Sem categoria

Duas cidades na região dão exemplos opostos na preservação do meio ambiente

Spread the love

10438563_10201797352930630_4801794064369880454_n

Um grupo de pessoas se mobilizou na avenida que dá acesso a cidade de Goiandira neste domingo, 21/9, onde um pequeno protesto foi realizado pela retirada das árvores da via, em sua maioria ipês, por parte da Prefeitura Municipal. Segundo nota da mesma, a ação foi motivada pela solicitação da empresa Caiapó que venceu a licitação para reconstruir o asfalto neste trecho que, segundo conta o documento, é parte da GO-210. 

Outra alegação do governo daquele município foi a de que as árvores eram inadequadas para o local por serem de grande porte, e que o feito atende a solicitação de muitos moradores que por meio de abaixo-assinado pediram o alargamento da avenida. A realidade de agora parece não ter agradado outros tantos goiandirenses que, no dia da árvore (21/9), fizeram questão de mostrar sua insatisfação.

Os munícipes aproveitaram o que sobrou das belas árvores para pregar cartazes que evidenciavam exatamente o que sentiam. Além disso, eles coloriram os troncos e penduraram flores artificiais de cada cor das subespécies. O ipê, como poucos sabem, é dos simbolo do bioma Cerrado. 
2014-09-19 10.08.15
Muito diferente desse péssimo exemplo visto em Goiandira, em Ouvidor esse dia foi comemorado antecipadamente com muita alegria de descontração. No dia 19/9 no Bosque Municipal Ciro Cardoso o prefeito Onofre Galdino (PMDB), junto de seus secretários, vereadores, empresários e estudantes do ensino fundamental, festejou a data e entregou às crianças 190 mudas de cinco diferentes tipos de ipês. As plantas foram colocadas em canteiros, praças e outros locais públicos.
“O projeto Plante uma Árvore aqui encerrado agora com essas crianças serve para isso, para conscientizar a todos da importância de não matar as árvores, de cuidar do meio ambiente. Essa deve ser uma preocupação não só do poder público, mas de todos. Só pra você ver, estamos aqui no bosque e está fresco, com sombra, não é? É isso que essas crianças precisam aprender para continuarmos a preservação do meio ambiente”, disse Onofre. O prefeito lembrou ainda do seu intenso esforço para limpar a cidade com a coleta sistematizada e acomodação adequado do lixo, além da frequente despoluição do Rio São Marcos realizada anualmente.
De acordo com o que a equipe de jornalismo do Blog do Mamede levantou, em toda a região apenas a cidade de Ouvidor comemorou o dia 21 de setembro, o Dia da Árvore.
 
Por: Gustavo Vieira
2014-09-19 09.56.05