Categories: Sem categoria

Denúncia de crime ambiental é apurada pelo Blog

Spread the love

A Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Catalão, dentre vários pontos de tratamento, coleta e preparo dos mais diversos resíduos contaminantes, especificamente, tem no Bairro Leblon, próximo ao Residencial Olinda, uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE).

O local, construído em 2011, serve para bombear o esgoto para a estação intermediária (na Rua Salustiano Oliveira da Paz – no Leblon) até chegar, por gravidade, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizado próximo ao DIMIC.

Por meio de reclamação popular de que poderia haver vazamento de esgoto no lugar e contaminação de uma Área de Preservação Permanente (APP) e uma nascente, além do mal cheiro possivelmente oriundo dali e que em determinados horários do dia se torna insuportável, a reportagem foi apurar o caso.

Fotos tiradas da estação e dos arredores dela mostram que em uma parte realmente existe vazamento de material contaminante, mas a quantidade não é o suficiente para chegar até a nascente formando pequenas poças nas limitações da APP. O forte odor realmente pode ser sentido a distância.

A diretora de Relações Públicas da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE), Fernanda Carl, juntamente com funcionários da autarquia e fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmac), todos, simultaneamente, chegaram à EEE no momento em que a situação era apurada pelo Blog.

Segundo Fernanda, o problema é recente e ocorreu por causa de pane elétrica no sistema que controla o bombeamento do esgoto. “Foi isso mesmo. As bombas pararam, creio que ontem ou anteontem, e o reservatório encheu, fazendo com o detrito fosse derramado em direção à mata. Deixo claro que o material não foi o suficiente para chegar até a nascente mais próxima e, segundo os agentes da Semmac, o fato não se configura crime ambiental mesmo tendo os resíduos escorrido para a APP”, contou.

Fernanda garantiu que o problema será resolvido ainda hoje, sanando com isso o desconforto do mal cheiro. Um caminhão-tanque “limpa fossa” foi acionada para retirar o material reservado até a solução definitiva da questão.

Os fiscais do Meio Ambiente não quiseram dar entrevista, mas disseram apenas que será levantado parecer técnico da situação para conclusão dos fatos.

Por: Gustavo Vieira 

Blog do Mamede

Recent Posts

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE ABORDAGENS DE TRÂNSITO

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE…

22 horas ago

Vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio

Gente boa do Blog, vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio,…

22 horas ago

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países Manifestações em defesa…

22 horas ago

Corta Que Refresca!

Gente boa do Blog, na manhã de hoje ganhei do camarada Iran Porto essa linda…

22 horas ago