Sem categoria

A verdade sempre permanecerá

Spread the love

Quinta-feira, 25 de julho de 2019
Nós noticiamos, eles nos atacam

Na tarde de terça-feira supostos hackers foram presos pela Polícia Federal em São Paulo e Araraquara. Grande parte das notícias já publicadas na imprensa se limitaram a reproduzir informações vazadas de fontes da PF.

Intercept não comenta assuntos relacionados à identidade de suas fontes anônimas. O sigilo de fonte é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988.

A tentativa de ligar supostos hackers ao nosso trabalho é mais um entre tantos ataques desde que começamos a publicar a série “As mensagens secretas da Lava Jato”.

Nós alertamos em editorial publicado em 15 de julho que esta era a estratégia do ex-juiz Moro e dos membros da força-tarefa diante da abundância de provas da autenticidade do material obtido pelo Intercept. Dizia o editorial:

Diversas fontes disseram ao Intercept ao longo dos últimos dias que a Polícia Federal, durante o afastamento do ministro Sergio Moro, está considerando realizar essa semana uma operação que teria como alvo um suposto “hacker”, que hipoteticamente seria a fonte do arquivo. Esse suposto hacker seria estimulado a “confessar” ter enviado o material ao Intercept e o adulterado.

Moro e seus aliados querem abafar as revelações da #VazaJato, desviar o foco da sociedade e deslegitimar o jornalismo sério e contundente. É por conta dessa estratégia injusta e falsa, que tem como objetivo parar nosso trabalho, que eu estou escrevendo para você.

Neste momento, precisamos de aliados como você. Milhares de pessoas decidiram mostrar que acreditam em uma imprensa livre, independente e corajosa e se juntaram a nós como apoiadores do TIB. Isto nos deixou mais fortes do que nunca e abriu novas possibilidades para nosso trabalho — nos permitindo fazer o que o público espera de nós: jornalismo de impacto.

Nós assumimos riscos para fazer o nosso trabalho porque acreditamos que é importante. Agora preciso que você também faça sua parte.