Categories: Sem categoria

Dia de Campo em Pires do Rio celebra proteção de nascentes

Spread the love
Abraço à nascente do Laranjal celebra dia de Campo

Pires do Rio – Foi realizado na última semana, na Fazenda Laranjal, em Pires do Rio, Dia de Campo do Projeto Ser Natureza para apresentação da primeira etapa de recuperação da microbacia do Córrego Laranjal. Prestigiado pela alta direção do Ministério Público, com a presença do chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Jales Guedes Coelho Mendonça; o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Delson Leone Júnior, e o promotor de Justiça Fabrício Roriz Hipólito, o evento festivo reuniu proprietários rurais, parceiros do projeto e convidados.

No município, o projeto foi iniciado oficialmente em março deste ano. Com cerca de dez reuniões de planejamento, a comunidade celebrou a concretização do trabalho que, nesta primeira etapa, foi de cercamento e plantio nas áreas de proteção permanente de 17 nascentes, em 10 propriedades rurais, sendo prevista para o próximo ano a realização das práticas de conservação de solo.

Para a realização do Dia de Campo, a prefeitura entrou com a infraestrutura para receber os convidados e guarnição para o churrasco, cuja carne foi oferecida pelo anfitrião e dono da Fazenda Laranjal, Ordeval Júnior. Equipamento de som e cerimonial couberam ao Ministério Público e água tratada, à Saneago. Um dia antes do evento, parte das 2 mil mudas doadas pela Secima e 150 fruteiras do Cerrado, doadas pela Emater, foi plantada por alunos da rede municipal de ensino que, com orientação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Emater, realizaram a prévia do plantio que vai contemplar os projetos de recuperação da flora local.

Ser Natureza, o protagonista
Para a recuperação da microbacia do Córrego Laranjal, muitas foram as pessoas e instituições importantes para que os planejamentos saíssem do papel. No Dia de Campo, o protagonista foi o próprio projeto Ser Natureza, nas palavras e sentimentos daqueles que o desenvolvem no município de Pires do Rio.

O promotor de Justiça Fabrício Roriz Hipólito conta como foi para ele essa história: “Esse sonho começou em 2015, quando fui procurado pelo diretor da UEG de Pires do Rio, Enival Mamed, para a retomada de uma proposta de proteção do manancial de abastecimento”. Assim, o promotor, ciente de que o MP possui projeto exitoso na área, inscreveu o ingresso da comarca no Ser Natureza em 2015, e, em 2016, o projeto foi apresentado aos parceiros, incluindo o município e o IFG, que mostrou seu plano de ações para auxiliar os proprietários rurais, obtendo, assim, o apoio do professor Gilson Dourado, do IF Goiano de Urutai. Foi um trabalho de persistência e, em março deste ano, conseguimos formalizar a adesão da administração municipal, e consolidar um grupo de trabalho extremamente técnico”, reforçou.

Em Pires do Rio, o grupo de trabalho a que se refere o promotor conta com a participação da equipe do MP local; o apoio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, onde está ancorado o Ser Natureza; da assessoria da Caej; da Emater, em suas diversas instâncias – desde a unidade de Pires do Rio, à Unidade Regional e um grande grupo de especialistas da unidade central; da prefeitura, do Instituto Federal Goiano, Saneago, Secima, e dos produtores de microbacia do Córrego Laranjal.

Esse projeto envolve, nesta primeira etapa, 10 proprietários rurais em cujas fazendas estão 17 das nascentes mapeadas do Córrego Laranjal. São eles: Agostinho Francisco da Silva, Anquizes Caetano de Rezende, Darci Paes de Oliveira, Jerônimo Vaz, Humberto Jorge dos Santos, José Mariano Contart, Maria Inês de Rezende, Ricardo Spíndola Paes e Sebastião Paes, Rubens Fernandes e o anfitrião do evento, Ordeval Paiva Júnior.

Sobre o Ser Natureza, a prefeita da cidade, Cleide Veloso Costa, pontuou: “A proteção de nascentes estava em nosso plano de governo e, quando o promotor apresentou o projeto, ficamos boquiabertos, pois era tudo o que nós queríamos. Os estudos estavam praticamente prontos e a participação mobilizada pelo promotor, que é um orgulho para o nosso município”.

