Categories: Sem categoria

E as CEIs da Câmara, será que vão terminar em pizza?

Spread the love

A reportagem procurou saber, antes de tudo, o que tem haver exatamente CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e pizza, e a conclusão é que a expressão “termina em pizza” começou no futebol e não na política, como muitos devem imaginar.

A história, de acordo com muitos noticiários, é que o dito popular surgiu na década de 60, depois de uma reunião do Palmeiras. O clube vivia uma crise e os dirigentes se reuniram para discutir o que fazer. Depois de 14 horas de discussões acaloradas, eles foram a uma pizzaria para continuar a discussão. E depois de vários chopes, vinhos… e pizzas, os desentendimentos sumiram e os dirigentes já eram amigos de novo! Tudo foi acompanhado de perto pelo jornalista Milton Peruzzi, que estampou na manchete da Gazeta Esportiva do dia seguinte: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. Pronto! Estava criado o bordão. (Fonte: Diário de Pernambuco)

Uma CPI serve, basicamente, para apurar supostas irregularidades com o erário público e é conduzida sempre pelo Poder Legislativo. O termo é mais apropriado para as esferas estadual e federal, sendo que no âmbito municipal melhor se aplica a sigla CEI, que significa Comissão Especial de Inquérito – os dois mecanismos têm o mesmo propósito que é investigar.

Na Câmara dos Vereadores de Catalão existem seis CEIs que foram abertas recentemente, e até agora não resolveram absolutamente nada. Pelo menos foi o que transpareceu o presidente da Casa, Juarez Rodovalho (DEM), quando questionado sobre como estão sendo conduzidas as comissões. “Todas já têm seus vogais, relatores e presidentes, mas foi bom você ter me perguntado porque vou ver com o jurídico da Câmara como andam as coisas. Obrigado por ter me lembrado“, respondeu o presidente de maneira espontânea.

Estranha ou não a resposta do democrata, com toda certeza o que o povo espera é que em pizza as investigações não terminem.

Relembre para que foram criadas as CEIs

A bancada governista quer saber das aparentes irregulares cometidas nas aplicações dos fundos de pensão do Ipasc (Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores de Catalão), essa protocolada no Legislativo Municipal em 30 de outubro de 2013; e ainda prováveis atos de corrupção na gestão dos ex-presidente da Câmara, Deusmar Barbosa (PMDB), e a Ouro Negro, umbrático desvio de R$ 10 milhões de reais dos cofres da prefeitura quando Adib Elias (PMDB), agora deputado estadual, era prefeito de Catalão.

Já os oposicionistas trabalham nas comissões “Jaleco Branco”, “Propina Verde” e “Dispensa Indevida de Licitações”, que tratam, respectivamente, da utilização de recursos públicos  na saúde e na construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e quatro Unidades Básicas de Saúde (USB); das aparentes inconsistência na coleta do lixo e a implementação de alguns benefícios como o sistema MacLix e Ecopontos, além da falta de transparência na compensação de medições dos serviços referente ao lixo; e por último, a dispensa indevida de licitação no início do mandato do prefeito Jardel Sebba (PSDB) para a contratação de massa asfáltica e sua aplicação.

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

Ouvidor: Mais Inquérito no Ministério Público Por Improbidade Administrativa e Dano Ao Erário Público

Gente boa do Blog, em Ouvidor só se fala nas dezenas de denúncias envolvendo a…

21 horas ago

Onda de Fake News Em Catalão, Mostra Crescimento de Pré-Candidatura de Elder Galdino

Gente boa do Blog, com o crescimento visível da pré-candidatura de Elder Galdino uma onda…

21 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa Até…

21 horas ago

Accorsi apresenta PL para criar cotas para mulheres egressas do sistema prisional

Accorsi apresenta PL para criar cotas para mulheres egressas do sistema prisional Proposta para o…

21 horas ago

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura Agenda começa nesta sexta-feira (17)…

21 horas ago