Sem categoria

Em novo encontro, Frei Betto e Fidel Castro falam sobre relações entre Cuba e EUA

Spread the love

Em um novo encontro com Fidel Castro, esta semana, o teólogo, escritor e sacerdote brasileiro Frei Betto relatou o líder da revolução cubana quis saber sua opinião sobre a retomada das relações entre Cuba e Estados Unidos. “Eu disse que pensava que é muito bom, muito positivo, porém, um ainda fala em FM e o outro fala em AM, a sintonia levará tempo. Mas que, como ele escreveu na carta à FEU [Federação de Estudantes Universitários], é um passo importante para a paz, um diálogo que tem que acontecer”, informou Betto.

Pragmatismo Político
Frei Betto e Fidel Castro conversam sobre o fim do bloqueio dos EUA a Cuba

Ainda sobre o assunto, Betto salienta: “os Estados Unidos têm que mudar não apenas seus métodos, mas suas metas: com que objetivos quer manter boas relações com Cuba? O povo tem que se preparar muito bem para o choque entre o caminhão do consumismo com o Lada da austeridade. É necessário preservar as conquistas, os valores e as virtudes dessa Revolução”.

Em sua mensagem à FEU, Castro reiterou que não confia na política dos Estados Unidos, mas também não desacredita numa “solução pacífica” para os conflitos nem na negociação em andamento conforme as normas internacionais. No último dia 17 de dezembro, os Governos de Cuba e EUA anunciaram sua decisão de restabelecerem relações diplomáticas, rompidas em 1961. Na semana passada aconteceram em Havana as primeiras conversações oficiais para traçar caminhos com vistas ao processo de normalização dos vínculos bilaterais.

Betto informa ainda que o ex-presidente cubano goza de boa saúde que declarou sentir uma “profunda admiração” pelo Papa Francisco. “Escrevi um artigo para o Brasil sobre o meu encontro com Fidel e disse que a ele se aplica, perfeitamente, uma máxima que sempre repito: é preciso deixar o pessimismo para dias melhores”, disse o sacerdote.

Fonte: Adital Notícias