Sem categoria

Mitsubishi começa demissões e sindicato anuncia greve

Spread the love

direitos-empregado

O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat) realizou nova assembleia com os trabalhadores da Mitsubishi, na manhã de hoje, 29, para discutir o futuro da classe.

Devido a queda nas vendas dos veículos da marca, a montadora abriu Plano de Demissão Voluntária (PDV), que durou até o dia 26 de junho e contou apenas com 29 adesões, e as férias coletivas, programada para o período 6 a 15 de julho.

O presidente do sindicato, Carlos Albino, informou que a Mitsubishi continua alegando a necessidade de fechar cerca de 400 postos de trabalho, mesmo diante das várias alternativas propostas a ela. “Nós apresentamos oito medias para a empresa para que ela não demita os trabalhadores, até redução de jornada de trabalho e de salários nós colocamos, mas ela não quis atender a nenhuma e continua irredutível”, disse.

O sindicalista contou também que a MMC começou a cumprir com sua meta de demissão nesta manhã, tendo desligado cerca de 10 funcionários do turno matutino de operação. “Ainda resta uma coisa para fazermos que é o movimento de greve. O sindicato já confeccionou carta de greve e vamos protocolá-la na empresa. Enquanto não começamos com o movimento, vamos fazer algumas paralisações e assembleias mais demoradas e depois que começarmos a greve não saberemos o dia de voltar. Esse é o nosso último meio para impedir que a empresa demita pais de família”, ressaltou Albino. A greve começa na próxima quarta-feira, 1º de julho.

O Simecat deve se aliar com outros sindicatos, inclusive de outras regiões, para que as propostas do grupo ganhe mais vigor.

Por: Gustavo Vieira