Sem categoria

Sakura inaugura nova unidade de processamento em Ouvidor

Spread the love
Há 73 anos em atividade empresa é a líder no mercado de molho de soja do Brasil

A Sakura Nakaya Alimentos inaugura oficialmente, no dia 4 de novembro, uma nova unidade em sua fábrica em Ouvidor (GO), com capacidade instalada de processar e envazar 84 milhões de frascos de molhos por ano. Com a entrada em operação da unidade, a Sakura incrementará a produção do molho de soja, em estrutura preparada para processar outros três molhos da empresa: Inglês, de Alho e de Pimenta.

A Sakura está instalada em Ouvidor desde 1999, onde fabrica mostarda e o molho de pimenta Bravo, de categoria Premium, usando como principal matéria prima uma variedade de pimenta Habanero desenvolvida especialmente pela Embrapa e plantada em Goiás. Com a entrada em operação das novas linhas, passará a contar com mais de 100 colaboradores diretos com contratação de mão de obra local.

A nova unidade ocupa área de 12 mil metros quadrados, e iniciará o processamento do molho de soja com a certificação FSSC 22000:2011, de segurança alimentar, que atende a todos os países filiados à ONU – Organização das Nações Unidas e também às proposições das maiores empresas mundiais do setor de alimentos e das grandes redes de varejo. Os critérios construtivos foram adotados visando às normas de segurança dos alimentos, com áreas de processos com conceito de salas limpas e fechamentos de painéis metálicos térmicos de forros e paredes e, no tocante à preservação do meio ambiente, o projeto contemplou iluminação com lâmpadas de LED, captação de águas pluviais da cobertura para reuso e instalações de sistema de captação de energia solar para limpeza de utensílios.

Outras fábricas – Além da matriz, na capital de São Paulo, e a de Ouvidor, a Sakura opera com outras duas fábricas, totalizando quatro plantas industriais. Em Boituva (SP), é produzido o missô® (massa de soja e arroz) e é onde está instalada a central de fermentação natural dos grãos de soja, milho e arroz, com equipamentos de última geração importados do Japão. E em Presidente Prudente (SP), há uma fábrica de molho de soja, para distribuição em algumas regiões do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

“A posição geográfica, estratégica para as nossas operações e a expansão do potencial de consumo dos grandes centros para outros polos de desenvolvimento no país foram um dos fatores principais para decidirmos por instalar a nova unidade de produção e envaze desses molhos para Goiás”, declarou Renato Nakaya, presidente da empresa.

Sobre a empresa: A Sakura Nakaya Alimentos é uma empresa brasileira, fundada em São Paulo em 1940, pelo imigrante japonês Suekichi Nakaya, inicialmente para produção de molho de soja e missô. Com a boa aceitação desses produtos e a necessidade de expandir a distribuição, a Sakura investiu, na década de 1970, na criação da marca Kenko, para fabricação de molhos líquidos, inicialmente de pimenta e tipo inglês.

Atualmente, a empresa opera com as marcas Sakura, Missô®, Kenko, Bravo, Aji no Shoyu, Cereja e Taiki, compondo um portfolio de mais de 300 itens, incluindo as versões para o mercado foodservice, em embalagens institucionais.

A Sakura mantém há mais de 20 anos estreito relacionamento com as principais indústrias de alimentos, para as quais produz molhos com as suas marcas. Unilever, Predilecta, Castelo e Minhoto, entre outras, são atendidas atualmente pela Sakura. Fabrica também molhos para marcas próprias, como para a Walmart, Carrefour e GPA, além de alguns molhos específicos para a Sadia, Bob’s e China in Box.

 

Produtos

Molho de soja – Produzido através de processo de fermentação 100% natural, composto de grãos não transgênicos e glúten-free. A Sakura lidera no mercado interno de molho de soja e exporta para países da América Latina (Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile e Bolívia), Europa (Holanda, Suécia, Espanha, Itália, Inglaterra e França), Emirado Árabe e até o Japão. O Sakura é oferecido nas versões Premium, Tradicional, Light e Picante. Molhos prontos para uso, como o Yakissoba, Molho para Espetinhos Teriyaki, Molho para Milanesa Tonkatsu, Molho tipo Oriental e Molho Tarê são comercializados com a marca.

Missô® – Massa de soja e arroz, também livre de grãos transgênicos, é comercializado nas versões Aká (mais escura) e Shirô (mais clara, com maior quantidade de arroz na composição em relação ao Aká). A exclusividade da Sakura no segmento de missô é o Missoshiru Instantâneo, nas versões Tradicional, Legumes, Frango, Shitake e Carne. Entre as sopas instantâneas disponíveis no mercado brasileiro, são conhecidas por serem as que apresentam o menor valor calórico.

Kenko – Molhos tipo inglês, de alho e de pimenta, mostarda, ketchup, temperos prontos (de alho e de cebola), tempero caseiro e conservas (palmito e gengibre) são do portfolio da marca, composto ainda de pipoca para micro-ondas e coberturas doces. Destaque para os molhos emulsionados (salad dressings) em treze versões.

Produtos asiáticos – A empresa atua no segmento com o curry, óleo de gergelim, wasabi em pó, wasabi em tubo, gergelim tostado branco, gergelim tostado preto, vinagre de arroz, Sake Mirin, Vinagre de Arroz e o tempero para sushi, da marca Kenko. No mercado de snacks, a empresa está presente com o Ararê, muito consumido no Japão, de sabor tipicamente oriental. Para complementar esse segmento de mercado, a Sakura importa diversos produtos, como a alga nori, tofu, balas e confeitos.

Bravo – Molho de pimenta de categoria Premium, lançada em 2003, desenvolvida especialmente para os consumidores exigentes, que procuram uma alternativa aos importados. A empresa tem três versões do molho de pimenta Bravo: Tradicional, Suave e Habanero, produzidas na unidade de Ouvidor (GO).

Taiki – Na área de bebidas, a Sakura está presente no mercado com o Taiki, o Licor de Umê (cereja japonesa) desde 1998. Trata-se de uma bebida diferenciada, típica do Japão, onde é reconhecida como ótimo digestivo e pelo paladar suave, porém marcante. No Brasil, o Licor de Umê Taiki é consumido puro, com gelo, ou na preparação de drinques e como alternativa a cobertura alcoólica para doces e sobremesas.

Aji no Shoyu e Cereja – Versões do molho de soja, com formulação adequada a atender mercados específicos.
Assessoria de Comunicação