O proprietário rural Ordeval não escondeu a sua primeira impressão. “Fui lá Ministério Público, cheguei a tremer com o chamado do promotor, mas foi a partir do diálogo que ele me convenceu. Soube fazer a cabeça do produtor para unir todo mundo e fazer um trabalho (de recuperação ambiental) bem feito. Eu logo disse a ele que a primeira nascente eu mesmo ia fechar ‘por minha conta’. Ordeval cercou suas nascentes em extensão, inclusive, maior do que a legislação exige. Hoje é um entusiasta do projeto e doou à prefeitura um alqueire de terra, onde será instalado, nas imediações da cidade, o Parque Ecológico de Pires do Rio.

Gilson Dourado reconhece o trabalho do MP e e que ele foi fundamental para ver já hoje os frutos dessa semente que foi lançada. “Essa iniciativa vai ficar na história de Pires do Rio”, salientou, colocando à disposição todo o corpo docente e discente para as ações de preservação e de educação ambiental, estas últimas que também integram um dos eixos do projeto Ser Natureza e que contam com apoio irrestrito do promotor e de todo o grupo de trabalho.
“Como é bonito ver Pires do Rio animada, os produtores em harmonia e o trabalho com as crianças que vieram aqui plantar as primeiras mudas”, afirmou Patrícia Pimentel, que representou a Direção de Produção da Saneago no Dia de Campo.

Apoio institucional ao Ser Natureza
O chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Jales Guedes Coelho Mendonça, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Delson Leone Júnior, não são, em absoluto, estranhos ao Projeto Ser Natureza. O primeiro foi coordenador do Caoma, entre março 2012 e março de 2013, e relatou ter contribuído pela permanência do projeto no âmbito da instituição. Como historiador, lembrou aos presentes um pouco da trajetória da cidade que hoje leva o nome do ministro Pires do Rio, homem que, em 1922, esteve empenhado pelas obras da linha do trem de ferro que trouxe progresso à toda região. Mas, estando à frente do Caoma, pontuou que, em 2011, defendeu o Ser Natureza como projeto do MP que deveria ser conservado e ampliado. O segundo, Delson Leone, atual coordenador do Caoma, tem orgulho de ser um dos precursores do projeto. “Ainda em 2008, quando o Ser Natureza nasceu, eu fui um dos pioneiros em Caldas Novas. Uma experiência na área de educação ambiental muito gratificante, pois nos aproxima da comunidade como nunca visto e, até hoje, sou reconhecido pelos moradores”.

O apoio institucional é uma necessidade para o promotor de ponta e para os parceiros que o MP angaria. Fabrício Hipólito não mediu elogios à equipe assessora. “Esse é um trabalho lindo, de parceria, a partir de uma visão coletiva, e tive a honra de aprender muito com o grupo de trabalho e ter essa interlocução, contando com o apoio jurídico do Caoma, por meio da assessora Gabriela Parrode, e da Caej, com as técnicas Adriane Chagas e Maria José Soares, sem deixar de destacar o importante apoio da Emater.

Leo Lince do Carmo, engenheiro florestal da Emater, que acompanha o Ser Natureza desde o seu início, e como representante de instituição irmã do MP nesse projeto de proteção ambiental, enfatiza: “Esse é um trabalho bonito demais, esse pessoal da área técnica do MP cativa e essa instituição coordena atualmente uma grande mobilização em Itauçu, em Goiás e em outros municípios que estão consolidados, como o de Sanclerlândia. Na verdade, o Ser Natureza harmoniza”. Leo Lince é o técnico reconhecidamente fundamental para esses êxitos, tanto que o coordenador da Emater da Estrada de Ferro, Carlos Mariano, reafirmou a participação do especialista na iniciativa. “Queremos muita saúde para esse homem que consegue colocar de volta a água que tanto precisamos. É uma alegria participar desse projeto em Pires do Rio e queremos levá-lo para muitas outras cidades”.

Planejamento técnico
Leo Lince do Carmo, da Supervisão de Meio Ambiente da Emater, apresentou aos participantes do Dia de Campo o que foi planejado tecnicamente para a gestão de solo e água na microbacia do Córrego Laranjal. Desde a caracterização da microbacia hidrográfica, o atual uso e cobertura do solo,até os serviços ambientais a serem desenvolvidos nas áreas onde se encontram as nascentes em recuperação.

