Categories: Sem categoria

Catalão realiza no sábado o dia D de vacinação contra gripe

Spread the love

As Prefeituras Municipais de todo o país, por meio da Secretaria da Saúde de seu Estado, se mobilizam para a Campanha Sazonal contra os contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B.

Podem ser vacinadas as pessoas acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que deram a luz em até 45 dias (puérperas), crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos e profissionais da saúde.

O dia “D” da campanha será no dia 09 de maio – próximo sábado. “A população que se enquadra nos parâmetros preestabelecidos pode procurar qualquer unidade de saúde no dia  para colocar seu cartão em dias. Porém, nos dias comuns em que a campanha se seguirá, a população deve procurar a unidade de saúde que é responsável pelo bairro em que reside”, contou Luciana Martins, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, a doença atinge entre 10 e 20% da população do planeta – cerca de 600 milhões de pessoas. Estima-se que entre 250 mil e 500 mil pessoas morrem por ano por complicações da gripe não tratada.

Alguns estudos demonstraram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% o da mortalidade global.

Restrições à vacina

As únicas contraindicações à vacina da gripe são a alergia aos seus componentes, principalmente a proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia.

Recomenda-se que quem estiver gripado, apresente estado febril ou sintomas de dengue, espere melhorar para depois se vacinar. A vacina deve ser tomada todos os anos.

Período estratégico

Segundo o Ministério da Saúde, a escolha pelo outono para realização da campanha é estratégica. Isso porque a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção, e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação dele.

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE ABORDAGENS DE TRÂNSITO

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE…

24 horas ago

Vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio

Gente boa do Blog, vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio,…

24 horas ago

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países Manifestações em defesa…

24 horas ago

Corta Que Refresca!

Gente boa do Blog, na manhã de hoje ganhei do camarada Iran Porto essa linda…

24 horas ago