Sem categoria

Ouvidor pretende imunizar meninas contra o HPV

Spread the love

vacina

A Prefeitura Municipal de Ouvidor vai disponibilizar ainda no final desse mês vacinas contra o papilomavírus humano (HPV), para meninas da geração de 2003, que hoje tem dez anos. O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) e sabe-se que o valor das doses nas clínicas privadas em Catalão, por exemplo, chega perto dos R$ 500 reais.

Para a imunização são necessárias três aplicações, disse o secretário municipal de Saúde daquela cidade, Gedean da Silva Ribeiro. Segundo ele, inicialmente, 60 meninas devem ser imunizadas e a vacina que é eficaz também na prevenção de outros tipos de câncer causados pelo vírus, como o de boca e garganta, por exemplo, será fornecida gratuitamente.

“Na região sudeste de Goiás, Ouvidor é o segundo município a prestar esse atendimento. Catalão já realiza há algum tempo. No estado, somos o quinto”, disse Gedean.

Amanhã, no Clube Municipal de Ouvidor, autoridades do município como o prefeito Onofre Galdino (PMDB), juntamente com profissionais da Saúde e convidados, participarão de encontro que dará rumo à campanha e que visa conscientizar principalmente as mães nos cuidados com suas filhas.

“O calendário de vacinação ainda não foi definido, mas creio que ainda nesse mês nós o teremos feito. É importante que todos compareçam, pois, esse assunto é de grande importância e nosso intuito com isso é sanar quaisquer duvidas sobre a doença”, explicou Gedean. O encontro terá como palestrante o Dr. Fernando Braga, que é ginecologista, e a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Ouvidor, Cirliane Claudine da Silva.

O HPV é responsável por mais de 86% dos casos de câncer de colo de útero no mundo e a vacina é mais efetiva para aquelas que ainda não iniciaram a vida sexual.

 

Por: Gustavo Vieira