Categories: Sem categoria

Lula rebate “mania de invenção” da Folha

Spread the love

O Instituto Lula divulgou uma nota neste domingo (28) rebatendo reportagem da Folha de S. Paulo que informa que o ex-presidente teria conversado com membros do Tribunal de Contas da União (TCU) e “estimulado pessoalmente o responsável pela análise das contas do governo Dilma Rousseff a contestar as chamadas “pedaladas fiscais”.

A publicação se referia ao ministro José Múcio Monteiro, de quem Lula seria “próximo”, de acordo com o jornal. A nota divulgada pela assessoria de imprensa do instituto critica a “estranha mania” do jornal de, “sem nenhuma procuração ou comprovação, atribuir declarações ao ex-presidente a partir de fontes anônimas”.

O texto informa ter respondido à solicitação da reportagem na última sexta-feira (26) em relação ao asunto, mas que esta não foi publicada junto à matéria. O jornal teria insistido na “invenção”, acrescenta o comunicado. Neste domingo, a ombudsman da Folha, Vera Guimarães Martins, apontou erro grave do jornal em relação a Lula esta semana, no caso relacionado ao habeas corpus.

Leia abaixo a íntegra da nota do Instituto Lula:

NOTA À IMPRENSA
“Se Lula quisesse falar com a Folha de S. Paulo, falaria com a Folha de S. Paulo”

São Paulo, 28 de junho de 2015,

Assim como algumas pessoas são maníacas por impetrar Habeas Corpus à revelia e contra a vontade das pessoas, a Folha de S.Paulo tem a estranha mania de sem nenhuma procuração ou comprovação, atribuir declarações ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir de fontes anônimas.

O jornal nos procurou na sexta-feira (26) com uma informação incorreta. Respondemos que se tratava de invenção e de que “o ex-presidente repudia e lamenta a reiterada prática do jornal Folha de S. Paulo de lhe atribuir afirmações a partir de supostas fontes anônimas, dando guarida e publicidade a todo o tipo de especulação”. Mesmo assim a matéria foi publicada com destaque na capa.

Na matéria a Folha não coloca a nossa resposta de que se trata de uma invenção, logo, publicamos aqui a troca de e-mails entre a assessoria de imprensa do Instituto Lula e o jornal.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

Abaixo resposta para a Folha de S.Paulo:

Cara,
Segue nossa resposta:
Parece que todo o sábado o jornal Folha de S. Paulo reserva espaço para atribuir alguma fala ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Semana passada fizeram isso. Fazem novamente esta semana. O ex-presidente repudia e lamenta a reiterada prática do jornal Folha de S. Paulo de lhe atribuir afirmações a partir de supostas fontes anônimas, dando guarida e publicidade a todo o tipo de especulação. Se o ex-presidente quisesse falar com a Folha de S. Paulo, falaria com a Folha de S. Paulo. Esta afirmação é uma invencionice do jornal ou da sua fonte anônima.

Abaixo o email enviado pela Folha de S.Paulo:

Caros,
Estamos fazendo uma matéria sobre uma conversa do ex-presidente Lula com o ministro do TCU José Múcio Monteiro, em que o ministro falou da possibilidade de o órgão rejeitar as contas de 2014 do governo Dilma. Segundo relatos, Lula disse achar razoável o órgão pedir explicações sobre as chamadas “pedaladas fiscais” e disse que isso “daria um susto” na presidente.
Gostaria de saber se o Instituto Lula quer se posicionar sobre o assunto.

Fonte: Brasil 247

Blog do Mamede

Recent Posts

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE ABORDAGENS DE TRÂNSITO

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE…

10 horas ago

Vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio

Gente boa do Blog, vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio,…

10 horas ago

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países Manifestações em defesa…

10 horas ago

Corta Que Refresca!

Gente boa do Blog, na manhã de hoje ganhei do camarada Iran Porto essa linda…

10 horas ago