Categories: Sem categoria

Projeto de Lei pretende regulamentar o uso de fogos de artifício em Catalão

Spread the love

Com a proximidade das eleições para governo e deputado no estado esse ano, muito além de qualquer fato comemorativo, as vendas de fogos de artifício devem aumentar consideravelmente em Catalão.

A comercialização desses produtos deveria ser preocupação inerente dos representantes políticos do município, já que é sabido não haver em nossa cidade fiscalização competente para coibir a venda e o uso irregular desses materiais.
Pensando no bem estar da população que em sua maioria se aborrece com tanto barulho proveniente da queima incessante de fogos, o vereador João Antônio (PSDB) pretende discutir com a sociedade, com o Poder Público e Judiciário, por meio de uma audiência pública marcada para amanhã (9) no auditório da Prefeitura, a regularização dessa prática.
À assessoria de imprensa da Prefeitura João Antônio disse que sua “intenção é regulamentar o uso de fogos de artifício em Catalão. Pretendemos autorizar somente a soltura de fogos de cores, sem estampido (som), assim como tem sido feito em várias cidades do Brasil”.
O vereador lembrou ainda que não só as pessoas sofrem com o som ensurdecedor das bombas pirotécnicas, mas os animais também sentem os efeitos dessa ação que é muito comum por aqui.
Além dos conhecidos dissabores com a queima de fogos milhares de partículas de dióxido de carbono são espalhados pelo ar, além de provocar um estrondo de mais 120 decibéis. Os seres humanos não devem ser expostos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a níveis acima de 50 decibéis (dB).
No caso do clarão vermelho que ilumina o céu e liberta estrôncio (metal usado em tubos de raios catódicos de televisores coloridos e até material bélico), por exemplo, o meio ambiente é diretamente afetado por ser essa substância altamente tóxica. Também é do conhecimento de todos os riscos de incêndio que esses produtos oferecem, podendo inclusive causar mutilações e mortes se não utilizados adequadamente.
A audiência pública que começará às 16 horas terá por objetivo discutir o projeto de lei “Soltura de fogos de artifício em Catalão”.

Por: Gustavo Vieira com informações da ASCOM da PMC

Blog do Mamede

Recent Posts

Elder Galdino A Cada Ponto que Sobe Na Pesquisa Ganha Uma Fake News

Gente boa do Blog, vou ou não vou viver e não vou ver tudo? O…

20 horas ago

Elder Galdino Cresce Politicamente e Vira Alvo de Fake News

Gente boa do Blog, vou ou não vou viver e não vou ver tudo? Foi…

23 horas ago

Adib Elias “O Prefeito Mais Frouxo do Brasil” Garante Empresário Luciano Tampa

Gente boa do Blog, vou ou não vou viver e não vou ver tudo? O…

23 horas ago

RS: agências de checagem desmentem fake news sobre tragédia

RS: agências de checagem desmentem fake news sobre tragédia Desde o início das enchentes no…

24 horas ago

RS: Aneel proíbe corte de energia e dá 90 dias para quitar débitos

RS: Aneel proíbe corte de energia e dá 90 dias para quitar débitos Segundo o…

24 horas ago

Eleitorado gaúcho tem até 23/5 para tirar o título ou regularizar situação eleitoral

Eleitorado gaúcho tem até 23/5 para tirar o título ou regularizar situação eleitoral Atendimento presencial…

24 horas ago