Sem categoria

Audiência Pública para debater a UFCat

Spread the love

daniel

A Câmara dos Deputados promove nesta sexta-feira, 1º de julho, audiência pública para debater a criação da Universidade Federal de Catalão (UFCat), por meio do desmembramento do câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG) no município.

O evento será realizado a partir das 9 horas, no Campus I da UFG em Catalão, que fica na Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, nº 1120, Setor Universitário.A Audiência deverá reunir membros da comunidade acadêmica, lideranças do setor produtivo e da sociedade civil organizada.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Daniel Vilela (PMDB), que foi relator da matéria na Comissão de Educação da Câmara e autor de indicação ao governo federal solicitando o desmembramento em universidades autônomas dos campi da UFG de Jataí e Catalão.

A Comissão de Educação da Câmara aprovou no dia 15 de junho os pareceres do deputado goiano favoráveis à aprovação dos projetos de lei que criam as instituições (PLs 5.271/16 e 5.275/16).

O peemedebista também conseguiu aprovar requerimento para que as matérias tramitem em regime de urgência na Casa.

Daniel Vilela avalia que o desmembramento é uma oportunidade de fortalecer o ensino superior na Região Sudeste. “Uma universidade federal autônoma garante maior afinidade da academia com o município e facilita a tomada de decisões e a estruturação de projetos voltados para atender as demandas de desenvolvimento econômico e social da região”, afirma o deputado.

A Câmara dos Deputados realizou no dia 13 de junho audiência pública semelhante em Jataí, ocasião em que o desmembramento da UFG no município recebeu amplo apoio da sociedade civil organizada e comunidade acadêmica, incluindo o reitor da UFG, Orlando Amaral. Caso o projeto seja aprovado pelo Congresso, o Ministério da Educação vai designar uma instituição tutora para acompanhar o processo. A perspectiva é de que seja a própria UFG.

A regional da UFG de Catalão tem 33 anos e conta atualmente com 26 cursos de graduação, quatro de mestrado e 20 especializações. Sua comunidade acadêmica soma mais de 4 mil pessoas.

Fonte: Ascom – Deputado Federal Daniel Vilela (PMDB-GO)