Sem categoria

Número de pessoas na malha fina sobe 25% em três anos

Spread the love

malha-fina-imposto-de-renda

De acordo com a Receita Federal no Estado de Goiás, antes mesmo da liberação do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2014, prevista para o dia 15 de agosto, 55 mil goianos já caíram na malha fina; quantidade 37% superior se comparada ao mesmo período do ano passado.
Esquecidos ou desatentos os contribuintes que são pegos pelo Leão da Receita, muitas vezes, não representam tudo o que gastaram ou simplesmente não preenchem corretamente o documento. O endereço eletrônico do órgão pode, e com clareza, dar todas as explicações para corrigir qualquer problema e a qualquer hora do dia.
No ano passado, dos 26 milhões de contribuintes, 711.300 caíram na malha fina. Segundo especialistas em Imposto de Renda, esse número poderia ser bem maior.
O avanço da tecnologia criou na Receita Federal um enorme banco de dados. E o cruzamento dessas informações tornou a fiscalização mais eficiente. De 2011 para cá, o número de declarantes cresceu 7,3% enquanto que o número de pessoas que caíram na malha fina subiu quase 25%.
Se o contribuinte informou um dado errado ou omitiu informações, como não incluir rendimentos de dependentes, automaticamente a declaração fica presa. Basta um número digitado errado para ser pego pelo sistema. Para acompanhar o andamento da declaração pela internet e conferir se o documento caiu na malha, basta acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) no site (www.receita.fazenda.gov.br) e informar seu CPF, código de acesso e senha.
Por: Gustavo Vieira