Categories: Sem categoria

MAIA QUER MOSTRAR DISTÂNCIA DE TEMER

Spread the love

O novo capítulo da queda de braço entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o Palácio do Planalto tem como pano de fundo as movimentações do deputado para guardar distância regulamentar do governo impopular de Michel Temer. Maia não esconde a irritação com as idas e vindas do Planalto e tenta exibir marca própria no comando da Câmara, às vésperas da votação da segunda denúncia contra Temer e na antessala de 2018.

Ao anunciar nesta terça-feira, 10, que não aceitará mais Medidas Provisórias do governo até que o Congresso analise a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que regulamenta a tramitação de matérias desse tipo, Maia deu mais um passo na direção do enfrentamento com o Planalto.

“O governo está fazendo tudo errado. Tem de parar de editar MPs e já falei isso com o Michel algumas vezes”, disse o presidente da Câmara ao Estadão. “Agora, tudo o que falo vocês dizem que é atrito com o governo. Não é isso. Estou insatisfeito com o fato de combinarem uma coisa e depois, na última hora, tirarem o pé.”

Questionado se a relação entre o DEM e o PMDB de Temer estava pacificada, Maia respondeu: “Não, mas isso não é relevante agora.” No mês passado, o presidente da Câmara subiu o tom e acusou uma articulação do PMDB de Temer, com a participação dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), para “atropelar” o DEM. Usando termos fortes, como “facada nas costas”, Maia acusou o assédio do PMDB a parlamentares do PSB que estavam negociando a filiação a seu partido.

Nas conversas que mantém com aliados e integrantes da oposição, nessa temporada, o deputado não se cansa de apontar a desorganização do Executivo para articular a base aliada. Nesta terça, por exemplo, ficou irritado com o “kit obstrução” apresentado por governistas para inviabilizar a votação da Medida Provisória que regulamenta os acordos de leniência do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

As informações são de reportagem de Vera Rosa no Estado de S.Paulo.

Brasil 247

Blog do Mamede

Recent Posts

BNDES lança nova linha de crédito rural com até R$ 10 bilhões

BNDES lança nova linha de crédito rural com até R$ 10 bilhões   Anúncio foi…

19 horas ago

Em greve, professores da rede estadual de SC fazem ato com 11 mil pessoas

Em greve, professores da rede estadual de SC fazem ato com 11 mil pessoas  …

19 horas ago

O que está por trás da investida contra a Lei da Igualdade Salarial?

O que está por trás da investida contra a Lei da Igualdade Salarial?   O…

19 horas ago

Estudantes desafiam EUA e intensificam ocupações pró-palestinas

Estudantes desafiam EUA e intensificam ocupações pró-palestinas   “Somos a próxima geração dos movimentos estudantis…

19 horas ago

Força Pepe, “você já mostrou ser capaz de superar muita coisa”

Força Pepe, “você já mostrou ser capaz de superar muita coisa” O ex-presidente do Uruguai,…

2 dias ago

1º de Maio mobiliza trabalhadores “por um Brasil mais justo”

1º de Maio mobiliza trabalhadores “por um Brasil mais justo” O presidente Lula atendeu ao…

2 dias ago