Sem categoria

Vacinação de bovinos e bubalinos segue até domingo

Spread the love

Vacinação contra Febre Aftosa e Raiva; Prefeito e Sec Chico Machado

Termina no domingo, dia 31, o prazo para a vacinação contra a febre aftosa e raiva no Estado de Goiás. Portanto, os produtores rurais que ainda não vacinaram seus animais devem procurar as lojas credenciadas pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), para comprarem as doses das vacinas. A declaração da vacinação também é muito importante e o prazo segue até o dia 8 de junho.

De acordo com a Agrodefesa, a expectativa é que mais de 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos (búfalos) sejam imunizados contra as doenças. A estimativa do fiscal agropecuário da repartição em Catalão, Lúcio Costa e Silva Cruz, é de que mais de 70% do rebanho da região já tenha sido imunizado, “número esse comprovado por meio de declaração e nota fiscal”, contou.

A declaração deve ser feita nos escritórios da Agência, onde a ficha cadastral é movimentada. O pecuarista que não vacinar o rebanho pagará multa de R$ 7 por cabeça e R$ 60 se deixar de entregar a Declaração de Vacinação dentro do prazo, que é de até cinco dias após o término da campanha. Em caso de reincidência, o produtor rural pagará o dobro do valor.

Por meio do cadastro das propriedades em sistema informatizado, a Agrodefesa tem o controle das propriedades que estão adimplentes ou inadimplentes. O produtor que não se ater as recomendações poderá ficar impedido de transportar e comercializar o seu rebanho.

Segunda etapa

A próxima etapa da campanha contra febre aftosa será realizada em novembro, quando somente os animais com até 24 meses, declarados em maio, devem receber a dose da vacina.

Por: Gustavo Vieira