Sem categoria

Nível da represa da Usina da Emborcação continua baixo mesmo com chuvas constantes

Spread the love

UHE Emborcação VA ampla 3 IT

Devido a estiagem que assolou o país no ano anterior e o pouco que vem chovendo de 2012 para cá, os níveis de água dos reservatórios brasileiros diminuíram consideravelmente.

A Usina da Emborcação, oficialmente Usina Hidrelétrica Theodomiro Santiago, tem capacidade de 13,056 bilhões de metros cúbicos em uma área inundada de até 473 km², está hoje com aproximadamente 20% de seu total. Ela banha municípios do estado de Goiás e Minas Gerais.

De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em janeiro desde ano a represa contava apenas 12,88% de seu volume útil, contra 40,88% no mesmo período de 2014.

0__2015_2014_emborcacao977_graph

O mês de fevereiro mostra projeções pouco animadoras, tendo sido registrado leve aumento do nível da represa chegando a 15,89%. Há exatamente um ano o volume hídrico da usina era de 39,82%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas foram mais intensas no mês março em toda a região, apresentando índices constantes de 1mm a 30mm chegando ao pico de 57mm. Mesmo que essas variáveis sejam bem menores que os apresentados nos meses iniciais de 2014, as precipitações até o momento têm contribuído para o aumento da represa da Emborcação.

O ONS ainda não divulgou os resultados de março, o que deverá fazer em breve. O órgão não informa os dados da Usina de Serra do Facão, na região de Catalão, mas ao que se sabe ela também apresentou redução no nível de água represada e pouco a pouco vem melhorando seus números, mesmo que ainda baixos.

Por: Gustavo Vieira