Categories: Sem categoria

Produtores já começam o preparo do solo

Spread the love

Às vésperas do período chuvoso em Goiás, os produtores rurais das mais diversas culturas da região Sudeste do estado começam a preparar a terra para o plantio. Muitos ruralistas, por iniciativa própria, já iniciaram o corte de terra, como é chamado o preparo do solo para receber as sementes.
As cultivares mais comuns nesse período do ano em praticamente todo o Centro-Oeste brasileiro são: algodão, amendoim, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho, soja e trigo; entre outros. Geralmente esses produtos são plantados nos últimos meses do ano para serem colhidos no início do ano seguinte.
O vem preocupando e muito o homem do campo é a baixa incidência de chuva até o momento, situação diferente do mesmo período do ano anterior quando vários produtores já haviam iniciado o plantio devido o início das chuvas. Muito além de alivia o calor, ela molha a terra seca e faz florescer as plantas. Na agricultura, é essencial porque as sementes necessitam de água para germinar. Todavia, a chuva precisa cair no período certo e em quantidade adequada, pois, na lavoura, tudo é programado conforme as quatro estações do ano. Qualquer atraso ou prolongamento de seca ou chuva pode estragar os planos dos agricultores.
Goiás está entre as dez maiores economias brasileiras e mesmo com a existência de pessimismo para os próximos resultados agrícolas do estado, a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, estima aumento de 1,9% na produção de grãos em Goiás.
Os números poderiam ser melhores se a previsão da quantidade de chuvas fosse otimista. Em Goiás, o inverno seguiu um comportamento de chuvas típico da estação, com alguns episódios isolados, e padrão seco prevalecendo. Analisando o período isoladamente, o clima neste inverno, de modo geral, favoreceu as culturas agrícolas da parte central do país. Definidas as condições do inverno, as expectativas se voltam para a primavera, que chega sob uma condição de relativa neutralidade, na transição climática relacionada ao comportamento dos oceanos.
Para o Centro-Oeste do Brasil, em especial Mato Grosso e Goiás, as condições climáticas não devem favorecer os agricultores que procuram realizar o plantio de soja, por exemplo, logo nos primeiros dias, após o término do vazio sanitário, para garantir uma janela mais ampla para a semeadura de uma segunda safra de milho.
De acordo com os especialistas do campo, o risco está associado a um possível atraso no plantio, já que o mês de setembro e o começo de outubro dever ser seco e quente. A tendência é que as chuvas sejam mais regulares somente a partir da segunda quinzena de outubro, sendo que a normalização da frequência e a recomposição hídrica do solo só devem ocorrer no decorrer de novembro.
Por: Gustavo Vieira com informações do site Ruralbr/Imagem: ilustriva
Blog do Mamede

Recent Posts

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE ABORDAGENS DE TRÂNSITO

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE…

19 horas ago

Vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio

Gente boa do Blog, vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio,…

19 horas ago

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países Manifestações em defesa…

19 horas ago

Corta Que Refresca!

Gente boa do Blog, na manhã de hoje ganhei do camarada Iran Porto essa linda…

19 horas ago