Categories: Sem categoria

Câmara de Vereadores, o circo continua….

Spread the love

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 28, a 20ª sessão ordinária do ano, a quinta e última do mês de maio, na Câmara Municipal. Muito diferente do encontro anterior, onde a desordem imperou e o instinto primitivo se aflorou através de bate boca, ofensas e outras coisas mais entre os representantes do povo, esta foi bem mais tranquila e com um pouquinho de destempero, mas nada que prejudicasse o bom andamento da reunião que teve apenas requerimentos e nenhum projeto.

Não diferente de três ou quatro assembleias anteriores, talvez cinco, a oposição foi a culpada por tumultuar os trabalhos do Legislativo segundo Juarez Rodovalho, presidente da Câmara. Consultado pela reportagem, Jurandir Antônio (PMDB), ex-líder da oposição, disse que a presidência é que não tem dado o direito dos edis se pronunciarem no plenário por simples arbitrariedade e falta compreensão, e que seria esse o alvo das diferenças. Juarez contou não concordar com isso: “Não é verdade, eu estou seguindo o regimento interno e dou espaço para falarem dentro do que todos merecem e nada mais que isso. Aí vem vereador pedir para falar só para causar desordem e eu não vou permitir isso, eles estão sendo avisados”. Esse desentendimento fez com que a oposição abandonasse duas sessões.

Para não bastar os encontros seguintes devem prometer ainda mais. É que tanto os representantes governistas e os oposicionistas  criaram Comissões Especiais de Inquérito (CEI), três de cada lado, para investigar supostos atos de corrupção. Haja CEIs para tanta coisa.

A situação quer investigar aparentes irregulares nas aplicações dos fundos de pensão do Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores de Catalão (Ipasc); prováveis atos de corrupção na gestão dos ex-presidente da Câmara, Deusmar Barbosa (PMDB), além da chamada Operação Ouro Negro – umbrático desvio de R$ 10 milhões de reais dos cofres da prefeitura quando Adib Elias (PMDB), agora deputado estadual, era prefeito de Catalão.

Já os oposicionistas vão apurar a utilização de recursos públicos aplicados na saúde, precisamente no Sistema Único de Saúde (SUS), na construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e quatro Unidades Básicas de Saúde (USB); a aparente inconsistência na coleta do lixo e a implementação de alguns benefícios como o sistema MacLix e Ecopontos, possíveis pagamentos muito acima do praticado no mercado, além da falta de transparência na compensação de medições e dos serviços referente ao lixo; e por último, a dispensa indevida de licitação no início do governo Sebba para a contratação de massa asfáltica e sua aplicação.

“Por isso e muito mais as sessões devem ser uma pior do que a outra daqui pra frente”, observou Juarez. Mesmo que abertas todas as CEIs ainda não têm membros (presidente, vogal e relator) indicados para compô-las, o que deve acontecer muito em breve.

Em protesto por não usar do direito da fala, assim reclamou o vereador Daniel do Floresta (PMDB), o legislador utilizou cartazes e algo parecido com um boneco feito de papelão para chamar a atenção do presidente e do público. Juarez disse entender ser aquilo nada mais que palhaçada vindo de um palhaço. Daniel assistiu a sessão junto com os espectadores.

Por: Gustavo Vieira/Imagem: ilustrativa/Foto: Facebook  

Blog do Mamede

Recent Posts

Relembrar é Conhecer: veja mais uma mentira do prefeito de Catalão

Gente boa do Blog, relembrar é conhecer: veja mais uma mentira do prefeito de Catalão,…

19 horas ago

Clube do Povo: Por Professor Júlio Paschoal

Clube do Povo Uma bela obra construída por Haley Margon Vaz, quando prefeito, dotada de…

19 horas ago

Prefeito de Catalão Manda Recado Para Moradores do Bairro Jardim do Lago

Gente boa do Blog, após abandonar o bairro Portal do Lago e dizer que a…

19 horas ago

Eleições 2024: você sabe ver se o seu título de eleitor está regular?

Eleições 2024: você sabe ver se o seu título de eleitor está regular? Regularização do…

19 horas ago