Individualmente, os planejamentos contemplaram as necessidades de cada propriedade. Métodos de plantio, orçamentos, cálculos de recomposição e de cercamento e custos que estão sendo arcados pelas parcerias formadas. Estima-se que, até meados de junho do próximo ano, as práticas conservacionistas estejam prontas. Atualmente, o cercamento das nascentes e replantio já estão sendo feitos, aproveitando o tempo das águas e, na sequência, seguem as práticas de conservação de solo, já devidamente detalhada nos projetos individuais.

O superintendente de Fiscalização e Gestão Ambiental Matheus Rocha, que integra o grupo de trabalho, apresentou um histórico de toda a construção do projeto em Pires do Rio. O Ser Natureza contou, desde seu início, no município, com apoio irrestrito do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jayme Jhunner e Souza.

Homenagens
Ao final das atividades, todos os dez produtores rurais que integram a primeira etapa do projeto receberam certificados que conferiram a participação no Ser Natureza, agradecendo-os ainda pela importante parceria. Receberam pessoalmente a homenagem Agostinho Francisco da Silva, Jerônimo Vaz, Maria Inês de Rezende, Ordeval Monteiro de Paiva e Rubens Fernandes.

Também foram homenageados os representantes das entidades parceiras – Emater, IF Goiano, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e prefeitura. Por fim, receberam o diploma os membros do Grupo de Trabalho do Ser Natureza: promotor Fabrício Roriz Hipólito, o gerente da Saneago Éder Rezende Martins; o técnico da Unidade Emater de Pires do Rio, Luzimar Rosa Xavier; o superintendente de Fiscalização e Gestão Ambiental, Matheus Rocha; a vereadora Lorena de Castro e o técnico Leo Lince do Carmo, do Escritório Central da Emater.

Todos os certificados foram chancelados pelo Ministério Público de Goiás e assinados pelo procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Aylton Flávio Vechi; o coordenador do Caoma, Delson Leone Júnior e o promotor de Justiça Fabrício Roriz Hipólito.

Evento atrai outros municípios
O Dia de Campo em Pires do Rio recebeu a presença de uma extensa lista de autoridades de cidades vizinhas. Entre elas, o vice-prefeito de Rio Quente e a secretária de Meio Ambiente do município, Neilton Divino e Dayane Amorim; o tenente Cunha, representando o Comando do Corpo de Bombeiros de Pires do Rio; o ex-prefeito de Urutaí e diretor substituto do IF Goiano, Nelson Donizete; vereadores de Pires do Rio, técnicos da Saneago de Ouvidor, e uma equipe representativa da Emater – de Pires do Rio, Marzagão, Silvânia, Cristianópolis, Rio Quente, Nova Aurora, Corumbaíba, Goiandira e Escritório Central de Goiânia, e ainda profissionais de Orizona, Santa Cruz, entre outros. (Texto: Cristiani Honório _ Fotos: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Imagem aérea: Saneago)

Blog do Mamede

Recent Posts

Alô Catalão, Acorda Cidade, UPA Abandonada

Gente boa do Blog, morador de Catalão denuncia o abandono com a Unidade de Pronto…

2 dias ago

Alô Catalão: Morador Denuncia Descaso com UPA é Revoltante

Gente boa do Blog, morador de Catalão denuncia o abandono com a Unidade de Pronto…

2 dias ago

Denuncia: UPA em Catalão Abandonada

Gente boa do Blog, morador de Catalão denuncia descaso com a UPA, a situação é…

2 dias ago

Relatório aponta que a cada 8 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil

Relatório aponta que a cada 8 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil   Ao…

2 dias ago

Com quantos trilhões se paga a dívida da escravidão?

Com quantos trilhões se paga a dívida da escravidão?   A África tentou estimar o…

2 dias ago

Alemanha, Espanha e África do Sul apoiam taxação dos mais ricos proposta pelo Brasil

Alemanha, Espanha e África do Sul apoiam taxação dos mais ricos proposta pelo Brasil  …

2 dias ago