Sem categoria

Mais Médicos: 83% aprovam, comprovando que programa não é “paliativo”

Spread the love

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Saúde mostra que 83% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão satisfeitos com o atendimento prestado pelos médicos que integram o programa Mais Médicos, do Governo Federal. Em resposta as críticas, o ministro da Saúde afirmou: “O Mais Médicos não é um programa paliativo e muito menos tem prazo de validade”, disse Arthur Chioro.

 

 

Arthur Chioro. Foto: Erasmo Salomão - Ministério da SaúdeArthur Chioro. Foto: Erasmo Salomão – Ministério da Saúde

O governo federal atendeu ao pedido de todas as prefeituras que solicitaram médicos, e em um ano foram enviados 14.462 profissionais de Saúde para 3.785 municípios e para os 34 distritos indígenas do país.

Durante balanço de um ano do programa, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou que os brasileiros atendidos pelo programa estão satisfeitos e atestam que a qualidade do atendimento melhorou muito com a chegada dos profissionais estrangeiros

Mais recursos

Entre 2010 e 2014, o orçamento para a Atenção Básica à Saúde mais do que dobrou, crescendo 106%. São R$ 11,3 bilhões em recursos do Ministério da Saúde, sendo R$ 5,6 bilhões para financiamento de construções e reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De 2010 a 2014 houve o aumento de 552% na oferta de bolsas para Residência Médica pelo Ministério da Saúde. Até 2017, serão criadas 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil de residência médica. A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços. Com isso, mais faculdades surgirão em cidades com escassez de profissionais.

A pesquisa

Para 85% dos usuários, os profissionais são competentes; 90% aprovaram a forma como foram tratados durante o atendimento; e 80% revelaram satisfação em relação ao acompanhamento feito pelo profissional.

Ainda em relação à opinião dos usuários, 83% disseram que houve melhoria nos esclarecimentos sobre problemas de saúde; 84% ficaram satisfeitos com a duração da consulta médica; e 74% dos entrevistados acreditaram que o Mais Médicos está melhor do que o esperado.

A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais. A UFMG realizou quatro mil entrevistas em 200 municípios que contavam com assistência dos profissionais do programa. O levantamento foi feito no período de 4 de junho a 6 de julho. Segundo os resultados, quase todos os entrevistados deram notas acima de 8 à atuação dos profissionais.

Fonte: Portal Dilma