Sem categoria

Goiana é uma das dez mais importantes personalidades na ciência em 2017

Spread the love

Amigos e amigas do Blog, hoje quero falar sobre a pesquisadora Drº Celina Turchi, da Fiocruz de Pernambuco, ela foi recentemente eleita uma das dez personalidades do ano na ciência pela importante revista britânica Nature.
O reconhecimento se deu por seu trabalho para o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a microcefalia em bebês.

_ufg0446zika

Foto: ASCOM UFG

A importante revista, de renome mundial, disse que Turchi integrou uma rede de epidemiologistas, pediatras, neurologistas e biólogos que levou a resultados “formidáveis”.
Vale lembrar que quando a professora Celina Turchi e seus colegas começaram suas pesquisas, o conhecimento sobre o zika vírus era extremamente limitado.
Agora prestem atenção leitores, ela é goiana, graduada em Medicina pela Universidade Federal da Goiás (UFG), onde foi professora até se aposentar, possui mestrado em epidemiologia pela London School, da Inglaterra e doutorado pelo Departamento de Medicina Preventiva da USP.
Pesquisadora e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, atua como Pesquisadora no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães – da Universidade Federal de Pernambuco Fiocruz (PE). Também tem varias passagens por universidades como a Oxford e London Scholl.
Sobre o reconhecimento ela disse:

“Nem em meu maior pesadelo como epidemiologista eu havia imaginado uma epidemia de microcefalia neonatal”, disse Celina à Nature. “Quando começamos, não havia nenhum livro a seguir”.

Em relação a integrar a lista das 10 personalidades do ano da Nature, Celina encara como um reconhecimento do trabalho de um grupo e não apenas dela.

“Estou grata e entendo que esse foi o reconhecimento de um trabalho coletivo, não só de nós pesquisadores, mas por todos profissionais de saúde envolvidos. Foi fruto também da oportunidade de poder contar com grupos experientes e qualificados de laboratório, clínica, neurologia e com apoio da instituição”, declarou Celina.

“Os cientistas da lista de 2016 da Nature são um grupo diverso, mas todos eles desempenharam papéis importantes em grandes eventos científicos neste ano, com o potencial de levar a mudanças em escala global”, disse Richard Monastersky, um dos editores da Nature.
Pois bem, Celina Turqui é mais um exemplo da importância de investimentos públicos nas universidades públicas e como elas produzem conhecimento importantes para o nosso povo, nesse caso, deve –se a ela e a seu grupo de professores cientistas importante descobrimento da relação entre o vírus Zika e a microcefalia que infelizmente vitimou centenas de bebês em nosso país.
Pense nisso,
De Catalão, em Goiás, professor Mamede Leão.