Sem categoria

“Loteria da morte” na Mitsubishi de Catalão: com aval de sindicato, montadora demite um funcionário por dia e instala clima de pânico na cidade

Spread the love

montador

Com aval do Simecat – o poderoso sindicato que congrega os metalúrgicos de Catalão –, a MMC Motors, que fabrica veículos com a marca da Mitsubishi na cidade, promove diariamente a chamada “loteria da morte” e passou a demitir um trabalhador a cada 24 horas – além dos 700 que já colocou na rua desde o início do ano, sendo 520 somente neste mês de outubro.

A revelação é do Correio Braziliense, que publicou matéria de duas páginas sobre a crise da MMC Motors, a montadora instalada em Catalão que enfrenta uma das maiores quedas de vendas dentre todas as empresas do setor automotivo, no Brasil.

Ainda restam pouco mais de 2.500 funcionários na Mitsubishi catalana. Entre elas, reina um clima de revolta e terror, no aguardo do nome que será “premiado” com a demissão, diariamente.

“O ronco dos motores está engasgando. Sem crescimento econômico, a indústria colocou o pé no freio nos investimentos e provocou demissões em massa, principalmente no segmento automotivo. Outrora responsável por proporcionar melhores oportunidades de emprego no Centro-Oeste, a MMC Motors destrói aos poucos as esperanças de milhares de famílias”, ressalta a reportagem do Correio Braziliense.

O jornal acrescenta que “a montadora, instalada desde 1997 em Catalão, mandou para a rua neste ano 700 funcionários, sendo 520 no início de outubro. Em junho, a empresa empregava cerca de 3 mil trabalhadores, segundo números divulgados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat). O cenário, no entanto, tende a se agravar. Em acordo firmado com os representantes sindicais, a companhia pode dispensar um trabalhador por dia durante os próximos seis meses — totalizando mais 180 desligamentos”.

Fonte: Goiás24Horas