Sem categoria

No tapetão…

Spread the love

Aécio tenta reverter resultado da eleição presidencial no tapetão

O ex candidato a Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), é também o presidente do partido PSDB. Os demais, são filiados, com mais ou pouca relevância, mas quem manda mesmo é o presidente do partido. Portanto, é difícil alguém acreditar que, os filiados tomem decisões sem a ordem do presidente do PSDB.
E a decisão do PSDB de pedir uma auditoria especial para investigar o processo eleitoral foi tomada pela direção do partido a partir de um  feita no bate-papo via WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens instantâneas. Aécio, está viajando. segundo notícias da imprensa

Responsável pelo processo, o deputado federal Carlos Sampaio, que coordenou o setor jurídico da campanha de Aécio Neves ao Palácio do Planalto, consultou os colegas e recebeu “contribuições” ao texto que mais tarde seria protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na troca de mensagens, um membro da direção ponderou que era preciso tomar cuidado com a redação final da representação. Havia o temor de que ela desse munição para que o PT acusasse a oposição de tentar reverter o resultado da eleição presidencial no tapetão.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, ente os argumentos dos dirigentes do PSDB para justificar a representação é consta que, desde domingo a sigla recebeu “milhares de denúncias” de militantes e eleitores. Entre as mais recorrentes estão casos de urnas que não registravam o número 45 ou de pessoas que não puderam votar pois alguém havia feito isso em seu lugar.

Dirigentes do partido chegaram a pedir o extrato de votação para os fiscais do partido em vários Estados para fazer a conferência por amostragem com a apuração realizada pelo TSE.

O pedido feito pelo PSDB para que seja realizada uma auditoria na votação do segundo turno foi remetido diretamente para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caberá ao presidente da Corte Eleitoral, ministro Dias Toffoli, decidir se profere alguma decisão monocrática no processo ou remete o caso para análise do plenário.

A expectativa é de que alguma pronunciamento de Toffoli sobre o tema seja feito apenas no início da próxima semana, já que a Justiça Eleitoral irá operar em sistema de feriado amanhã, em razão do dia do servidor público. Originalmente, a data é comemorada no dia 28, mas o TSE postergou o feriado na Corte em razão da finalização das questões relativas à votação realizada no dia 26.

Publicado originalmente no Blog Amigos do Presidente