Categories: Sem categoria

Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada em Catalão

Spread the love

Agosto é mês de incentivar o aleitamento materno em todo o mundo por meio de várias ações ao longo da primeira semana. Em Catalão, por exemplo, algumas mães se reuniram, ontem (03), no calçadão da represa do Clube do Povo para a “Hora do Mamaço”.

A programação serviu como forma de mostrar a importância de amamentar o bebê, impreterivelmente até os 6 meses, e profissionais de empresas particulares ligados a saúde, entre médicos, enfermeiros e voluntários, deram orientações para gestantes, mamães de primeira viagem, aquelas mais experientes e todos os que passavam praticando caminhadas e exercícios físicos em volta da represa.

Uma das responsáveis pelo encontro, Carolina de Resende Salviano contou que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, mais do que a prevenção obtida pela vacinação ou pelo saneamento básico, segundo a OMS. “Só que, de acordo com o Ministério da Saúde, através de um levantamento feito em 2008, foi observado que menos da metade das crianças (38%) no país estavam exclusivamente em aleitamento materno. Com o leite materno o bebê não precisa de mais nada é e preciso que todos tenham essa consciência”, alertou.

A pediatra e alergista, Juliana Lima Ribeiro, pontuou que os problemas pela falta da amamentação começam logo nas primeiras fases da vida, e com tendência a agravamento em algumas circunstâncias. “O leite materno é tudo que o bebê precisa para matar a sede e a fome, crescer e ficar protegido contra muitas doenças, especialmente as alergias, nos primeiros meses de vida.  E as vantagens não são apenas para os pequenos. A amamentação pode ter resultados benéficos para o corpo da mãe, após a gestação. Sem falar que o aleitamento estreita o laço entre a mulher e seu bebê. ”

As mamães Rafaela Neves e Deise de Lima consideraram de grande importância a atividade, vendo que a informação é indispensável no trato dos bebês recém-nascidos. “Aqui a gente aprendeu muito e o bom é ter contato com todas as mamães, o que é fundamental para entendermos mais sobre o assunto. Nós teremos, com isso, mais condições de cuidar dos nossos filhos”, disseram.

A programação segue até o próximo sábado com várias outras atividades. Mais informações ligue 3411 2211.

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

Deputado Gustavo Sebba Monta Novamente Barraca de Apoio aos Romeiros E Caminha ao Lado Deles

Gente boa do Blog, mais uma vez o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) monta barraca…

20 horas ago

PC do B e PV Vão De Velomar Rios Nessa Eleição E Tentam Barrar Candidatura do PT

Gente boa do Blog, os partidos PC do B e PV, componentes da Federação Partidária…

21 horas ago

Trabalho e Humildade Já São As Marcas De Elder Galdino e Marília Sebba

Gente boa do Blog, já está claro que em Catalão a disputa será polarizada entre…

21 horas ago

Conheça a Cidade Que Não Aparece na TV, Por Professor Júlio Paschoal

A Cidade que não aparece na TV, nas datas comemorativas. Na primeira foto está a…

21 horas ago