Categories: Sem categoria

Cuba persiste no caráter socialista de sua Revolução

Spread the love

Cuba persiste em manter o caráter socialista de sua Revolução realizada a 54 anos e de manter empenhado um socialismo próspero e sustentável.

Com um modelo econômico e social que se atualiza, Cuba executa um processo no qual participa toda a sociedade e para o que se implementam novas formas de produção e novas regulamentações que possibilitem o desenvolvimento.

Esta nação não esquece os acontecimentos que marcaram a história. No sábado, 15 de abril de 1961, aviões inimigos camuflados com insígnias das Forças Armadas Revolucionárias bombardearam o aeroporto de Cidade Libertad (na capital), a base aérea de San Antonio de los Baños, no sudeste, e o aeródromo da cidade de Santiago de Cuba.

Os ataques das aeronaves constituíram um degrau superior das ações hostis que o governo de Washington tinha organizado e financiado com o objetivo declarado de eliminar a Revolução.

As agressões planificadas desde solo norte-americano tinham incluído a explosão do barco mercante La Coubre no ano anterior, a queima de canaviais, ataques piratas com lanchas a povoados no litoral cubano, atentados contra instalações governamentais e sociais, o qual provocou a morte de inumeras pessoas.

Até esse momento, o governo cubano ditou importantes leis, entre elas a da Reforma Agrária, ao mesmo tempo em que um verdadeiro exército de jovens e adolescentes ensinava a ler e a escrever aos iletrados, inclusive nos lugares mais longínquos da ilha.

Em 16 de abril, durante o enterro dos mortos durante os bombardeios do dia anterior, o povo mobilizou-se nas proximidades do cemitério de Colón. Bandeiras foram penduradas e delas caíam flores.

O líder da Revolução, Fidel Castro, definia que “esta é a Revolução socialista e democrática dos humildes, com os humildes e para os humildes”.

“E por esta Revolução dos humildes, pelos humildes e para os humildes, estamos dispostos a dar a vida”, sentenciou.

Em alusão ao governo de Washington o líder expressou: “Isso é o que não podem nos perdoar. Que estejamos aí em seus narizes e que tenhamos feito uma Revolução socialista nos próprios narizes dos Estados Unidos!”.

Dessa forma, a Revolução cubana declarava ao mundo, e a Washington, seu caráter socialista, horas antes de que uma invasão organizada pela administração estadunidense chegasse às areias da Praia Girón (Bahia de Cochinos), na ocidental província de Matanzas.

A administração estadunidense quis entorpecer a marcha pacífica da nação cubana e destruir os recursos econômicos de seu povo e as vidas de seus cidadãos.

“Estes fatos vão ensinar-nos, estes fatos dolorosos vão ilustrar-nos e vão mostrar-nos, quiçá com mais clareza que qualquer outro dos ocorridos até hoje, o que é o imperialismo”, afirmou.

A imagem dos fuzis ao alto nas mãos de homens e mulheres imortalizou o total respaldo ao movimento que tomaria a dianteira no processo revolucionário que continua hoje na ilha caribenha.

Fonte: Prensa Latina

Blog do Mamede

Recent Posts

Relembrar é Conhecer: veja mais uma mentira do prefeito de Catalão

Gente boa do Blog, relembrar é conhecer: veja mais uma mentira do prefeito de Catalão,…

22 horas ago

Clube do Povo: Por Professor Júlio Paschoal

Clube do Povo Uma bela obra construída por Haley Margon Vaz, quando prefeito, dotada de…

22 horas ago

Prefeito de Catalão Manda Recado Para Moradores do Bairro Jardim do Lago

Gente boa do Blog, após abandonar o bairro Portal do Lago e dizer que a…

22 horas ago

Eleições 2024: você sabe ver se o seu título de eleitor está regular?

Eleições 2024: você sabe ver se o seu título de eleitor está regular? Regularização do…

22 horas ago