Categories: Sem categoria

RESOLUÇÕES DA 1º CONVENÇÃO DO PSOL CATALÃO

Spread the love
Catalão, 08 de julho de 2015.
O PSOL núcleo de Catalão, na conformação da sua Comissão Provisória, aponta dez pontos de caracterização política e suas respectivas proposições para ação no próximo período, até aprofundamento dos debates em torno das eleições municipais de 2016 e a renovação da próxima Comissão Provisória que deve ocorrer no primeiro semestre do próximo ano. Os pontos apresentados almejam representar nosso acumulo de debate e de ação nos últimos anos enquanto agrupamento de esquerda no sudeste goiano.
1) O PSOL Catalão é solidário e apoia de forma irrestrita a luta dos trabalhadores e dos povos oprimidos em todos os quatro cantos do mundo. Enquanto agrupamento de esquerda somos uma pequena fração que impulsiona a luta de classes em escala internacional em prol de uma sociedade rumo ao socialismo. Não pagaremos pela crise econômica impulsionada pela ganância do patronato, dos especuladores financeiros e pelos governos aliados ao grande capital.
2) O PSOL Catalão é defensor da soberania nacional frente ao saque promovido pelas potências capitalistas, as grandes multinacionais e banqueiros. Defendemos que as riquezas minerais existentes nas terras catalanas pertençam ao povo brasileiro e que as mineradoras locais sejam estatizadas e gerenciadas sobre o controle popular. Defendemos que nossas riquezas hídricas no subsolo, nos rios, córregos e represamentos sejam preservadas e pertençam ao Estado brasileiro, assim como as hidrelétricas e o abastecimento de água a população.
3) O PSOL Catalão se coloca contra as privatizações e as várias facetas neoliberais que enxugam a máquina pública em benefício do setor privado. Dizemos não à privatização da SAE! Dizemos não à privatização da CELG Distribuidora! Dizemos não às terceirizações no serviço público e ao PL 4330 que legitima a terceirização plena na iniciativa privada! Dizemos não à privatização da força de trabalho na saúde e na educação pública através das OS’s! Dizemos não à privatização/concessão da infraestrutura logística do Brasil – rodovias, ferrovias, aeroportos e portos.
4) O PSOL Catalão defende o investimento massivo nos serviços públicos na saúde, educação, habitação, transporte público e outras áreas sociais. Para isso defendemos a auditória da dívida pública e o fim de seu pagamento, o combate à sonegação fiscal do grande empresariado, a taxação progressiva das grandes fortunas, e, o combate a corrupção – com prisão dos corruptores – na máquina pública nas três esferas do Estado: União, Estados e Munícipios.
5) O PSOL Catalão apoia e cerra fileiras nas lutas dos trabalhadores do serviço público, em defesa dos bens públicos, por melhores condições de trabalho e contra o arrocho salarial. Da mesma forma que apoiamos e estamos do lado das reivindicações dos trabalhadores da iniciativa privada na defesa de seus empregos e por salários dignos. Somos contra a Medida Provisória de Dilma que deseja implantar o Plano de Proteção do Emprego (PPE) que reduz salários e garante o lucro dos patrões, defendemos a redução da jornada de trabalho, sem redução de salários e direitos conquistados.
6) O PSOL Catalão apoia e se alia as lutas dos trabalhadores campesinos em defesa da reforma agrária e por políticas públicas que garantam o homem do campo na terra. Em Catalão estamos do lado dos ribeirinhos do Pari/Samambaia contra os reflexos da crise hídrica promovida pelos governantes, da mesma forma que estamos do lado do campesinato e dos pequenos agricultores na luta contra as agressões promovidas pelas multinacionais do minério que destroem seu meio de vida e de trabalho.
7) O PSOL Catalão está ao lado da juventude por mais direitos e contra a redução da maioridade penal. O PSOL Catalão defende o Estado laico e é composto por mulheres, negros, descendentes indígenas, gays, lésbicas entre outras minorias marginalizadas pelo capitalismo, sendo assim, estamos na luta contra qualquer forma de preconceito e opressão de classe, raça, gênero, orientação sexual e opção religiosa.
8) O PSOL Catalão se coloca na luta por uma sociedade socialista e sustentável, ambientalmente e socialmente. Estamos ao lado dos movimentos sociais contra a poluição de nosso lençol freático e de nosso ar, assim como a depredação de vários de nossos mananciais promovidas pela indústria do minério em nossa região. Somos opositores do latifúndio e de suas práticas que não preservam a fauna e flora, que poluem o solo e as águas com agrotóxicos, e, que destrói práticas sociais e culturais nas vivências de camponeses e pequenos agricultores que são expropriados de suas terras tradicionais.
9) O PSOL Catalão defende a unidade dos trabalhadores da cidade, do campo, da juventude e dos demais setores oprimidos pelo capitalismo na luta contra os reflexos da crise econômica e dos ajustes fiscais promovidos pelos governos de Dilma (PT/PMDB), Marconi Perillo (PSDB) e Jardel Sebba (PSDB). A proposta de Frente Única de esquerda, impulsionada pelo PSOL Catalão em conjunto com sindicatos e movimentos sociais, expressada no Bloco Alternativo, é um exemplo positivo que deve ser consolidado e expandido em âmbito estadual e nacional.
10) O PSOL Catalão é contra o financiamento privado de campanha e rechaça a falsa polarização das oligarquias locais do “Tempo Velho” (PMDB) e “Tempo Novo” (PSDB), que durante décadas governam Goiás e Catalão em benefício das elites e de seus agrupamentos. Também rechaçamos as alternativas oportunistas construídas no sindicalismo pelego da Força Sindical e de membros da burguesia local que desejam emergir frente ao desgaste da polarização. Nós, do PSOL Catalão, somos Oposição de Esquerda a Jardel e Adib, a Marconi e Iris, a Aécio e Dilma.
Os dez pontos apresentados não anulam a nossa defesa do programa nacional do PSOL. Como também não inviabiliza sua reformulação ou ampliação de acordo com os caminhos tomados pela luta de classe e das nossas deliberações a serem retiradas nos Congressos Estaduais e Nacional no segundo semestre deste ano.

CONVENÇÃO DO PSOL CATALÃO

Blog do Mamede

Recent Posts

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE ABORDAGENS DE TRÂNSITO

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE…

18 horas ago

Vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio

Gente boa do Blog, vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio,…

18 horas ago

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países Manifestações em defesa…

18 horas ago

Corta Que Refresca!

Gente boa do Blog, na manhã de hoje ganhei do camarada Iran Porto essa linda…

18 horas ago