Sem categoria

Dilma: Brasil tem reservas para enfrentar qualquer crise internacional

Spread the love

Nesta segunda-feira (30), a presidenta Dilma Rousseff afirmou, durante cerimônia de entrega de moradias, em Capanema (PA), que o Brasil é hoje um país com segurança financeira para atravessar crises econômicas. A presidenta reafirmou que programas sociais serão mantidos, assim como determinadas medidas de desoneração.

Agência Brasil

Presidenta Dilma entregou 1.032 unidades habitacionais do Conjunto José Rodrigues de Sousa, em Capanema, no ParáPresidenta Dilma entregou 1.032 unidades habitacionais do Conjunto José Rodrigues de Sousa, em Capanema, no Pará

“O Brasil é hoje um país que tem reservas em dólar suficientes para enfrentar qualquer crise internacional de volatilidade. Tem uma estrutura bancária que não está nem um pouco comprometida, como é o caso de países desenvolvidos. Nós tivemos que segurar a onda, um verdadeiro tsunami, da crise internacional, que desempregou 60 milhões na Europa, que tirou direitos, que acabou com garantia de emprego, que produziu uma catástrofe social”, destacou a presidenta.

Ela também afirmou que a crise é uma “dificuldade passageira” e que não existe a necessidade de “ajustar tudo”, mas de “ajustar um pouco o orçamento” de maneira a superar as dificuldades e superar a crise.

“É óbvio que sabemos que o Brasil está enfrentando algumas dificuldades, mas são dificuldades passageiras. Uma coisa é você ter que ajustar um pouco o orçamento, outra coisa é ter que reformar tudo. Não temos que reformar tudo, porque o Brasil tem uma base sólida”, salientou.

Em entrevista coletiva, a presidenta também comentou as declarações atribuídas ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, divulgadas pela Folha de S.Paulo, em que numa conversa com alunos da Universidade de Chicago, Levy teria dito que a presidenta tem o desejo de acertar “às vezes, não da maneira mais fácil”.

“Tenho discernimento, tenho clareza de que ele foi mal interpretado”, afirmou Dilma. E completou: “Ele ficou bastante triste com isso”. O próprio ministro afirmou que frase foi tirada de contexto.

Entrega de 1.032 casas

Dilma participou na cidade de Capanema (PA), a 160 quilômetros da capital, Belém, da entrega de 1.032 moradias do Conjunto Habitacional José Rodrigues de Sousa, pelo Minha Casa Minha Vida (MCMV). Ela declarou, no discurso, que o Brasil se encontra no estágio final do processo de superação da extrema pobreza. “Nós sempre dissemos que a superação é só o começo, porque o Brasil precisa assegurar infraestrutura social e urbana.”

O conjunto habitacional entregue é destinado a famílias com renda de até R$ 1,6 mil e recebeu investimento de R$ 53,6 milhões. As moradias estão distribuídas em 129 blocos de dois pavimentos e quatro unidades por andar.

Cada apartamento tem área privativa de 39,22 metros quadrados, divididos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes.

O residencial é equipado com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e iluminação pública. Este é o primeiro residencial construído pelo MCMV em Capanema, município que fica a 160 km da capital paraense, Belém.

“Aqui vocês terão acesso a apartamentos dignos e a apenas 2 quilômetros há escolas e postos de saúde. Aqui dentro também vai haver espaços de convivência e lazer. Pois todo mundo precisa de convívio, de lazer”, declarou às famílias contempladas.

No estado do Pará, 46.500 famílias foram contempladas com chaves de moradias. Outras 89.000 habitações previstas pelo Minha Casa Minha Vida se encontraram em estágio de construção.

Fase 3 do Minha Casa, Minha Vida

A próxima etapa do programa de financiamento habitacional terá a meta de contratar mais 3 milhões de moradias . “Nós vamos apreendendo e aperfeiçoando. O Minha Casa Minha Vida 3 vai dar um passo ainda maior que o Minha Casa Minha Vida 2”, afirmou a presidenta.

Fonte: Portal Brasil