Categories: Sem categoria

Oposição na Câmara Municipal quer anulação do PL que destina R$ 36 milhões à SAE

Spread the love

Alguns vereadores da oposição em Catalão – Gilmar Antônio, Jurandir Antônio, Vandeval Florisbelo, Sargento Anísio e Deusmar Barbosa (todos do PMDB) – anunciaram que vão encaminhar uma representação à Justiça pedindo a anulação do Projeto de Lei do Executivo, que autoriza a contratação de até R$ 36 milhões de reais em créditos da Caixa Econômica Federal, para serem investidos na Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE).

O texto em questão foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 22 de abril e teve o aval positivo de 11 dos 17 edis. A matéria permite que a Prefeitura invista na qualidade dos serviços de fornecimento de água, desde a captação até o abastecimento das residências.

O líder da oposição na Casa, Jurandir Antônio, disse que se sente assustado com tanto dinheiro para ser investido e que tem suas duvidas quanto ao devido emprego do benefício. “Nunca vimos tanto dinheiro assim sendo aprovado nessa Câmara e o problema não é nem esse, mas sim a quantidade de incertezas. Eles alegam que com todo esse dinheiro não irá faltar água em Catalão por um período de vinte anos. Não está certo porque preveem o investimento na infraestrutura somente, mas não estão atentos que a água pode faltar na metade desse tempo como previsto pela secretária municipal do Meio Ambiente, sendo assim, tudo isso não valerá a pena”. O vereador observou ainda que o PL não foi devidamente apresentado por seus defensores e que diversos vícios foram encontrados, “como, por exemplo, o prazo para a quitação do financiamento que é de perder de vista e não sabemos quanto tempo será necessário para isso”, acrescentou Jurandir.

Sobre a alegação da base governista na Câmara de que o projeto havia sido elaborado na gestão do ex-prefeito Velomar Rios (PMDB), e que as decisões já tomadas pela atual gestão são baseadas nele, o vereador Gilmar Antônio respondeu que isso é verdade, mas em partes. “Para começar não seria investido tanto dinheiro assim e muito menos um banco seria o financiador. Com recursos do próprio município aquele governo faria as obras e com menos gastos”, observou.

O líder da bancada governista, Aurélio Macedo (PP), analisou como improvável que o projeto seja anulado e que se porventura acontecesse, ele teria que ser votado novamente e mais uma vez ganharia aprovação. “Vamos sim aplicar muito bem esse dinheiro podendo ser até menos do que foi solicitado. O intuito do prefeito [Jardel Sebba – PSDB] é evitar o desabastecimento na cidade e com condições para investir, o que esse montante nos possibilita, não faltará água em Catalão por vinte anos ou mais. Então, acredito que só nos resta por em prática tudo”, explicou Aurélio.

O governo municipal prevê melhorias nos setores de captação, adução (elevação), tratamento, distribuição e reservação da água. O nível de água tratada em Catalão também aumentará, saltando de 200 litros por segundo para 400 litros por segundo.

 

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

Ouvidor: Prefeitura Pagou Cirurgia de Implante Capilar, Silicone e Rinoplastia Para Eleitores

Gente boa do Blog, vou ou não vou viver e não vou ver tudo? A…

12 horas ago

Nosso Programa Está de Volta, A Rádio Sucesso Também

Um brinde à nós, que estamos aqui, firmes, construindo castelos com as pedras que a…

13 horas ago

Em Ano Eleitoral Prefeitura de Catalão Gastará 20 Milhões de Reais Com Shows Musicais

Gente boa do Blog, quem lembra da famosa política do pão com circo? Em Roma,…

13 horas ago

Humanidade e natureza x capitalismo e crise climática

Humanidade e natureza x capitalismo e crise climática   O PCdoB está liderando através da…

13 horas ago

UNE mobiliza universidades em solidariedade à Palestina

UNE mobiliza universidades em solidariedade à Palestina   Estudantes da USP se mobilizam em acampamento…

13 horas ago