Categories: Sem categoria

Jardel Sebba entrega restauração do Morrinho de São João

Spread the love

Pela primeira vez, patrimônio é restaurado obedecendo às normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

A Prefeitura de Catalão inaugurou nessa sexta-feira (24) a restauração da Igreja do Morrinho de São João, patrimônio histórico municipal tombado em 1994. A obra foi realizada através de um Termo de Compromisso Ambiental, firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente (Semmac) e a empresa Igeologia Representações, que destinou cerca de R$ 200 mil ao projeto de conservação e restauração da Capela de São João Batista.

Durante o evento, o prefeito Jardel Sebba (PSDB) contou, em tom descontraído, que vai dormir feliz, por ter tido a oportunidade de participar de um momento tão significativo para a cidade. O prefeito informou que vai continuar trabalhando em parceria com a Polícia Militar, Paróquia e Ministério Público, “para que possamos conservar e preservar o Morrinho de São João. Feliz o povo que valoriza seu passado, sua história, sua tradição. Feliz o povo de Catalão”, finalizou.

Segundo informações do Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Catalão, esta é, de fato, a primeira vez que o patrimônio é restaurado obedecendo às normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan). Em outros momentos, haviam sido feitas reformas que não respeitaram as características da construção original (Séc XIX), portanto não são consideradas restauração.

Após o descerramento da placa de inauguração da obra, houve show gospel com o cantor Tony Allysson.

Representantes da Igreja Católica elogiam obra

Dom Guilherme Werlang, bispo da Diocese de Ipameri (à qual pertence a capela) abençoou a Igreja de São João Batista em sua nova fase e celebrou uma missa campal aos pés do morro. O bispo fez um agradecimento à Prefeitura e aos que se empenharam no projeto de restauro. “Todos os envolvidos têm a nossa gratidão, o nosso reconhecimento. Agora cabe a nós, igreja, a responsabilidade de não deixar que seja apenas uma marca histórica, mas um lugar de onde emana benção; onde a gente possa abastecer-se de paz. Que as pessoas possam encontrar Deus neste templo”, afirmou Dom Guilherme.

Em Catalão, a igreja do morrinho está aos cuidados da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, representada no evento por Frei Edgar, que também aproveitou a ocasião para ressaltar a satisfação da Paróquia em ter de volta a Igreja de São João bem cuidada e pronta para o retorno das atividades religiosas. Segundo ele, “nossa Paróquia sempre teve um bom acolhimento de Jardel e toda a equipe. O prefeito foi bastante cauteloso e, a todo momento, ouviu o que tínhamos a dizer. Estamos muito felizes com essa obra de tamanha relevância para nossa gente”, conclui. O frei agradeceu também a Pedro Paulo Batista, da Igeologia, que colaborou não só com o projeto de revitalização física, como doou vários materiais necessários ao funcionamento da capela.

O projeto

A restauração da Igreja de São João foi desenvolvida a partir de pesquisas sobre a história do morrinho; levantamento arquitetônico da capela e coreto; documentação fotográfica e, principalmente, através de testemunhos de algumas pessoas que guardam na memória informações valiosas a respeito de um dos maiores símbolos da cidade de Catalão. O projeto foi lançado em dezembro de 2015, e aprovado pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Catalão (reativado pela administração municipal, após 11 anos fora de atividade).

De acordo com Cacilda Alves, presidente do Conselho, o intuito é mostrar a toda a comunidade como realmente é um prédio tombado e conservado. Segundo ela, “essa obra é de extrema relevância para o município. O morro de São João, também conhecido como Morro da Saudade e Colina dos Poetas, faz parte da nossa história. Não significa apenas restaurar uma construção, mas devolver uma parte importante da cultura para a população”, enfatiza Cacilda.

A obra de restauração foi executada levando em consideração as características do bem cultural, com a manutenção da simplicidade da construção original (Séc. XIX). No coreto, as intervenções seguem o mesmo princípio da Capela, porém com maior liberdade: troca das portas, colocação de janelas em vidro temperado, construção de um banheiro com acessibilidade. As alterações indevidas que descaracterizaram a capela, realizadas por outras gestões, foram retiradas. Interessante observar que o coreto foi construído na década de 60, para receber uma antena de televisão. Apesar de não ser da mesma data da capela, foi incorporado ao tombamento, devendo também ser preservado e conservado como patrimônio do município.

De acordo com Clayton Carilli, arquiteto que coordenou o processo de restauração da Igreja, “ao respeitar as regras de conservação previstas por lei, o projeto garante a valorização do bem cultural e a utilidade do conjunto: sendo a Capela um local de missas e celebrações; e o Coreto um Centro de Informações Turísticas e Leitura”. Carilli explica que, “atualmente, a capela reúne, em sua maior parte, características do passado, e alguns detalhes contemporâneos; reforçando a importância histórica desse local para os cidadãos”.

Segurança e Conservação

A Igreja de São João Batista e o Coreto terão segurança 24 horas, com monitoramento de câmeras e vigilantes que estarão em contato direto com a Polícia Militar. A PM, por sua vez, irá disponibilizar viaturas para ronda no local a cada 40 minutos, mas também estarão à disposição a qualquer momento, caso ocorra alguma anormalidade.

O espaço do coreto funcionará como biblioteca, onde parte do acervo obtido durante a pesquisa sobre a história do morrinho estará disponível, em arquivo digitalizado. A documentação poderá ser apresentada e/ou disponibilizada por uma equipe técnica da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, que estará presente no local das 8h às 17h.

Além dessas ações, o Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Catalão, juntamente com a Fundação Cultural Maria das Dores Campos, a Semmac e outras instituições interessadas, estão planejando um programa para promover a aproximação dos cidadãos à preservação do Morrinho.

ASCOM / Prefeitura

Blog do Mamede

Recent Posts

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE ABORDAGENS DE TRÂNSITO

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE…

12 horas ago

Vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio

Gente boa do Blog, vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio,…

12 horas ago

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países Manifestações em defesa…

12 horas ago

Corta Que Refresca!

Gente boa do Blog, na manhã de hoje ganhei do camarada Iran Porto essa linda…

12 horas ago