Categories: Sem categoria

Lideranças destacam a derrota do neoliberalismo na Argentina

Spread the love

Deputados e lideranças de diferentes partidos veem na eleição do presidente eleito Alberto Fernández e a vice Cristina Kirchner na Argentina a derrota das políticas neoliberais que afundaram a economia daquele país.

A vitória da chapa Fernández-Cristina representa o retorno dos peronistas ao poder e o fim do governo neoliberal de Mauricio Macri, mandatário que, desde 2015, protagonizou um mandato marcado por profunda crise social e econômica.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) diz que a vitória da chapa Fernandez-Cristina é um sopro de esperança para América Latina. “Os levantes populares no Equador e no Chile demonstram que as políticas neoliberais não levam as necessidades do povo em conta e devem ser derrotadas. Recado para o Brasil”, escreveu no Twitter.

Em nota, o PT diz que de maneira inequívoca o povo argentino demonstrou seu rechaço às políticas neoliberais que tanto sofrimento trazem aos nossos povos.

“Mais que isso, o povo votou com muita esperança em um projeto de resgate da cidadania e de inclusão social representado por Alberto Fernandes e pela coalizão Frente de Todos. Somos irmãos na luta por justiça social e pela democracia na América Latina de todos nós!”

A presidenta nacional da sigla, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o povo está dizendo não aos neoliberais e suas políticas nefastas ao eleger Alberto Fernandez e Cristina Kirchner para governarem a Argentina.

O senador Paulo Paim (PT-RS) diz que a vitória de Alberto Fernández é um alento para os argentinos que sofrem consequências das políticas de exclusão: pobreza, desemprego, fim dos direitos sociais. “Há outros países nesta mesma situação. O Brasil é um deles. Fortalecer o Mercosul é fundamental para mudarmos essa realidade”, lembrou.

“Com o Chile em convulsão social e a derrota de Macri, o recado da América Latina é claro: o povo diz não a projetos de país que priorizam a austeridade fiscal, mas não reduzem as desigualdades. É preciso achar o equilíbrio, unindo responsabilidade fiscal e social. No Brasil também”, disse o líder da Oposição da Câmara, Alessandro Molon (PSB-J),

Ex-candidato à Presidência da República pelo PSOL Guilherme Boulos avaliou a vitória na Argentina como mais um sinal de mudança de ventos na América Latina.

“Parabéns a Alberto Fernandez e Cristina Kirchner pela vitória em 1° turno na Argentina. Macri perdeu. Mais um sinal da mudança de ventos na América Latina!”, disse.

Por Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE ABORDAGENS DE TRÂNSITO

DENUNCIADOS PELO MPGO, TRÊS POLICIAIS MILITARES TORNAM-SE RÉUS POR SE APROPRIAREM DE VEÍCULOS APREENDIDOS DURANTE…

2 dias ago

Vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio

Gente boa do Blog, vem aí: I Mostra de Cinema Documental de Pires do Rio,…

2 dias ago

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países

Sábado/18: Atos em defesa do povo palestino mobilizam cidades em vários países Manifestações em defesa…

2 dias ago

Corta Que Refresca!

Gente boa do Blog, na manhã de hoje ganhei do camarada Iran Porto essa linda…

2 dias ago