Sem categoria

Rodízio deve continuar mesmo com o início das chuvas

Spread the love

economizar-água

A previsão do tempo para os próximos dias para Catalão, de acordo com os institutos de meteorologia, é animadora. Para os próximos dez dias é grande a possibilidade de chuva na região. Apesar de o sol insistir em aparecer em alguns momentos, haverá predominância de nebulosidade, com momentos de chuvas rápidas e até fortes. “No entanto, para superar a falta d’água é preciso que chova muito mais”, disse o dirigente da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão, César José Ferreira (SAE).

A falta de chuvas tem levado preocupação em várias partes do país, e em Catalão a situação não é diferente. Tendo recentemente implementado pelo segundo ano o rodízio no abastecimento de água na área urbana, a SAE continua a pedir que a população economize água até que os rios voltem à sua normalidade fluviométrica. Pelo menos desta vez os ribeirinhos do Samambaia e Pari, afluentes que abastecem o município, não sofreram restrição quanto ao uso da água.

As pancadas de chuva, e até temporais, voltaram a ocorrer nos últimos dias no Centro-Oeste, mas em pequenas áreas e com muita irregularidade. Entre uma chuva e outra, toda região central do Brasil passou vários dias de estiagem, o que ocasionou na baixa oferta das nascentes e rios.

A irregularidade das chuvas predominou em outubro, o que não é normal, e uma onda de calor vigorou severamente por pouco mais de 1/3 deste mês, agravando ainda mais a seca. Com a fim desse período calamitoso tendo o tempo melhorado com chuviscos e grandes precipitações, é importante que os catalanos sigam com a economia de água até que o sistema de fornecimento se normalize, o que pode acontecer nas próximas semanas. “Mas para isso é preciso que chova”, disse César.

Por: Gustavo Vieira