Categories: Sem categoria

Ex-prefeito de Trindade, 5 de sua equipe e 4 empresas são acionados por fraudar licitação e superfaturar preços

Spread the love

A promotora de Justiça Patrícia Adriana Ribeiro Barbosa propôs ação por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Trindade George Morais Ferreira; o ex-procurador do município, José de Arimatéia Duailibe e Silva; os membros da Comissão Permanente de Licitação, Sérgio Ribeiro Dias, Joaquim Vaz Batista e Lucirley Lemes da Silva Peixoto e as empresas Britago Indústria e Comércio Ltda., Auto Posto Kurujão Ltda., Construtora Rabelo Ltda. e Pedreira Araguaia Ltda. Juntos, eles frustraram a licitude de processos de licitação e firmaram contratos sem observar a legislação e com valores superfaturados, em operações que causaram prejuízos aos cofres públicos no valor de R$ 152.383,35. Na ação, foi pedido liminarmente o bloqueio de bens dos acionados e, no mérito, a condenação de todos nas penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa.

As irregularidades
Consta do processo que, em 2005, foi realizada licitação, cujo edital de concorrência não obedeceu a legislação, sendo habilitadas dez empresas e, mesmo diante da nulidade do procedimento, de acordo com o parecer jurídico do então procurador-geral do município foram declaradas vencedoras as propostas apresentadas pelas empresas acionadas e homologado o processo licitatório pelo ex-prefeito.

Em relação à Construtora Rabelo, faltou termo aditivo ao contrato original para corrigir questões relativas ao valor e constatadas inconsistências em relação às notas de empenhos referentes às despesas ocorridas. Em razão de irregularidades diversas, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM) julgou ilegais os contratos celebrados entre a prefeitura e as quatro empresas, determinando, inclusive, a sustação do contrato.

Quanto à execução dos contratos, apurou-se que, em alguns casos, os valores dos materiais foram superfaturados, o que foi comprovado pela perícia técnica do MP-GO, ao comparar os valores apresentados pelas empresas com a referência da Agetop. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Blog do Mamede

Recent Posts

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE ABORDAGENS DE TRÂNSITO

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE…

19 horas ago

Vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio

Gente boa do Blog, vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio,…

19 horas ago

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países Manifestações em defesa…

19 horas ago

Corta Que Refresca!

Gente boa do Blog, na manhã de hoje ganhei do camarada Iran Porto essa linda…

19 horas ago