Sem categoria

Emater oferece curso de inseminação artificial para os produtores rurais de Ouvidor

Spread the love

10373841_745481222169373_2202402764928474149_n

Durante toda esta semana a Emater (Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário), em pareceria com a Prefeitura de Ouvidor, através da secretaria municipal da Agricultura, promoveu o curso de Inseminação Artificial de Bovinos para os produtores rurais daquela região.

O curso foi ministrado pelos técnicos da instituição e aconteceu devido à demanda dos produtores de leite do município, que necessitam fazer o melhoramento genético de seu rebanho.

Durante o curso, os participantes tiveram aulas teóricas sobre nutrição, sanidade, manejo e técnicas de Inseminação Artificial. A parte prática também foi tratada e os produtores puderam melhoras suas técnicas na lida com o gado.

Para a Emater os produtores que participaram do curso irão atuar depois como multiplicadores do projeto nas pequenas propriedades da agricultura familiar organizada, que desenvolvam atividades da pecuária leiteira.

O intuito do projeto é implantar as práticas de inseminação artificial, criando assim, perspectivas de melhorar o padrão genético do rebanho existente e aumento na produção de leite por animal e por hectare.

Depois de capacitados, eles compram doses de sêmen de touros com alto padrão genético, que ficam armazenados em um bujão até a época da inseminação artificial. O processo é todo feito pelos produtores, como determina o programa.

A Emater deve dar continuidade à capacitação no município em outras visitas, em datas ainda não divulgadas. Interessados em participar dos cursos devem buscar mais informações na secretaria municipal da Agricultura de Ouvidor, pelo telefone (64 – 3478 1585) ou na Rua Joaquim da Silva Ribeiro, nº 215, Centro.

 

Por: Gustavo Vieira com informações da Emater/Foto: reprodução