Categories: Sem categoria

Dilma denuncia golpe em curso e reitera: “Jamais renunciarei”

Spread the love

A presidenta Dilma Rousseff fez, nesta terça (22), mais um discurso duro contra a ruptura democrática em curso no país. “Denuncio aqui a estratégia do quanto pior, melhor, que parte das oposições assumiu desde o início do meu segundo mandato. Essa estratégia vem sendo uma ação sistemática, antirrepublicana e antidemocrática, que se manifesta em pautas-bomba e na busca de argumentos falsos e inconsistentes para retirar o mandato outorgado a mim pelo povo brasileiro”, afirmou.

Em discurso realizado durante o Encontro com Juristas pela Legalidade e Defesa da Democracia, Dilma citou Leonel Brizola e a campanha pela legalidade. “Jamais imaginei voltar ao momento em que se fizesse necessário mobilizar a sociedade em torno de uma nova campanha pela legalidade, como estamos fazendo hoje”, declarou.

“Que fique claro. Me sobram energia, disposição e respeito à democracia para fazer o enfrentamento necessário à conjuração contra a estabilidade democrática”, afirmou a presidenta.

De acordo com ela, “não cabem meias palavras” para classificar o que está acontecendo no país. “O que está em curso é um golpe contra a democracia. Jamais renunciarei. Pode se descrever um golpe de Estado com muitos nomes, mas ele sempre será o que é: a ruptura da legalidade, atentado à democracia”, enfatizou Dilma no evento.

“Não importa se a arma do golpe é um fuzil, uma vingança ou a vontade política de alguns de chegar mais rápido ao poder. Esse tipo de sinônimo, esse tipo de uso inadequado de palavras é o mesmo que usavam contra nós na época da ditadura para dizer que não existia preso político no Brasil quando a gente vivia dentro das cadeias espalhadas pelo país”, complementou a presidenta.

Dilma disse que “todos sabemos que nossa Constituição prevê o impeachment como instrumento” para afastar o presidente. “Nós estamos num regime presidencialista. E um impeachment só pode se dar por um crime de responsabilidade claramente demonstrado, com provas inquestionáveis. Na falta dessas provas, o afastamento da presidente torna-se ele próprio um crime contra a democracia.”

Diante de vários juristas que foram se colocar ao lado da democracia nesta terça, Dilma afirmou: “Este ato demonstra o grande compromisso na defesa do Estado Democrático de Direito, que está disseminado em todos os estados do país. Os cidadãos têm plena consciência dos riscos de ruptura democrática”.

“Dirijo-me a vocês com a consciência tranquila de que não cometi qualquer ato que possa caracterizar qualquer ato de responsabilidade. Dirijo-me com a certeza de ter buscado assegurar que a inclusão social conquistada nos últimos anos seja mantida, garantida e expandida”, afirmou.

Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

Prefeito Adib Elias Divulga Pesquisa Falsa Em Seu Programa De Rádio

Gente boa do Blog, o prefeito de Catalão, Adib Elias, conhecido por se utilizar diariamente…

11 horas ago

STF recebe queixa-crime de Jair Bolsonaro contra André Janones por crime de injúria

STF recebe queixa-crime de Jair Bolsonaro contra André Janones por crime de injúria Para a…

12 horas ago

STF decide nesta terça se abre ação penal contra acusados do caso Marielle

STF decide nesta terça se abre ação penal contra acusados do caso Marielle Primeira Turma…

12 horas ago

Conservadorismo da CBF alimenta polêmica sobre comportamento dos jogadores

Conservadorismo da CBF alimenta polêmica sobre comportamento dos jogadores   Entidade emite nota oficial e…

12 horas ago

Direita perde o debate e “PL dos estupradores” pode sair da pauta

Direita perde o debate e “PL dos estupradores” pode sair da pauta   Monitoramento revela…

12 horas ago