Sem categoria

Prefeitura de Catalão inaugura Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Spread the love

ceu

CEU é um equipamento público composto por biblioteca, telecentro com 13 computadores, cineteatro, pista de skate, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, entre outros espaços

O prefeito Jardel Sebba (PSDB) inaugurou nessa sexta-feira, 29, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) “Professor Francisco Netto de Campos”. O CEU é uma obra do governo federal, de iniciativa dos Ministérios da Cultura, Esportes, Justiça, Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com contrapartida do município. É um equipamento público de excelência que reúne em um mesmo espaço ações de educação, cultura, lazer, formação técnica e acesso às Políticas Públicas, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A solenidade foi acompanhada por secretários municipais, vereadores e populares, além dos deputados estaduais Gustavo Sebba (PSDB) e Jean Carlo (PHS) e do superintendente de Negócios de Governo e Judiciário Sul de Goiás/ Caixa Econômica Federal, Wellerson Ferreira Mello. A família do homenageado “Francisco de Netto de Campos” também esteve presente no evento.

O CEU é mantido pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Promoção e Ação Social e Secretaria de Esportes e Lazer. “É mais uma parceria importante que fizemos na nossa gestão, em parceria com o governo federal, por meio da Caixa. No Brasil existem 5.570 municípios e apenas 357, segundo a Caixa, têm ou terão espaços como o que estamos inaugurando aqui em Catalão. O CEU integrará em um mesmo local, programas e ações culturais, esportivas e de lazer, além de proporcionar formação e qualificação também para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. É um leque de atividades importantes para toda a comunidade aqui atendida”, destacou o prefeito.

O equipamento público é composto por biblioteca, com mais de 2.500 acervos disponíveis para pesquisa e empréstimos para a comunidade cadastrada; telecentro, com 13 computadores disponíveis para cursos em EAD (Ensino à Distância), mini cursos livres, oficinas, pesquisa escolar e acesso gratuito a internet banda larga; cineteatro climatizado, com capacidade para 100 pessoas, equipado com Iluminação cênica, sonorização, e um mobiliário removível, transformando o local em um grande salão de danças e possibilitando o uso para outras finalidades.

Na parte esportiva, o CEU das Artes conta com equipamentos de ginástica; pista de skate; quadra poliesportiva coberta; mesas de xadrez; pista de caminhada e salas multiusos, que servirão para cursos, reuniões, etc. “O espaço já estava sendo utilizado pela comunidade aqui do Jardim Imperial e dos outros dez bairros que ficam nesta área. A partir de agora, vamos incrementar as atividades ofertadas, com uma programação esportiva diversificada, com projetos de futebol, futsal, vôlei, handebol, capoeira, e atividades de formação e culturais”, comemorou Alan Patrick, diretor do CEU.

A Prefeitura de Catalão será responsável pela parte operacional e administrativa da instituição, devendo utilizar e manter o CEU de acordo com o Plano de Gestão criado pelo governo federal. Para garantir a sustentabilidade do projeto, será formando, através da Mobilização Social (sete oficinas), o grupo gestor, responsável em acompanhar programação, regras de uso do equipamento e buscar parcerias com empresas e comunidade. O grupo gestor será formado por governo municipal (Secretarias de Ação Social, Esportes e Educação); sociedade civil (instituições filantrópicas e aquelas que atuam no ramo sociocultural) e comunidade (moradores do entorno do CEU).

O CEU está localizado no Parque Imperial atendendo diversos bairros. As atividades são abertas à comunidade em geral, que deverão fazer o cadastro da instituição, conforme o cronograma dos espaços disponibilizados.

A programação de inauguração do CEU contou com visita dirigidas das escolas, exposição de artes, apresentações de capoeira, teatro, dança e contação de história e números musicais. Houve ainda atendimentos da UBS MÓIVEL e oficinas de sustentabilidade e doação de mudas com o ônibus Pequizão, da Secretaria de Meio Ambiente.

ASCOM / Prefeitura