Sem categoria

MCP responde acusações de má qualidade e alto preço de seus produtos

Spread the love

mcp

Gente boa do Blog, O Movimento Camponês Popular (MCP) responde a criticas que  circulam nas redes sociais sobre os produtos comercializados por eles junto a Prefeitura Municipal de Catalão. Abaixo segue a nota:

Circula na internet, desde a noite de ontem (27), uma nota que afirma a suspensão do contrato de compra de panificados do Movimento Camponês Popular (MCP) por parte da Prefeitura de Catalão, alegando a má qualidade dos produtos. Diante dessas acusações, respondemos aos principais contrapontos:

1)           A nota assegura que a decisão da Prefeitura de Catalão decorre de uma série de denúncias feitas à Vigilância Sanitária, que decidiu alertar sobre a qualidade dos panificados como uma maneira de garantir a segurança alimentar da merenda escolar da rede municipal. No entanto, nós do MCP nunca fomos informados a respeito de tais denúncias;

2)           Há uma referência a relatórios nos quais os diretores das escolas desaprovam os produtos. Novamente, o MCP nunca teve acesso ou soube da existência de tais relatórios. Pelo contrário, frequentemente recebemos elogios de diretores, alunos e professores satisfeitos com os produtos recebidos;

3)           No que diz respeito à qualidade dos produtos panificados, garantimos que a produção é feita em cozinhas e ambientes adequados, com total higiene (com uso toucas, aventais e luvas) e controle de qualidade. O trabalho é desenvolvido junto ao Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), sendo que todas as camponesas envolvidas na produção dos panificados são certificadas e participam frequentemente de treinamentos e oficinas voltadas à melhoria do serviço prestado. Alguns desses treinamentos são feitos, inclusive, por uma nutricionista da Prefeitura de Catalão.

4)           Os panificados destinados às escolas são produzidos no domingo e entregues na segunda. A entrega de produtos é feita mediante a aprovação Semae (Secretaria Municipal de Alimentação Escola). Dessa maneira, acreditamos que os casos em que foram encontrados fungos são decorrentes do mal armazenamento dos panificados após a entrega. Quando acontece de os produtos não estarem dentro do padrão de qualidade, eles são devolvidos e substituídos. Temos fichas de devolução que podem assegurar isso.

5)           Em relação à acusação de preços abusivos dos hortifrutigranjeiros, afirmamos que os preços atribuídos aos produtos comercializados pelo MCP estão de acordo com as regulamentações de poder aquisitivo do município. Nossos preços chegam a estar abaixo da média da região.

A nota que acusa o MCP de praticar preços abusivos e comercializar panificados de má qualidade circula sem nenhuma assinatura ou fonte oficial. A única fonte que aparece é mantida no anonimato. Além disso, as fotos usadas são inconclusivas e não provam que tais produtos sejam de produção do MCP. Apenas uma foto mostra uma etiqueta referente ao mês de outubro, mas não podemos ver o ano, nem temos como saber se tais fotos foram tiradas no momento da entrega ou compra dos produtos.

Nós do MCP reiteramos a qualidade dos alimentos que produzimos e comercializamos e garantimos que estamos empenhados em melhorar a nossa produção a cada dia. Temos o compromisso de produzir alimentos saudáveis e diversificados e é uma pena que tenhamos recebido acusações tão sérias por parte da Prefeitura de Catalão.

Coordenação Nacional do MCP

—————————————-

Comunicação MCP