Sem categoria

Fica cada vez mais distante o sonho de um Credeq em Catalão

Spread the love

Frustração-225x300

No início de janeiro de 2013 foram iniciadas as obras do 1º Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) em Goiás. A cidade contemplada foi Aparecida de Goiânia e atualmente já tem 20% do total do projeto concluído.

O valor dessa unidade está estimado em R$ 19,8 milhões e os recursos provem do Tesouro Estadual. A expectativa é de que sejam construídos mais quatro Credeqs em regiões estratégicas do Estado e Catalão não faz parte do projeto do Governo.

Outros quatro Credeq’s aguardam ordem de serviço para início das obras, sendo eles os de Caldas Novas, Goianésia, Quirinópolis e Morrinhos. Cada unidade terá 90 vagas.

De acordo com o Governo do Estado a Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas) deu início às obras de construção de mais um Credeq, desta vez na cidade de Morrinhos, que está com os serviços em fase de movimento de terra. Este Credeq está orçado em R$ 20.8 milhões e possui área a ser construída de 10 mil metros quadrados. Esta obra já possui fundação e no momento, estão em execução os serviços de estrutura, alvenaria e cobertura. A previsão de entrega está prevista para 2014.

Em Catalão, a vereadora Regina Félix (PSDB) é quem mais luta para a instalação de uma unidade de atendimento do gênero na cidade. A parlamentar constantemente levanta o assunto no plenário da Câmara [por enquanto de recesso] e aonde quer que vá. A decisão do Governo Estadual de não constar Catalão nos projetos de construção dos Credeq’s em Goías, seguramente, deve frustrar Regina que sempre confiante na vinda do beneficio para a cidade, agora vê seu sonho ainda mais distante e sem luneta para avistá-lo de tão longe que agora está.

Concepção

O Centro, que vem para atender uma demanda antiga no Estado de Goiás, prevê uma estrutura dividida em três núcleos de atendimento separados por faixa etária (infantil, adolescente e adulto). Além disso, também haverá um centro de atenção psicossocial, casa de desintoxicação com sala de reanimação, casa de acolhimento transitório com cultivo de hortas e outras atividades ocupacionais. Ambas as casas ainda serão compostas com 12 leitos.

Toda concepção prevê extensa área verde, esportiva, e também áreas para lazer e recreação. Uma biblioteca e praças de convivência também serão montadas. O objetivo é fazer com que os internos sejam acolhidos em um ambiente confortável e arejado, tudo para se sintam em casa.

Para compor o projeto, a equipe técnica do governo visitou diversas unidades de tratamento para dependentes em todo país. Com isso, foi considerada a demanda individual do paciente, podendo permanecer em tratamento de um a três meses, a conciliação de tratamento químico com terapias, e o atendimento rápido e eficiente.

 

Por: Gustavo Vieira com informações do site Marconi/equipe

One thought on “Fica cada vez mais distante o sonho de um Credeq em Catalão

  • Augusto

    Uma instituição deste porte é um pesadelo em termos de administração, Mamede e isto, por vários motivos:

    Primeiro:se for atender quem queria terá um alcance limitado em termos de eleitorado, pois que a maioria dos eleitores querem é uma unidade que interne contra a vontade (internação involuntária);

    Segundo: a mão de obra de nível médio para atender esta população simplesmente não existe. Existem profissionais de nível terciário que tem formação para pensar um projeto deste porte mas estes não ficarão as noites, feriados e fins de semana na instituição.

    Terceiro: desconheço qualquer relato de instituição neste formato no mundo. O governo federal tem um projeto de casa de acolhida provisória voluntária para adultos, outro para adolescentes e deixa claro com isto o que pensa. Se funcionar, Goiás vai ensinar alguma coisa para o Brasil se não funcionar, teremos que ser mais humildes e discutir mais nossos projetos antes de gastarmos dinheiro com eles.

    Acompanho a história dos CREDEQs desde que foram anunciados e fico feliz que saiam do discurso e do papel, mas não tenho certeza que são uma boa política para a questão.

    Como você fala nos seus vídeos, “quem viver verá”.

Fechado para comentários.