Sem categoria

Tradicionais festas de roça não mais serão realizadas no município de Catalão

Spread the love

201212080131310000004898

Os paroquianos da Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus (Nova Matriz) optaram recentemente por cessar as festas de roça que realizam em quatro comunidades rurais do município, sendo Custódia, Morro Agudo, Tambiocó e Cisterna. A ação teria sido motivada para que não haja a comercialização de bebidas alcoólicas, nos encontros religiosos que serão continuados.

O assunto tem gerado muita discussão no meio popular e muitos dizem não ser a favor da decisão, uma vez que esses eventos que são tradicionais envolvem mutuamente o interesse econômico e religioso.

O sacerdote encarregado da direção espiritual e da administração da Paróquia N.S.M.D, Frei Edgar Alves, declarou que a questão vem sendo estudada desde 2011 pela Diocese de Ipameri, para que seja evitado nesses locais todos os conhecidos transtornos causados pelo uso da bebida alcoólica.

“Só agora optamos por colocar em prática esse interesse. Cinco motivos especiais nos levaram a tomar essa medida. E são eles: o segmento a Jesus, a coerência entre a fé e a vida, a obediência à ordem da Diocese, a priorização dos dízimos e ofertas e a prevenção dos acidentes de trânsito, bem como brigas, tumultos e todos os desconfortos gerado pelo consumo da bebida. Vamos priorizar a fé a tradição” explicou.

Sobre o possível prejuízo financeiro às comunidades Frei Edgar contou que os encontros religiosos vão continuar, mas apenas com o terços e missas e que os dízimos e ofertas serão o suficiente para suprir as necessidades do povoado e da igreja. “Todos estão convidados a participar, tanto os moradores das comunidades rurais quanto da cidade,” acrescentou Frei Edgar.

Já a Paróquia São Francisco de Assis que realiza encontros somente na área urbana do município também optou por seguir o mesmo exemplo, e não pretende comercializar bebidas alcoólicas em seus eventos.

 

Por: Gustavo Vieira 

One thought on “Tradicionais festas de roça não mais serão realizadas no município de Catalão

  • Daniel do floresta

    Iremos fazer dois dias de festa no morro agudo, fora da igreja, toda renda será destinada a reformas de casa da comunidade, vamos ver no que vai dar contamos com apoio de todos qualquer duvida falar com Luiz, Jones, e outros

Fechado para comentários.