Categories: Sem categoria

Orlando: Ninguém quer se arriscar pelo marketing eleitoral de Temer

Spread the love

Por Christiane Peres

Richard Silva/PCdoB na Câmara

Depois da intervenção federal no Rio de Janeiro, esta semana foi a vez do anúncio da criação de um novo ministério para tratar só do assunto. À sua frente, o ex-ministro da Defesa, Raul Jungmann, confirmado no início desta tarde.

Para o líder comunista, a “solução caseira”, como vem sendo chamada a nomeação de Jungmann, já indica a fragilidade do novo Ministério da Segurança. “Foi o que sobrou, uma vez que nenhum quadro renomado da área se dispôs a colocar a biografia em risco em nome do marketing eleitoral que Temer faz na questão da segurança”, disse.

A nova Pasta deve ser criada ainda nesta segunda-feira, por meio de medida provisória, o que permite que já valha a partir de sua publicação, mas ainda precisará ser aprovada por deputados e senadores em, no máximo, 120 dias. Com isso, o governo passará a ter 29 ministérios.

A ideia é que o novo ministério coordene as ações de segurança pública em todo o país. “Esse ministério vai coordenar a área de inteligência, porque também não basta colocar policial na rua com fuzil, precisa desbaratar o crime organizado”, afirmou Temer em entrevista a Rádio Bandeirantes.

Jungmann passou a ser cotado para o novo cargo depois da dificuldade de Temer encontrar um nome externo para ocupar o ministério. O nome do general Sérgio Etchegoyen, ministro do gabinete de Segurança Institucional, chegou a ser cogitado, mas, pelo fato dele ser militar, a opção foi descartada. Com a decisão de colocar um general para ser o interventor no Rio de Janeiro, a avalição do Planalto é que poderia ser mal recebido pela sociedade ter outro militar no comando do Ministério da Segurança Pública.

Fontes do Palácio do Planalto já descartavam desde o carnaval nomes que saíram na imprensa como o delegado aposentado da PF José Mariano Beltrame e o ex-governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury. A expectativa de Temer é que Jungmann tenha maior capacidade de interlocução com os governadores até mesmo pela sua experiência como parlamentar e ministro da Reforma Agrária da gestão Fernando Henrique Cardoso.

Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

Mulheres nas PMs: STF afasta restrição em concursos de Sergipe, Roraima e Ceará

Mulheres nas PMs: STF afasta restrição em concursos de Sergipe, Roraima e Ceará O colegiado…

13 horas ago

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL LANÇA PROJETO ELEIÇÕES EQUILIBRADAS PARA EVITAR USO INDEVIDO DE PROGRAMAS SOCIAIS NAS ELEIÇÕES DESTE ANO

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL LANÇA PROJETO ELEIÇÕES EQUILIBRADAS PARA EVITAR USO INDEVIDO DE PROGRAMAS SOCIAIS NAS…

13 horas ago

“Pacote da Destruição” ameaça ecossistema brasileiro

“Pacote da Destruição” ameaça ecossistema brasileiro   Tramitação avança no Congresso enquanto Rio Grande do…

13 horas ago

Conflito em Gaza ultrapassa 35 mil palestinos assassinados, sem trégua

Conflito em Gaza ultrapassa 35 mil palestinos assassinados, sem trégua   Israel ultrapassa os 35…

13 horas ago

Mobilização global pela Palestina e pela paz acontece neste sábado, 18

Mobilização global pela Palestina e pela paz acontece neste sábado, 18   Núcleos do PT…

13 horas ago

Dilma anuncia R$ 5,7 bi do Banco dos Brics para reconstrução do RS

Dilma anuncia R$ 5,7 bi do Banco dos Brics para reconstrução do RS   À…

13 horas ago