Sem categoria

Mitsubishi: cerca de 200 já foram demitidos e meta é desligar 403

Spread the love

images

A Mitsubishi iniciou ontem, 29, o desligamento de 403 funcionários dos variados setores de produção da empresa. Logo pela manhã, de uma só vez, 8 trabalhadores foram demitidos e, hoje, o número está em torno dos 150.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecat), na tentativa de impedir a medida da montadora, anunciou greve por tempo indeterminado e que deve começar amanhã, 1º de julho. Em mais uma assembleia, realizada nesta manhã, os operários, aproximadamente 90%, se colocaram a favor do movimento.

O Simecat deve se aliar com outros sindicatos, inclusive de outras regiões, para dar mais corpo ao movimento e, inclusive, exigir a fabricante que os dispensados sejam restituídos à seus cargos. “Hoje vamos montar um acampamento na porta da MMC e amanhã começa a greve e também assembleias. Depois vamos percorrer a BR, vamos passar pelas Avenida José Marcelino e 20 de Agosto e seguir até a Praça Getúlio Vargas (Centro)”, contou a assessoria de comunicação do sindicato.

A Mitsubishi alega que em decorrência da crise no mercado automobilístico, tendo tido queda em torno de 50% nas vendas, o que resulta ainda em redução de sua capacidade produtiva, outras alternativas foram tomadas como o Plano de Demissão Voluntária (PDV), que durou até o dia 26 de junho e contou apenas com 29 adesões, e as férias coletivas, programada para o período 6 a 15 de julho.

A MMC emprega aproximadamente 3 mil pessoas diretas e, se sua determinação não surtir o efeito desejado, mais trabalhadores podem ser dispensados até o fim do ano.

Por: Gustavo Vieira