Categories: Sem categoria

Morador reclama de duplicidade na cobrança de água

Spread the love

Você já chegou a pagar uma conta de telefone, água ou de internet, por exemplo, e algum tempo depois, a mesma conta chega sendo cobrada outra vez? É exatamente isso o que vem acontecendo em Catalão, principalmente no que diz respeito a conta de água.

Se isso já te aconteceu, certamente você não é o único. As empresas de serviços, muitas vezes, e não se sabe ao certo por qual motivo, envia cobrança em duplicidade e isso causa enorme preocupação. É ou não é?

Adalberto Viana de Souza, morador da Vila Mutirão, procurou a reportagem para saber o que fazer tendo ele pago dois boletos com vencimento para julho. O curioso nessa situação é que a data limite para quitação dos boletos é diferente nos dois casos. “Só quero saber o que posso fazer agora. Acho que como o erro foi deles, devo ter direito ao reembolso ou desconto do valor pago na próxima conta. É sério isso, né?”, indagou o homem.

O senhor Adalberto e milhares de outros que também passam ou passaram por isso podem ficar tranquilos. É que o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz: “O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.

A lei sustenta ainda que para haver o direito à devolução em dobro, não basta que o consumidor tenha sido apenas cobrado de forma errônea: é necessário ter havido exigência indevida do pagamento por parte da empresa ou ter ocorrido o pagamento efetivo dos valores pelo consumidor – condição essa do senhor Adalberto.

A diretora de Relações Públicas da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE), Fernanda Carl, explicou que está havendo no município parametrização do sistema de cobrança de alguns bairros, e que isso poderia explicar o que vem ocorrendo com muitos cidadãos. “Havendo duplicidade na cobrança a gente reembolsa o consumidor sem nenhum problema. Agora, é preciso que ele venha aqui para podermos consultar mais detalhes de sua situação, porque pode ser que houve apenas mudança no período de cobrança”, contou.

Em sendo observado o direito o consumidor terá o prazo de até 30 dias corridos para disponibilizar o valor. O endereço da SAE é: Rua Vereador Kaveffes Abrão, 660, Setor Lago das Mansões. Para mais informações ligue 3442 6832.

Por: Gustavo Vieira 

Blog do Mamede

Recent Posts

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE ABORDAGENS DE TRÂNSITO

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE…

23 horas ago

Vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio

Gente boa do Blog, vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio,…

23 horas ago

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países Manifestações em defesa…

23 horas ago

Corta Que Refresca!

Gente boa do Blog, na manhã de hoje ganhei do camarada Iran Porto essa linda…

23 horas ago