Categories: Sem categoria

Lula: “Não se deve brincar com a democracia”

Spread the love

Durante entrevista coletiva concedida em São Paulo a 24 correspondentes de veículos estrangeiros, nesta segunda-feira (28), o ex-presidente e ministro Luiz Inácio Lula da Silva rechaçou as manobras golpistas contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff e alertou que “não se deve brincar com a democracia”.

Instituto Lula

“Impeachment sem base legal, sem crime de responsabilidade, é golpe”, disse Lula aos correspondentes. Lula criticou a oposição e a política do quanto pior melhor que impede que a presidenta governe. Não poupou críticas à mídia, a qual acusou de criar um clima de ódio no país, que ele comparou com a situação vivida na Venezuela.

“Eu acredito que vai prevalecer a democracia e vai prevalecer o bom senso e que a gente possa dar a chance à presidenta Dilma de governar este país. Se eu pudesse fazer um apelo, eu faria, deixem esta mulher governar o país, deixem ela fazer o que tem que fazer. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas ela foi eleita”, afirmou.

Dilma é alvo de pedido de abertura de processo de impeachment que tramita na Câmara dos Deputados comandado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Lula falou pela primeira vez da divulgação dos grampos feitos pelo juiz Sérgio Moro. Segundo ele, a conduta de Moro foi “deprimente”, “pobre” e de “má-fé”, e criticou o que chamou de “Big Brother” nos métodos investigativos da operação.

“Moro é inteligente e competente, mas foi picado pela mosca azul”, disse Lula, enfatizando que “não está longe” o dia em que irão lhe pedir desculpas pelas acusações que fazem hoje e defendeu as ações tomadas durante seu mandato, entre 2003 e 2010, para fortalecer a Polícia Federal e a liberdade de investigação.

“Acho que fazer um julgamento correto, ouvir as pessoas corretamente como deve ser, dar o direito das pessoas se defenderem corretamente. Eu acho que está cumprindo um papel extraordinário para a democracia brasileira. É isso que eu espero de um juiz, seja ele, o Moro, ou qualquer um outro”, disse.

“Que ele aja de acordo com o que a legislação manda, porque um juiz tem que respeitar todo mundo, ele não pode ser de um lado ou de outro”, afirmou Lula.

Sobre a economia, Lula afirmou é preciso fazer desonerações e adotar outras medidas para que a economia possa voltar a crescer, numa aposta no potencial do mercado interno do país.

O ex-presidente reafirmou seu compromisso em contribuir com o Brasil e acredita ser possível uma recuperação em poucos meses.

Ao comentar a possível saída do PMDB da base do governo, Lula avalia que é possível à presidenta Dilma governar com parte do PMDB e sem concordância do comando do partido.

Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

Ouvidor: Mais Inquérito no Ministério Público Por Improbidade Administrativa e Dano Ao Erário Público

Gente boa do Blog, em Ouvidor só se fala nas dezenas de denúncias envolvendo a…

18 horas ago

Onda de Fake News Em Catalão, Mostra Crescimento de Pré-Candidatura de Elder Galdino

Gente boa do Blog, com o crescimento visível da pré-candidatura de Elder Galdino uma onda…

19 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa Até…

19 horas ago

Accorsi apresenta PL para criar cotas para mulheres egressas do sistema prisional

Accorsi apresenta PL para criar cotas para mulheres egressas do sistema prisional Proposta para o…

19 horas ago

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura Agenda começa nesta sexta-feira (17)…

19 horas ago