Categories: Sem categoria

A luta pelo curso medicina no Campus da UFG Catalão continua

Spread the love

Depois de tantas lutas internas e externas, até de tentativas de mobilização ao Papa e à Presidenta Dilma, de pedidos de ajuda a representantes políticos de Goiás e outros esforços, a Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, dá mais um passo para a implantação do curso de medicina na unidade.

Foi apresentada ontem (30) à comunidade e entregue as instâncias superiores da UFG o projeto com vistas à implantação do curso de medicina no Campus.

O documento, redigido por uma comissão de servidores da universidade, é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e contém informações sobre o projeto pedagógico e investimentos em estrutura física e de recursos humanos para implantação do curso.

De acordo com o diretor-geral do Campus Catalão, Manoel Rodrigues Chaves, a recente portaria publicada pelo MEC, que visa à ampliação das vagas em cursos de medicina dentro do programa Mais Médicos, privilegia universidades federais e cidades com mais de 70 mil habitantes. Além disso, segundo Manoel, os critérios são extremamente técnicos, sendo por isso, exigido o projeto de implantação. “Hoje a única a possibilidade de envio de projeto deve ser o de Catalão, por ser uma universidade federal”, avalia.

A Pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, que recebeu o projeto e que em conjunto com uma comissão irá avaliar o documento para posteriormente remeter ao MEC, acredita que a partir da nova legislação, o Campus cumpre as exigências para a proposta de implantação do curso de medicina. Sandramara considera que este é um momento histórico para Catalão e marca um novo ciclo para a cidade. “No que depender do reitor e da pró-reitoria, garantimos total empenho para o projeto”, afirma.

Caso seja implantado, o curso irá ofertar 40 vagas, com a possibilidade de o número chegar a 50. O perfil do egresso e do projeto está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), e a proposta é oferecer uma formação consistente com prática e vivência aprofundada. O projeto após ser analisado pela universidade será repassado ao MEC.

 

Por: Gustavo Vieira/Texto corrigido da ASCOM – UFG

Blog do Mamede

Recent Posts

Força Pepe, “você já mostrou ser capaz de superar muita coisa”

Força Pepe, “você já mostrou ser capaz de superar muita coisa” O ex-presidente do Uruguai,…

16 horas ago

1º de Maio mobiliza trabalhadores “por um Brasil mais justo”

1º de Maio mobiliza trabalhadores “por um Brasil mais justo” O presidente Lula atendeu ao…

16 horas ago

RECLAMAÇÃO DO MPGO É ACOLHIDA PELO STF PARA CASSAR HABEAS CORPUS CONCEDIDO A EMPRESÁRIO CONDENADO PELA MORTE DO JORNALISTA VALÉRIO LUIZ

RECLAMAÇÃO DO MPGO É ACOLHIDA PELO STF PARA CASSAR HABEAS CORPUS CONCEDIDO A EMPRESÁRIO CONDENADO…

17 horas ago

Epidemia de dengue atinge níveis recordes no Brasil em 2024

Epidemia de dengue atinge níveis recordes no Brasil em 2024   Com quase 2 mil…

17 horas ago

Termina em 8 de maio o prazo para tirar o título eleitoral

Termina em 8 de maio o prazo para tirar o título eleitoral   Data é…

17 horas ago

STJ aumenta prazo para vítimas de abuso sexual na infância pedirem reparação

STJ aumenta prazo para vítimas de abuso sexual na infância pedirem reparação   Segundo entendimento…

17 horas ago