Categories: Sem categoria

Lula: Povo negro deve ser tratado como protagonista de sua própria história

Spread the love

Lula: Povo negro deve ser tratado como protagonista de sua própria história

 

Em cerimônia na qual foram anunciadas medidas de combate ao racismo e à desigualdade, presidente destacou que sem equidade de raça e gênero não haverá democracia

 

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Durante cerimônia que lançou, nesta terça-feira (21), um pacote de medidas dedicadas à luta contra o racismo e em defesa da igualdade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou: “nenhum país do mundo será uma verdadeira democracia enquanto a cor da pele das pessoas determinar as oportunidades que elas terão ou não ao longo da sua vida. Sem cidadania plena não há democracia plena; sem equidade de raça e gênero tampouco haverá democracia”.

Lula disse, ainda, que “o povo negro deve ser tratado como protagonista de sua própria história”.

O ato, realizado no Palácio do Planalto, reuniu ministros, membros do governo e representantes dos movimentos sociais e teve como foco o anúncio de um conjunto de medidas intersetoriais e transversais, entre as quais a implementação da reserva até 30% de vagas em cargos de comissão e funções de confiança no âmbito da administração pública federal para pessoas negras, entre outros programas. (Veja aqui a o pacote completo).

Em sua fala, o presidente lembrou algumas das ações realizadas em seus governos anteriores e nos de Dilma Rousseff — como a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Plano Nacional de Igualdade Racial, da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial com a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial, as cotas nas universidades e de 20% das vagas em concursos federais para negros.

Lula salientou ainda: “Sabemos que o combate ao racismo não é tarefa apenas do Ministério da Igualdade Racial, mas de toda a Esplanada dos Ministérios e de toda a sociedade brasileira. Este é um governo aberto à sociedade civil, ao movimento negro e ao movimento dos direitos humanos. Reconstruir este país e criar políticas públicas cada vez mais inclusivas é uma tarefa obrigatória e coletiva”.

O presidente também destacou que “combatendo o racismo, combatemos também as raízes históricas da desigualdade e a própria desigualdade. Apesar de ocupar o posto de segunda maior nação negra do planeta [depois da Nigéria], o Brasil ainda não acertou as contas com o passado de 350 anos de escravidão. Apesar de todos os esforços e avanços, este país ainda tem uma imensa dívida histórica a resgatar. Na prática, a Lei Áurea substituiu o confinamento das pessoas negras escravizadas nas senzalas pelo confinamento nos piores indicadores sociais do nosso planeta”.

Ao lembrar da destruição causada pelo governo Jair Bolsonaro (PL), Lula apontou: “Mais de um século após uma abolição que abandonou homens e mulheres e seus filhos à própria sorte, testemunhamos, nos últimos quatro anos, uma tentativa de retrocesso ao passado colonial. Por inação ou ação deliberada, as políticas públicas foram desmanteladas, direitos fundamentais foram sonegados e a fome voltou a assolar o país. A vida foi afrontada pela necropolítica e a democracia foi capturada pelo escárnio e a estupidez”.

Já ao final de seu discurso, o presidente afirmou que “sem cidadania plena não há democracia plena; sem equidade de raça e gênero tampouco haverá democracia”.

Veja aqui a lista completa de medidas anunciadas pelo presidente. 

Blog do Mamede

Recent Posts

Mulheres nas PMs: STF afasta restrição em concursos de Sergipe, Roraima e Ceará

Mulheres nas PMs: STF afasta restrição em concursos de Sergipe, Roraima e Ceará O colegiado…

6 horas ago

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL LANÇA PROJETO ELEIÇÕES EQUILIBRADAS PARA EVITAR USO INDEVIDO DE PROGRAMAS SOCIAIS NAS ELEIÇÕES DESTE ANO

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL LANÇA PROJETO ELEIÇÕES EQUILIBRADAS PARA EVITAR USO INDEVIDO DE PROGRAMAS SOCIAIS NAS…

6 horas ago

“Pacote da Destruição” ameaça ecossistema brasileiro

“Pacote da Destruição” ameaça ecossistema brasileiro   Tramitação avança no Congresso enquanto Rio Grande do…

6 horas ago

Conflito em Gaza ultrapassa 35 mil palestinos assassinados, sem trégua

Conflito em Gaza ultrapassa 35 mil palestinos assassinados, sem trégua   Israel ultrapassa os 35…

6 horas ago

Mobilização global pela Palestina e pela paz acontece neste sábado, 18

Mobilização global pela Palestina e pela paz acontece neste sábado, 18   Núcleos do PT…

6 horas ago

Dilma anuncia R$ 5,7 bi do Banco dos Brics para reconstrução do RS

Dilma anuncia R$ 5,7 bi do Banco dos Brics para reconstrução do RS   À…

6 horas ago