Catalão ainda não aderiu a campanha Outubro Rosa

 

Em todo o país e em várias partes do mundo o Outubro Rosa está sendo comemorado. A ação é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro, dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Essa atividade começou a ser copiada e hoje é uma das maiores lutas contra o câncer de mama no globo.
Para conscientizar a população, em especial o público feminino, prédios e locais públicos em muitas cidades são iluminados com a cor rosa, uma estratégia para chamar a atenção para o problema. Apenas no Brasil, os índices de incidência e mortalidade da doença são maiores do que os mundiais. Foram 59,5 casos de câncer de mama para cada 100 mil habitantes, contra 43 casos por 100 mil habitantes no mundo. Para diminuir esses índices é necessário ter um estilo de vida saudável e realizar exames periodicamente. Em 2012, 522 mil mulheres morreram vítimas do Câncer de Mama, e cerca de 1,7 milhão foram diagnosticadas com o tumor.
Em Catalão, diferente de muitas cidades brasileiras que aderiram a campanha, nada foi feito até agora. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Comunicação, as ações ainda estão sendo estudadas com a Secretaria da Saúde e muito em breve, mais para o fim do mês, algo será executado na cidade.
Por: Gustavo Vieira/Imagem: ilustrativa
Share Button

Uma ideia sobre “Catalão ainda não aderiu a campanha Outubro Rosa

  1. Boa tarde,
    Em Catalão a campanha OUTUBRO ROSA foi feita pela primeira vez em 2009 pelo LIONS LEÃO DO SUL, onde foi feito varias palestras, caminhadas e muitas outras ações de conscientização a respeito da prevenção e disgnostico do CANCER DE MAMA. Também era iluminado na COR ROSA a IGREJINHA DO MORRINHO DE SÃO JOÃO. Vale muito a pena a nossa cidade aderir a essa tão importante campanha, pois o cancer de mama é o que mais MATA.

Comentários encerrados.