Sem categoria

Notícia de desaparecimento de garoto em Catalão é falsa

Spread the love

10710874_1505764199666071_416570610485313828_n

Uma das ações mais comuns ao advento da internet e das comunicações interativas por suas vias, como Facebook e WhatsApp, é a possibilidade das pessoas ali se apresentarem com falsas características físicas, ‘mudarem’ seu jeito de ser, sua profissão, até mesmo o seu sexo e mentirem sobre o que bem quiserem.

Até mesmo os estudiosos ao pesquisarem o comportamento humano frente às novas tecnologias, se mostram intrigados diante dessas formas de ‘mentira’, e até mesmo parecem ter sua curiosidade aguçada frente a essa possibilidade.

E é disso que bandidos e, no mínimo, pessoas mal intencionadas tentam tirar algum tipo de proveito. Catalão, é claro, não seria diferente e é exemplo disso. Diante da falsa notícia de que teria passado pela cidade sequestradores de crianças, que se apresentavam como fotógrafos para rapta-las e oferece-las ao tráfico internacional de órgãos, outra informação começa a ser viralizada pelas redes sociais para simplesmente assustar os catalanos.

A foto que segue na reportagem é de Gabriel Davi Lima Cabral, de 8 anos, que desapareceu no dia 1º de outubro de 2014 em Londrina, no Paraná. Em Catalão, a imagem do menino está sendo compartilhada sem qualquer cuidado e o caso pode dar mais corpo ao boato de que sequestradores estiveram ou estão agindo na cidade.

A reportagem fez buscas e constatou que o garoto foi visto pela última vez quando saía do Centro de Atendimento Integrado à Criança, o CAIC, mas do município paranaense. Talvez pela semelhança da sigla tendo também em Catalão uma instituição de ensino com o mesmo nome, só que CAIC São Francisco de Assis, localizado no bairro Jardim Primavera, o assunto começa a ganhar proporção também por aqui.

Essa informação foi desmentida pela direção do CAIC São Francisco. Neila Aparecida Tristão, coordenadora da unidade de ensino, contou desconhecer que alguma criança tivesse sido sequestrada na porta do Centro. “Se tivesse acontecido isso é evidente que saberíamos. Não é verdade”, assegurou.

Segundo informações de um site (www.bonde.com.br) de Londrina, a família do menino registrou Boletim de Ocorrência (B.O.) junto à Polícia Civil daquele município, e no dia seguinte, 2 de outubro, Gabriel foi encontrado e entregue a seus pais.

Em recente entrevista o assessor de comunicação do 18ª BPM de Catalão, tenente Leandro Borges, pediu cuidado aos internautas para que informações sem embasamento não sejam compartilhadas na internet, “isso apenas leva medo e insegurança à população”, observou.

Por: Gustavo Vieira