Paulo Arruda?

Vai recorrer da decisão?

Share Button

Cládio Lima será diplomado…

claudio lima

Gente boa do Blog, o radialista Cláudio Lima  (PMDB) agora sim será diplomado vereador.

Ele já está na página do TSE como eleito, como podemos ver abaixo.

Detalhe, o vereador que saiu para ele entrar após a retotalização dos votos foi mesmo o vereador do PR, Paulo Arruda, conforme tínhamos divulgado aqui no Blog.

Confira:

1 2 3 4

Share Button